domingo, 5 de janeiro de 2014

O carrossel desceu


Uma preparação para Maratona engloba sempre um carrossel de emoções, dúvidas e anseios. Tanto estamos no cume da confiança como de repente deixamos de acreditar que seja possível. Mas o que vale é a ondulação do carrossel não parar.

Hoje fui fazer um treino longo de 27 kms (acabaram por ser 27.710) mas que se revelou, para mim, um verdadeiro fiasco. 

Há dias e dias e hoje não estava com a força e energia necessárias. Há razões para isso e liguei o meu SAD (Sistema de Auto-Defesa) para não desmoralizar, sabendo que o próximo poderá ser bom e que na preparação da Maratona que concluí em Dezembro 2012, após um óptimo treino de 30 kms, tive um péssimo de 27 (que acabou por ser 25) e não foi por isso que não cortei a meta.

Há um par de dias atrás andei com os "meus fantasmas de Outubro" mas estou muito decidido a terminar esta pois quero continuar com a minha carreira de maratonista.

Como é evidente, não vai ser fácil, não vai ser nada fácil, mas se o fosse, não era uma Maratona.

Aproveito para congratular quem se vai estrear na mítica distância pois, com um treino assim tão espectacular, todas as indicações são as mais positivas. Força! :) 

26 comentários:

  1. Nunca é fácil treinarmos para os nossos objectivos mas... Força, João! O teu espírito positivo leva-te lá! :)

    E pelos vistos vamos ter alguém que se vais estrear na mítica 42K!!! Força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fiona. Não imaginas o quão importantes são as vossas palavras recordadas naqueles momentos difíceis numa prova desta envergadura

      Beijinhos :)

      Excluir
  2. Mas o carrossel, como sabes...logo a seguir a uma vertiginosa descida que nos leva "lá para baixo"...leva-nos de cima montanha acima até ao cume :) é assim a Vida, como um carrossel. E a preparação para uma Maratona, assim o é igualmente para o mais comum dos mortais.

    Temos é de ser capazes de não nos deixarmos "lá em baixo" e ter força, coragem e ânimo para nos trazermos de novo "cá para cima"

    Beijinho e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Posso ser bruto? Deixa-te de tretas e treina pá! Qual carrossel qual carapuça chegas a Sevilha despachas aquilo e ainda ficas com energia para dançar uma Sevilhana com a Mafalda!
    Olha quando fiz o meu melhor tempo na Maratona escassas semanas antes terminei o regional de fundo da AAL (30 km) “roto” mas tão "roto" que nem te passa pela cabeça!
    Mas no meu teu tempo (que raio de expressão o meu tempo é agora!) não havia blogues para lamentos, era calçar os sapatos e ir curtir as mágoas para a estrada!
    Vamos embora que Sevilha vai ser uma maravilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge... não compares o incomparável... Não compares alguém com 25 anos com alguém de perto 54 e em que apenas aos 46 começou a praticar desporto. E mesmo com idades semelhantes, cada um de nós é diferente e tem as suas coisas.
      Os índios Sioux tinham esta frase "Antes de julgares alguém, caminha milha e meia com os seus mocassins".

      Um abraço

      Excluir
    2. Eu não quis comparar nada! O que eu afirmo é que o João Lima, com a idade que tem e as limitações que tem despacha a Maratona de Sevilha e ainda dança o flamengo com a Mafalda. E mais nada! Eu sei das capacidades do Torpedo Amarelo!

      Excluir
    3. De que serve um motor cheio de cavalos se o depósito de gasolina estiver vazio nesse dia?

      Excluir
  4. Nem sei que diga....
    100% de acordo...todos temos dias maus, não é?
    Quero acreditar que vamos todos superar os maus momentos e concentrar-nos nos bons, dando o nosso melhor em Sevilha.
    É para terminar!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para terminar! O que no meu caso ganha duplo sentido. Para terminar esta Maratona e para terminar com muita coisa...

      Beijinhos e força :)

      Excluir
  5. Hummm... Só te digo o seguinte, João: Quando as coisas começam mal... Quase sempre terminam bem! ;)
    Como bem sabes a evolução nunca é crescente, nem fisica nem emocionalmente. Os 'baixos' fazem parte e até são necessários numa preparação. Fazem-nos reflectir e tomar medidas! Por isso só tens de reagir a essas mensagens do teu corpo ou da tua mente!
    Vá... Siga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por vezes, maus treinos ensinam-nos mais que os bons...

      Beijinhos e obrigado

      Excluir
  6. É para terminarem sem dúvida nenhuma!!!.... todos temos dias menos bons... e portanto... eu sei que vocês vão fazer uma excelente maratona e ainda vamos todos dançar Flamengo :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terminar sim... dançar flamengo já acho mais difícil... :)))

      Beijinhos

      Excluir
  7. Todos nós temos dias maus, digamos que faz parte da aprendizagem e torna-nos mais fortes mentalmente.
    Nada de desanimar e toca a expulsar os fantasmas de Outubro.
    Abraço e continuação de bons treinos.

    ResponderExcluir
  8. Bom ano!
    Se tudo corresse bem :) na preparação como era na primeira dificuldade no objectivo, neste caso, Sevilha?
    Por isso se chama treino, depois de uma queda é subir para o cavalo, não, bicicleta, espera...calçar as sapatilhas e CORRER:).
    Nunca fiz uma maratona e em asfalto não sei se farei ( ainda não senti o chamamento), mas sei que envolve muito sofrimento físico e mental, MAS tem que haver prazer e alegria em a fazer, afinal não somos profissionais, somos PRO:)
    Por isso, é aproveitar o tempo fantástico ( ahah...) que faz e calçar as sapatilhas e mandar o mau treino...para onde quiser :)
    bons treinos e recuperação

    ResponderExcluir
  9. Todos temos unas dias bons e outros menos bons... está em nós fazer desses dias os melhores possíveis.. E eu cá sei que tu tens bem a capacidade de tornar esses maus dias em menos maus... Força Padrinho!

    ResponderExcluir
  10. Isto foi só um pequeno percalço, não põe em causa a preparação para a maratona. Tenho a certeza que o próximo treino será muito melhor e que no dia 23 de Fevereiro vamos estar prontos para o desafio.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Vítor, tenho é que resolver o problema de não dormir

      Um abraço

      Excluir
  11. Já tens experiência suficiente para ultrapassar um treino menos bom...é como dizes, um carrossel...nada de preocupante...o próximo já será melhor. Força nisso João.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É já este domingo. Se o carossel continuar em baixo é que já será motivo de preocupação...

      Um abraço :)

      Excluir
  12. Foi apenas um treino. Outros virão que vão correr bem, ou até muito bem, e tenho a certeza que irás terminar naquele estádio em Sevilha, com uma volta gloriosa.

    FORÇA e bons treinos.

    Abraço.

    Fernando Varela

    ResponderExcluir