domingo, 26 de janeiro de 2014

Fim da Europa em ritmo de festa

Já conseguimos colocar 8 numa "selfie"! Nuno, Carla, Sandra, Jaime, Marta, eu, Isa e Catita

Estive presente pela 4ª vez no Grande Prémio do Fim da Europa, prova que liga Sintra a Cabo da Roca com uma distância de 16.945 metros e dona dum percurso muito bonito.

O ano passado fiz a prova com a Isa e a Rute, ambas estreantes neste evento, sendo que foi a estreia da Rute na equipa. Este ano, eu e a Isa fomos a acompanhar a Marta que não só fazia o seu primeiro Fim da Europa como ia bater o seu record de distância que vinha da semana passada (12 kms).

Pergunta "muito difícil" de responder. Quase na meta nota-se que vamos felizes e contentes?
Abro aqui um parêntesis para realçar que a Marta apenas realizou a sua primeira corrida há 7 meses atrás, uns sofridos 5 kms, e agora já se aventurou onde muito e bom atleta tem receio de vir. E cumpriu na plenitude, chegando ao final a dar a sensação que continuava mais um bom bocado. 

E um dos grandes segredos foi a alegria nesta corrida pois fomos os 3 sempre em alegre convívio e não deixando de fazer uma festa por cada quilómetro feito a partir dos 12 pois representava mais um record para a Marta.

E solte-se a festa!
Assim, chegámos os 3 felizes à meta e isso é o melhor que há. Também não deixa de ser curioso referir o facto da Isa, com uma Maratona feita e em vésperas da sua segunda, já parecer quase uma veterana nas corridas, mas corre apenas há ano e meio. Ora, já viram a felicidade que é ser "padrinho" de duas atletas assim?

Feito e bem feito!
Como curiosidade, no ano passado tinha feito enorme publicidade à beleza da paisagem, coisa que não foi possível apreciar pelo nevoeiro. Ora hoje repetiu-se o mesmo cenário, sendo já o 2º ano que a Isa ouve-me a dizer "aqui há uma vista fabulosa, ali também" e só vê branco à frente! 

Depois dos problemas que me atormentaram, e impediram de treinar na fase crucial para a preparação de Sevilha, estou a recuperar, apesar disto me ter deixado bem mais lento e com muito menos resistência. Mas estou a recuperar a olhos vistos e julgo que irei chegar a Sevilha já recuperado, apesar de não ter feito a preparação devida.

Para um atleta como eu, uma Maratona só é possível estando na minha melhor forma e, sem treinar como era exigido, racionalmente sei que não estarei preparado. Mas... sempre gostei de privilegiar o coração à razão e, escrevam o que eu digo, dia 23 vou cortar a meta em Sevilha!!!

Mais um resultado espectacular para a Carla!
Em termos estatísticos, esta 24ª edição bateu o record de participação que vinha de 2011 com 1.554 atletas, cortando hoje a meta 1.865, mais 311

O vencedor masculino, Mário Ferreira

E a vencedora feminina, Chantal Xhervelle

Mário Ferreira venceu pela primeira vez, registando 58.12, enquanto a vencedora feminina foi Chantal Xhervelle que bisou o seu triunfo do ano passado e com a diferença dum escasso segundo! Marcou 1.11.42 em 2013 e hoje 1.11.41

A 25ª edição tem já data marcada, 25 de Janeiro. Venha ela!   



Com o mar por trás, 5 atletas felizes com a sua prova!

26 comentários:

  1. Quero agradecer mais uma vez os espantosos padrinhos que tenho. Obrigado por fazerem cada Quilómetro comigo em plena festa. Foi uma prova linda de mais mesmo com nevoeiro e por isso para o ano fica já marcada na agenda tal como a da semana passada. :)

    Só posso dizer que adorei esta prova e nao resta mais nada... :D

    Ahhh quanto a Sevilha, eu nao tenho duvidas que vais cortar a meta!!! Ninguém tem!!!
    Pois essa força e vontade que tens vai ser meio caminho para a alcançares... Força!!!! Estarei em Portugal a torcer muito!! :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que estarás, Marta! E podes crer que toda a força que todos transmitem, é duma importância fundamental para se atingir aquela meta :)

      Beijinhos e boa preparação para a Meia, e para aquele tempo que o teu irmão te disse nas Lezírias! :)

      Excluir
  2. é uma belíssima prova, sim senhor! E o cenário é belo. Já o nevoeiro dá-lhe um misticismo que me atrai igualmente. E ali até já neve apanhei!

    Quero ver se para o ano não a perco

    E tu João, com essa convicção, não duvido que cortarás "aquela" meta!

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ana, eu vou cortar! :)

      Beijinhos e boa preparação para ti

      Excluir
  3. Olá João,
    Sabemos que 17 não são 42, mas deves ter ficado mais motivado depois de concluir esta prova.
    Abraço
    Manuel Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motivação para cortar a meta em Sevilha, tem de sobra! :)
      Obrigado e um abraço

      Excluir
  4. Foi uma corrida muito boa. Na vossa companhia fez-se super bem e nem dei pelos km's passarem. Uma verdadeira festa, principalmente a partir dos 12 km :)

    Só uma pequena correcção, eu já corro praticamente há 2 anos...isso faz toda a diferença =P

    Beijinhos

    p.s. Tu vais cortar aquela meta em Sevilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, eu fiz contas em relação à tua Corrida do Oriente, mas com quase dois anos, assim já és muito veterana! :)))

      A corrida foi muito gira em todos os aspectos. Um verdadeiro prazer de corrida :)

      Beijinhos e bons treinos :)

      ps - E não é que vou mesmo? :)

      Excluir
  5. Grande prova, grande festa, grande Marta, grande Isa e super João Lima!
    Mas a quando falo desta prova lembro-me sempre do tempo "canhão" feito pelo Egas na edição de 1987 (1:19:37) a dois meses de picos de fazer 50 anos!
    Um abraço campeão.

    ResponderExcluir
  6. Muitos parabéns aos 4 ao km! Estava eu a sair do mítico km 10 quando passa uma 4 ao km em grande sprint, nunca mais a vi... admirável, mesmo! :)

    Continuação de boa recuperação. Com alguma paciência e tendo arte em moderar nos treinos, talvez apostando nos longões e na recuperação entre os mesmos, Sevilha tem tudo para te correr bem.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Passei por vocês quando estava a regressar à Azoia, ainda vos dei uma forcinha eheh.

    Agora é a descer até Sevilha, onde nos encontraremos outra vez :) Boa sorte neste ultimo mês!

    Filipe Torres

    ResponderExcluir
  8. Vou-me repetir, mas tenho de deixar o comentário. Regra geral, vocês chegam sempre alegres e bem-dispostos, mas desta vez... Traziam um brilhozinho nos olhos: ou porque o João já está recuperado e se sentiu bem na prova, ou porque a Marta fez a prova e fê-la muita bem, ou porque a Isa já corre como uma grande veterana... Não sei em qual arriscaria... Talvez nas três! ;)

    ResponderExcluir
  9. Fico muito contente que tudo tenha corrido bem. A vossa parte final diz realmente tudo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Vítor, quando se acaba assim, está tudo bem! :)

      Um abraço!

      Excluir
  10. Parabéns aos 3 pela bela prova e um especial à Marta! É uma corrida difícil, mas assim o gostinho é outro.
    Só uma coisa, sei que vou ser do contra mas... ADORO a Serra assim. :) ihih
    Boa preparação para Sevilha, se o coração quer, as pernas vão.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Grandes 4 ao km. Muitos parabéns a todos, especialmente à Marta. E tu meu amigo, vais conseguir cortar aquela meta em Sevilha...EU ACREDITO!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu acredito que tu acreditas e tu acredita que eu também acredito!
      Confuso?!? He he!

      Um abraço e obrigado

      Excluir
  12. Parabéns João, pelo relato e principalmente pela alegria.
    Mais de 1500 atletas!! Se pensarmos que há 2 anos a prova foi dada como 'dispensável' pela CM. Em boa hora o Fernando Andrade organizou aquela versão pirata em 2012!! Cumps

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem a menor dúvida que o amigo Fernando Andrade é grande "culpado" :)

      Um abraço

      Excluir