quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Carcavelos - A melhor maneira de começar o ano

Antes

Se no artigo anterior relatei a melhor maneira de acabar o ano (ler aqui), altura para relatar a melhor de começar 2014

Ponto prévio - Sempre fui muito friorento com a água. Até no verão tomo duche com água morna. Gostava de ver aqueles heróis irem ao banho em Carcavelos no primeiro de Janeiro mas nunca, nunca, nunca, pensei fazer o mesmo.

Nos primeiros dias de 2013 a Isa lançou um desafio de quem queria acompanhá-la no tradicional banho de início de ano, isto quando faltava praticamente um ano para o dito dia.
A minha primeira reacção foi qualquer coisa do género "Eu? Nem penses! Posso ir ver e dar apoio moral e logístico mas na água não me apanhas!".   
Mas... passado um par de dias, pensei "E se? Há certas loucuras que ou faço agora ou farei quando?" e mudei a minha resposta para "Alinho!".

Hoje chegou o dia e éramos 6 corajosos, todos equipados com a nossa camisola dos 4 ao Km e todos estreantes nestas andanças.

A preparar para o mergulho

Encontrámos outros atletas que já tinham ido ao banho e garantiam que a água estava impecável. Mas cá fora um certo ventinho fazia-nos encolher mas nunca esmorecer.

E foi assim que nos dirigimos à areia, escolhemos o melhor sítio, empiricamente mas depois de termos saído constatámos que seria o melhor pois o grupo que faz isto há mais de 5 décadas dirigiu-se exactamente ali, tirámos os casacos, ficando em fato de banho e a camisola (era um ponto de honra levá-la) e toca de ir à àgua.

As 4 corajosas mulheres foram na frente, o Vítor um pouco mais atrás e eu outro passo atrás (é o hábito de andar na parte de trás do pelotão!).

Costumo demorar muito até mergulhar mas hoje foi rápido. A mais rápida foi a Sandra que mergulhou e logo saiu, enquanto os restantes 5 mergulhámos todos ao mesmo tempo e... que bom!

Divertidos, já com o mergulho dado

Foi uma experiência fantástica e que só não demorámos mais dentro de água pois o mar estava a puxar demasiado para o lado.

Pensava que o sair seria mais complicado, até pelo vento que estava, mas nada. Tudo perfeito e a merecer repetição.

Posso garantir que fiquei cliente e aproveito para agradecer à Isa ter tido esta ideia e aliciado-nos pois seria algo que nunca me passaria pela cabeça fazer e adorei. 

E se a água estava fria, até serviu como sessão de crioterapia!

Quem se quer juntar a nós de hoje a um ano? Não se vão arrepender!

Missão cumprida e lugar reservado para 2015

22 comentários:

  1. Hehe. Que corajosos :) Feliz 2014. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que se faz bem, indo em grupo

      Um excelente 2014

      Beijinhos

      Excluir
  2. Àhhhhh valentes....se quiserem dar o mergulho aqui mais a norte eu até poderei ir :) hehehehe....já arranjei desculpa :P
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opps... aí a água deve ser mais fria mas... já estou por tudo! :)

      Um abraço e força para um 2014 cheio de bons kms

      Excluir
  3. Mulheres e homens de coragem! A mim só me apanhavam lá quando o mar fosse aquecido...
    Um abraço e um óptimo 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso era o que eu pensava dantes e adorei a experiência! :)

      Um abraço e Feliz 2014

      Excluir
  4. Moral desta historia: JOÃO NUNCA DIGAS DESTA ÁGUA NÃO BEBEREI!
    Quanto ao desafio eu faço uma troca! Quando correres mais de 42,195 km (pronto 45 ou mais senão ainda fazes uma maratona e vens dizer que o GPS deu mais de 42,195) eu prometo-te solenemente que vou ao banho!
    Nota: a Sandra é profissional com touca e tudo!

    ResponderExcluir
  5. Foi fantástico mesmo! Uma experiência inesquecível e uma maneira original de começar o ano.

    Está tudo a pensar que somos uns malucos, mas não sabem o que perdem!
    Claramente para repetir! :)

    Beijinhos e bom ano!

    p.s. Ainda bem que vos levei a cometer esta "loucura" =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem, Isa, ainda bem! :)

      E não é bom ser saudavelmente louco?

      Beijinhos :)

      Excluir
  6. Gostei muito!
    Depois das dúvidas iniciais, só tenho a dizer bem.
    Para o ano quero repetir o banho e a companhia.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O giro é que eu, e penso que a maior parte senão mesmo todos, encarávamos como um desafio a ser vencido mas não esperávamos ser um prazer assim. É mesmo bom! ;)

      Venha o de 2015!

      Excluir
  7. Só de ver arrepia!! Admito que poderia fazer uma coisa destas, mas apenas sob o efeito da "hidratação excessiva" da véspera!!
    Feliz 2014 para todos os 4aoKm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anabela, acredita que é espectacular. Se te quiseres juntar a nós para o ano, não te irás arrepender. Palavra de João que até no verão tomo banho de água morna :)

      Beijinhos e um excelente 2014

      Excluir
    2. Não prometo, mas fica registado o convite que desde já agradeço e que, honestamente, não coloco fora de hipótese. Beijinhos

      Excluir
  8. O banho de Mar dá-me sempre a sensação de revigorar! É um lavar, um renascer, um baptismo, uma coisa assim, como se me lavasse a alma e fizesse nascer de novo.

    Já tomei banhos de Mar em Fevereiro, em Novembro e conheço bem a sensação do banho de Inverno e é ...boa!!!

    Dia 1 de Janeiro... nunca calhou...mas aliar a sensação descrita ao simbolismo do 1º dia de um Ano Novo, parece-me bem. Vê lá se para o ano relembras o "convite" e quem sabe... me atrevo.

    As imagens estão muito bem!

    Um Bom Ano João Lima, para ti, Mafalda, família e todos os 4 ao Km :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exactamente como descreveste. E fica já registado que para o ano vamos "desviar-te" :)

      Beijinhos e um excelente 2014 :)

      Excluir
  9. Não sei se é "a" melhor (ainda não experimentei todas ;) ), mas seguramente é uma das melhores! E foi uma bela manhã, obrigada a todos pela companhia!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Consigo atrever-me a pensar fazer 42 kms, mas acho que não me atreveria a ir ao banho.

    BOM ANO de 2014.

    Fernando Varela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que é bem mais fácil... MUITO mais fácil... :)

      Um abraço e bom ano!

      Excluir