sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Amadora e a melodia do público

A brilhante vencedora, Sara Moreira (foto AMMA)

A dupla de vencedores, Sara Moreira e Nicolas Korir

Grandes atletas e amigos (Carlos, Sandra, João Gonçalves e eu)

Quando a prova da Amadora termina, algo há que perdura nos ouvidos, o entusiasmo e incitamento desta população que vem para a rua vibrar com os atletas, do primeiro ao último. Todos nós nos sentimos campeões debaixo daqueles aplausos gritos e cornetas.
É isto que faz esta prova tão querida de quem aqui se desloca, no verdadeiro dia de São Silvestre.
Foi a 36ª edição da São Silvestre da Amadora, a minha 4ª participação, e mais uma uma vez só tenho a dizer bem de toda a organização, sem haver qualquer ponto a melhorar. Que se mantenha por muitos e bons anos, é o desejo de todos nós.

Hoje foi finalmente, após três pódios consecutivos, o dia de Sara Moreira, atleta com que tive o prazer de falar antes da prova. Apesar de ainda afectada por uma gripe que a debilitou, Sara partiu com todo o empenho rumo à vitória que a alcançou ao fim de 33.56, 1 minuto e 17 à frente das russas Eugenia Danilova e Maria Kovaleva que, tal como ontem nos Olivais ocuparam os segundo e terceiro lugares do pódio, hoje por ordem inversa.
1 segundo foi o suficiente para o queniano Nicolas Korir (29.09) bater Manuel Damião na luta pela vitória masculina, com o eritreu Goitom Kifle em 3º
778 atletas classificaram-se nesta edição, o que representa um aumento de 82 em relação à prova de 2009 e a apenas 46 do record de 824 estabelecido em 1984.
O aumento deste ano foi significativo no sector feminino, de 67 para 93.


Quanto a mim, 52.08 foi a minha 2ª melhor marca do ano nesta distância, batendo por 3.19 o meu melhor tempo aqui, realizado no "mítico" ano de 2007. Curiosamente, até domingo passado a melhor marca do ano eram os 52.15 da Corrida do Tejo. Nestes 6 dias essa marca desceu para 3º pois as 2 melhores foram alcançadas neste final de ano, 51.27 em Lisboa, 52.08 na Amadora. Não esquecendo que a melhor média de sempre foi atingida uma semana antes no Grande Prémio do Natal com 4.46 em 8.840 metros, o que me daria um mais que sonhado record abaixo dos 50 minutos se a prova tivesse a dupla légua, o que faz com que este final de ano tenha sido muito promissor. Venha o 2011 e se as lesões não me apoquentarem como o fizeram entre 2007 e 2009, o sonho tornar-se-à realidade. (para dizer a verdade, desde 3ª que ando um pouco preocupado com um problema no tornozelo direito, mas nem quero falar nisso a ver se passa...).

Mas a grande ideia que fica desta prova, é que ano após ano levo este público no coração.

Um grande e excelente ano para todos que têm paciência para ler estes meus escritos!

2 comentários:

  1. Olá João,

    Mas que grande prova para findar o ano em grande.
    Apesar da S. Silvestre do dia anterior, e apesar da dureza desta prova fizeste um excelente tempo...

    Parabéns e um 2011 recheado de boas provas.

    PS - Acho que aqui o João Branco não te apanhava : )

    Sininho

    ResponderExcluir
  2. E tu?!? Apesar de ocupada por múltiplas tarefas (não sei onde vais desencantar tempo...) e de também teres corrido no dia anterior, fizeste uma GRANDE prova!

    ResponderExcluir