terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Coincidência de datas

Há atletas que correm "a sério" e fazem uma escolha criteriosa das suas provas, contemplando uns períodos mais activos e outros de recuperação. Outros atletas, onde me incluo, correm a um ritmo que é muito bom para nós mas que não passa dum ritmozinho de lá de trás do pelotão e em que, apesar de cada um com os seus objectivos pessoais, o maior prazer é estar nas provas, tentando sempre ter uma por semana.
É assim que este ano já levo 45 feitas e ainda chegarei a 47. Especialmente depois da torturante paragem de 6 meses devido à fractura dum pé, não quero perder nenhuma das que posso ir. Não há alguma que seja apenas mais uma, cada qual tem a sua história e o seu encanto.
Há é decisões que são difíceis de tomar quando coincidem no mesmo dia duas ou mais. Mas tem que se reconhecer que é bem preferível ter por onde escolher do que não ter nenhuma.
Se pelo calendário normalmente já se conhecem as provas que costumam ser concomitantes, este artigo vem a propósito duma situação que irá acontecer no final do próximo ano.
É conhecido o desejo da organização da São Silvestre de Lisboa em transformar o seu evento numa das grandes provas de final do ano a nível internacional, como as bem conhecidas São Silvestre de São Paulo e a São Silvestre Vallecana em Madrid. Para tal, tem que a posicionar no dia de São Silvestre, 31 de Dezembro.
Até aqui, tudo bem, no entanto a São Silvestre mais famosa e mítica no nosso país é a da Amadora, que se disputa ininterruptamente desde 1975, cuja data é o 31 de Dezembro e que dista escassos quilómetros da de Lisboa.
Desde os últimos anos que a sua partida é às 18 para o sector feminino e 18.10 para o masculino, desconhecendo qual será a hora da de Lisboa na nova data. Se forem a horas diferentes, provavelmente ainda haverá uns quantos "malucos", onde se calhar me incluirei, que farão as duas (é como uma Meia com pausa a meio), mas é certo que ambas sairão prejudicadas. E não esquecendo que a dos Olivais tem a sua data a 30 de Dezembro, a região da grande Lisboa irá ter 3 provas num espaço de 24 horas.
Alguma coisa mudará até lá?
Se não der para ir às duas de 31, será com muita pena que prescindirei duma, mas neste momento penso que sei qual escolherei. Quem já fez a Amadora não pode esquecer o entusiasmo da população, aplaudindo do primeiro ao último, havendo determinadas zonas que nos sentimos mesmo com uns campeões! E sente-se o mito...

Um comentário:

  1. Bem...
    Se atendermos à data, de facto, S. Silvestre é mesmo a 31 de Dezembro. Disso ninguém terá dúvidas e Amadora, respeitou-a na íntegra, desde a sua origem. Depois, não por causa dos atropelos à data, mas por conveniência, surgiram outras "S. Silvestres" que "libertavam" as pessoas da noite da mudança de ano. Foi assim que as "S. Silvestres" surgiram em vários pontos do País (e não só) entre o Natal e o Ano Novo. Até já acontecem antes do Natal.
    Todas as que não se realizam a 31 de Dezembro, em boa verdade, não deveriam ter esse nome. Deveriam ser...sei lá... Corrida de Fim de Ano, ou coisa parecida.
    Gostei da análise comparativa do somatório dos participantes de Lisboa com os do Porto. Quase um milhar de atletas a mais é muito importante, tanto mais que as provas se realizaram quase em simultâneo.
    Mas manda a prudência que nunca se queira "dar o passo maior que a perna". Todo o crescimento que não for sustentado é perigoso. E esta mudança de data, embora faça juz ao nome, parece-me fruto de algum deslumbramento com a participação deste ano, e tenho dúvidas quanto aos seus benefícios . Oxalá me engane.
    Grande Abraço.
    FA

    ResponderExcluir