sábado, 1 de janeiro de 2011

Balanço

A minha imagem do ano, cortar a meta na Nazaré, inesperadamente e pela 2ª vez abaixo das 2 horas (1,56), 3 anos após a única vez que o tinha conseguido.

O final dum ano é sempre a altura ideal para um balanço, neste caso mais de carreira do que apenas de ano.
Já sabem, eu não o faço esquecer, que um facto que me marcou muito foi a ausência forçada de 6 meses entre Dezembro de 2008 e Junho de 2009. Quando se adquire o prazer de correr, esse prazer é exigente e necessita de ser bem alimentado, e quando se junta um outro prazer que é o do ambiente das corridas e do convívio com gente boa, está completa a mistura. E uma coisa que aprendi enquanto estava parado, foi que enquanto puder, não vou desperdiçar corridas. Daí que não é de admirar que este ano tenha sido o meu mais participado de sempre pois estive em 47 eventos (inscrito para 49 mas fui forçado a faltar a 2). No meu primeiro ano, 2006, participei em 20 provas, em 2007 aumentei para 30, em 2008 fiz 36. Metade desse número, 18, no meio ano de 2009, e agora 47.
Tenho assim um total de 151 provas, de 160 que estive inscrito (todas as 9 que faltei foi por lesão, 5 delas eram as seguintes ao dia da fractura). Das 151, terminei 148 (2 desistências por lesão e 1 por outros problemas). Estive em 69 eventos diferentes e as provas que contaram sempre com a minha presença nestes 5 anos são a Marginal à Noite, Corrida de Sesimbra, Corrida do Tejo, evento da Maratona de Lisboa (1 vez na mini 4 na Meia) e Grande Prémio do Natal.
Nestas 151 provas corri um total de 1.707,101 kms, com o tempo de 163 horas 28 minutos e 4 segundos. 112 foram com chip, 39 sem. 148 como individual, 3 pelos Leões de Porto Salvo.
A distribuição das provas por distância (aproximada):
4.000 - 1
5.000 - 1
6.000 - 2
7.000 - 8
8.000 - 13
9.000 - 7
10.000 - 79
11.000 - 3
15.000 - 18
16.000 - 1
17.000 - 1
20.000 - 3
21.097 - 14
Recebi 64 medalhas (todas por participação...). A corrida com melhor média foi o recente Grande Prémio do Natal (8.840 metros) a 4.46 (que pena não ter os 10...) e o melhor lugar absoluto foi 49º e no escalão 4º na Meia-Maratona da Quarteira deste ano, na tal que devido a engano fiz mais de 22 kms, mas estes lugares não são significativos pois também fui o último!
Falando de dorsais, o número mais baixo foi o 6 (APAV 2008) e o mais alto na minha estreia na Mini da Ponte 25 de Abril 2006, dorsal nº 31805. Já repeti o 171, 265 e 1169, enquanto que por 3 vezes tive direito ao 396. Claro que o mais usado foi o 409 (8 vezes) e digo claro porque era fixo para todo o Troféu das Localidades de Oeiras 2009-2010

E com estes números todos ninguém se atreve a afirmar que não gosto de estatísticas!
A relação de todas as minhas corridas pode ser vista aqui e dos meus records aqui.

Pondo de parte os números, foi um ano de muito prazer e emoção, de conhecer muita gente boa e do reacender do velho sonho de baixar um dia dos 50 minutos aos 10 kms e do sonho maior de um dia fazer uma Maratona (cada coisa a seu tempo, este ainda está longe). O meu record dos 10 quilómetros está há 1.427 dias em Grândola, desde o dia 4 de Fevereiro de 2007, com 50.37. Na altura ainda tinha 46 anos, hoje já estou no escalão dos 50 mas a persistência (não me podem acusar de falta dela...) mantêm-se e ninguém me tira da cabeça que não é em 2011!

Espero que em 2011 nos possamos ver em muitas e boas corridas!

P.S. - Já me estava a esquecer de referir que 2010 foi o ano em que cumpri outro velho objectivo, baixar dos 4 minutos num quilómetro. Fi-lo em 3.58,02

8 comentários:

  1. Grande pecúlio, João. Até me envergonha o meu quadro de provas de 2010,eheheh.Parabéns.

    Grande abraço e desejo que em 2011, se mantenha com essa pedalada.
    FA

    ResponderExcluir
  2. Excelente resenha. Aprecio muito o seu entusiasmo pelo atletismo em geral, esteja o João na estrada ou relatando a nossa elite. Bem haja e que 2011 lhe traga o sub-50.

    ResponderExcluir
  3. Oh amigo Fernando, eu é que me sinto "pequenino" ao ver no seu quadro 4 Maratonas!!!!

    Amigo José, obrigado pelas palavras e pelo desejo!

    Um abraço aos dois

    ResponderExcluir
  4. Olá João

    Um percurso para poucos. Deixo só meus parabéns e daqui a 5 anos possa ler mais provas ainda.

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos
    Espero que sim, e que daqui a 5 anos já possa ter uma Maratona registada! (isso é que vai ser complicadote...)

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Impressionante! Muito Bom. Favor não pares (de correr e escrever).

    ResponderExcluir
  7. Olá João,
    Mas que grande rol de provas!
    Gostei e fiquei feliz pela quantidade de provas que já participaste, nomeadamente as 14 meias, que não é para todos : )
    Aliás... se não fosses tu a mergulhar sem receios no mundo das Meia-Maratonas, eu de certo que jámais o faria também...
    Portanto... agora falta mergulhares sem receios no mundo das Maratonas :)
    Apesar de aí já admitir que não tenho a tua coragem e vontade...

    Felicidades amigo e que muitas mais provas te façam esse ar de felicidade bem visível na foto : )

    Sininho

    ResponderExcluir
  8. Oh caro Mário... se nada me acontecer, parar NUNCA!

    Quanto a ti Sandra, que tantas vezes tive o prazer de te acompanhar e de conhecer bem as capacidades que tens, tu é que mais facilmente, se quisesses, serias uma maratonista!

    ResponderExcluir