sexta-feira, 8 de abril de 2011

O exemplo social de Haile Gebrselassie

Falar de Haile Gebrselassie pode ter a ver sobre os seus 11 títulos mundiais, 2 olímpicos e 27 records do mundo. Mas também pode e deve ser falar da pessoa que está além do atleta. De alguém que aos 18 anos (1991) deslocou-se à Bélgica integrado na selecção etíope júnior que disputou o mundial de corta-mato, e ficou deslumbrado com o nível de vida e prosperidade que viu na Europa, na abundância de material, ele que tinha dificuldade em arranjar roupa para o dia a dia. O que foi um incentivo para criar um negócio na Etiópia. Negócio esse onde foi investindo, desde 1995, os proveitos do seu enorme sucesso na competição, numa carreira não só muito vitoriosa como longa.
Os seus investimentos dão emprego agora a cerca de 600 pessoas, mais todas as acções em prol da sociedade que Gebrselassie empreende.
Como as duas escolas que já fundou, uma na sua cidade, Assela, e outra em Bahir Dar, cuja fotografia mostra uma sua visita a esse estabelecimento de ensino onde é recebido entusiasticamente pelos miúdos que vêm nele uma lenda viva.
"A educação é a chave para combater a pobreza", é o seu lema nesta acção social.
Mas não são só os miúdos que o idolatram, é toda uma população, e não apenas pelas suas vitórias no Atletismo. Quando se desloca no seu Mercedes ganho em Estugarda aquando do seu primeiro título mundial em 1993, todos lhe acenam, falam com ele, contam-lhe os seus problemas e Gebrselassie é incapaz de dizer um não.

A Federação Mundial (IAAF) publicou uma extensa reportagem onde fala destes e outros assuntos, e cuja leitura recomendo vivamente. Para tal, clicar aqui

Haile Gebrselassie é um campeão dentro e fora das pistas e onde junto a todas as suas medalhas, reina a medalha de ouro da nossa admiração.
Além de exemplo a todos que cegam pela procura de acumular mais e mais riqueza, condicionando gravemente a vida de muitos, os "efeitos colaterais" da sua guerra em engordar desmesuradamente a sua fortuna, nem que seja pelo simples pormenor de subirem no ranking de fortunas que alguns parasitas elaboram. E este exemplo de alguém que não esquece que está no mundo também pelo prazer da partilha, é sintomático que venha por parte de alguém do Atletismo, onde apenas se chega e mantêm-se no topo com muita persistência e capacidade de sofrimento.

2 comentários:

  1. ... e humildade, acrescentaria, amigo João. Ouvir falar este senhor, que nasceu humilde e ganhou o que tem através do seu talento, é deveras assistir a demonstração clara do que é a humildade. A fortuna nunca lhe "subiu à cabeça".

    ResponderExcluir
  2. Exactamente!

    Um abraço, amigo Carlos

    ResponderExcluir