quarta-feira, 13 de abril de 2011

Correr e caminhar para vencer a depressão

Quem corre já o sente.A corrida faz bem, liberta, reduz a ansiedade, diminui o valor dos problemas, transformando-se num vício dos bons, dos saudáveis. Mas nada como ficar cientificamente comprovado.
Ora foi o que fez o psiquiatra Dr. Jorge Mota Pereira, em cooperação com o Hospital Magalhães Lemos, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e a Universidade do Minho.
Diversas pessoas com depressão moderada a grave foram estimuladas a caminhar e/ou correr, sendo seguidas pelos especialistas. O que a forte carga medicamentosa não fez, esses passeios encarregaram-se, curando 26% dos doentes e melhorando significativamente 21%,
Como uma parte do estudo coincidiu num inverno particularmente chuvoso, tal pode ter obstado a que os resultados fossem ainda melhores.
Estes dados foram apresentados há semanas em Viena, Áustria, no Congresso Europeu de Psiquiatria, onde foram recebidos com entusiasmo, e publicados no Journal of Psychiatric Research, uma das revistas da especialidade melhor cotadas. Recebeu também a proposta de um estudo mais alargado envolvendo Portugal e a Austrália, o que Jorge Mota Pereira considerou histórico para a psiquiatria portuguesa.
Portugal é dos países da Europa com mais problemas a este nível, situação que origina baixas prolongadas, associando-se a outro tipo de doenças, provocando enormes gastos ao Estado, que poderia ver neste estudo mais uma razão para fomentar o desporto saudável e os espaços adequados para tal, inclusive para não arriscar na estimativa da Organização Mundial de Saúde que prevê esta doença como a que mais despesas acarretará ao Estado a partir de 2020.
E nem custa assim tanto dar o que as pessoas necessitam, pela sua saúde.

Nota: Este texto foi redigido baseado numa reportagem da Revista Visão de 31 de Março

2 comentários:

  1. • ٠•●ઇઉ●• Namastê • ٠•●ॐ●••
    Olá João,
    Correr, ou particar qualquer atividade física, faz bem para o corpo a mente e a saúde, vale a pena começar... Correr mudou minha vida, meu humor, melhorei qualidade de vida...
    Viva a Hendorfina!

    \o/ simbora correr!
    Bons treinos,
    Boas energias,
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com
    ..... ~o
    ......<\_
    ...(_)/(_) meu transporte diário!

    ResponderExcluir