Tento seguir a máxima de variar os treinos para não criar habituação. Daí, tento treinar umas vezes de manhã, outras à tarde, umas vezes distâncias mais curtas e mais rápidas, outras mais longas e mais lentas, pisos planos numas, subidas e descidas noutras, enfim, o normal.
Um problema que se coloca é o piso. Correr sempre no alcatrão é penalizante para a estrutura, potenciando eventuais lesões, mas durante o inverno poucas chances tenho de o evitar, tendo um horário de chamado expediente. Logo de manhã ou ao fim do dia está escuro e os locais onde posso fugir ao alcatrão não são iluminados.
Mas durante o resto do ano, há um local que tem uma particularidade muito especial. À volta duma hora posso correr uns pedaços em terra, alcatrão, cross, trilhos e tartan.
E que local é esse que tem essas possibilidades concentradas? O Centro Desportivo Nacional do Jamor.
Um exemplo de treino, e é apenas um exemplo entre tantas variantes: Estacionando o carro no parque junto à canoagem, aproveita-se o circuito exterior à canoagem para ir aquecendo. Completa-se esse momento com o circuito interior da canoagem, até sair para a estrada que vai dar ao actual circuito de cross. A parte de terra está feita, entra-se na de alcatrão (curta), para quando se chega ao circuito de cross efectuar a volta grande (piso de cross com rectas, subidas e descidas). Sai-se pelo mesmo caminho e toma-se a direcção do estádio, subindo pelos trilhos juntos à bancada, dando essa volta completa. E complementa-se o treino com umas séries no tartan da pista 2, junto à pista coberta do Centro de Alto Rendimento.
Fez-se um excelente e variado treino, além de se ter respirado bom ar deste pulmão do Jamor.
E no meio, ainda nos cruzamos com alguns atletas de alto rendimento, onde aproveitamos para tomar um banho de humildade, pois aquele ritmo a que seguíamos e julgávamos bom, afinal parecia parado quando nos ultrapassaram!
Para quem ainda desconhece e queira experimentar este local, espero que fique agradavelmente surpreendido.
•●ॐ●• Namastê • ٠•●ॐ●•
ResponderExcluirOLá João, o que vc diz é verdade a importancia de variar tantos os treinos quanto ao terreno em que se vai treinar, gostei do post!
\o/ simbora correr!
Bons treinos,
Boas energias,
@marlipalugan
www.marlipalugan.blogspot.com
..... ~o
......<\_
...(_)/(_) meu transporte diário!
٠•●ॐ●• Namastê • ٠•●ॐ●•
Obrigado Marli
ResponderExcluirJoão
ResponderExcluir"A não diversidade é mãe da monotonia"
Fazes bem em mudar de terrenos, felizmente perto de mim tenho a ecopista de Odivelas (inaugurada há dois anos mas desleixada pouco tempo depois, mas com urtigas à mistura dá para correr, e os meus trilhos que é o pinhal da Paiã).
Quanto aos outros passarem por nós e parecendo que estamos parados, lembra-me quantos desses, que muito correram no passado, hoje o fazem?
Eu corria a 3'20'' o km e a única coisa que arranjei foram medalhas e taças esquecidas em cima de um armário qualquer.
Deixa-te ir no teu passo e usufrui do que de melhor a corrida tem, o prazer de correr e os amigos.
Abraços!
Um abraço Mário e obrigado pelo contributo
ResponderExcluirTreinei muito por essas bandas e ainda não tinha as condições dos dias de hoje.
ResponderExcluirAconselho a quem não conheça a ler o blogue dos Amigos do Jamor
http://amigosestadionacional.blogspot.com/
Obrigado pela dica Jorge. Tenho que o colocar na página!
ResponderExcluirO ano passado, treinava todos aos sábados por lá... pra mim, zona da grande Lisboa, melhor local de treinos.. pra todas as modalidades
ResponderExcluirExacto, amigo Carlos, não é só bom para o Atletismo...
ResponderExcluirSempre quis fazer um treino no Jamor. A ver se é no próximo mês :)
ResponderExcluirBeijinhos
Algo me diz que sim :)
Excluir