É com muita tristeza que se soube hoje do falecimento de Grete Waitz, uma grande Senhora do Atletismo norueguês e mundial.
Para todos os que acompanharam a brilhante carreira maratonista de Rosa Mota, Grete Waitz é um nome por demais conhecido, pois era sempre uma das suas mais perigosas adversárias.
Nascida em Oslo a 1 de Outubro de 1953, Grete foi a primeira campeã mundial da Maratona, em prova realizada em Helsinquia, nos mundiais de 1983. No ano seguinte, na primeira Maratona olímpica feminina, conquistou a medalha de prata, apenas atrás de Joan Benoit e à frente de Rosa Mota.
Com o incrível número de 9 vitórias na Maratona de Nova Iorque, Grete tornou-se numa verdadeira lenda nos Estados Unidos.
Em Londres, onde venceu em 1983 e 1986, conseguiu a sua melhor marca, 2.24.54 (1986)
Mas não foi apenas na Maratona que reinou. Para além de diversas honrarias a nível europeu e norueguês (33 vezes campeã em diversas especialidades!), Grete foi igualmente 5 vezes campeã mundial de Corta-Mato, provando toda a sua versatilidade.
6 anos após lhe ter sido detectada uma doença cancerosa, Grete faleceu agora aos 57 anos, deixando a recordação da sua imensa simpatia, consubstanciada no seu sorriso.
As notícias que não gostamos de aconteçam...
ResponderExcluirFiquei surpreendido com esta triste notícia.
ResponderExcluirCurvo-me diante desta grande figura do Atletismo Mundial, merecedora das maiores homenagens.
A História registará os seus grandes feitos.
Infelizmente não conseguiu vencer a Maratona do Cancro, uma das piores Maratonas que alguns têm que percorrer e nem sempre conseguem superar essa prova.
ResponderExcluir