quarta-feira, 20 de abril de 2011

Meia-Maratona dos Palácios - Uma prova a não perder

A 22 de Maio tem lugar mais uma edição da Meia-Maratona dos Palácios, prova que liga Sintra a Queluz.

Este é um evento que alia o desporto com a beleza do traçado e a história de Portugal, realçada no ponto de partida e chegada. Desde o Palácio da Vila de Sintra, bem conhecido pelas suas longas chaminés, até à pequena Versailles portuguesa que dá pelo nome de Palácio de Queluz.

É a 9ª vez que se disputa, numa história iniciada em 2003 e onde nos seus 4 primeiros anos o sentido foi o contrário, Queluz-Sintra. A mudança proporcionou uma significativa melhoria nas marcas que os atletas passaram a realizar.
No historial da prova, realça a curiosidade de nenhum vencedor masculino ter bisado. E apenas na primeira e na última, até ao momento, os vencedores foram portugueses, Paulo Gomes e Ricardo Ribas. De permeio, 6 quenianos, entre os quais Vitor Bitok que, ao realizar 1.02.11 em 2009, detêm o record do percurso.
No sector feminino, porém, já temos 2 atletas que bisaram. A bracarense Fernanda Miranda e a russa Alina Ivanova, que monopolizaram as 4 primeiras edições, exactamente com o sentido inverso.
O record do percurso feminino pertence à queniana Anne Bererwe com 1.10.56 em 2007.
Quanto à participação, medeia entre 416 em 2004 e 534 em 2008.

A novidade deste ano prende-se com a Run Bike. Com a intenção de juntar amigos do Atletismo e do Ciclismo, ambos podem inscrever-se em equipa, correndo um e pedalando outro (não podem é alternar). Ganha quem fizer o melhor tempo somado.

Esta é mais uma prova que merece a nossa participação e, para tal, consulte o blog de Jesus Events, a página também da Jesus Events, bem como a Sport Science para a inscrição. Inscrição que é bastante acessível pois custa 4 euros, valor que já começa a ser pouco usual para provas de 10, muito menos para Meias-Maratonas. No caso da Run Bike, a inscrição é igual, 4 euros por cada um (8 pela equipa).

Um comentário:

  1. Olá Joao

    Sem duvida será uma grande prova... Obrigado por esta publicação.

    ResponderExcluir