sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

São Silvestre dos Olivais - Uma prova com grande ambiente

Eu, Sandra e Carlos, três estreantes nesta prova

Muita chuva, e inclusive trovoada, nas horas que antecederam a prova, o que não fazia prever que a mesma se desenrolasse sem uma única gota caída do céu.
Foi a 22ª edição da São Silvestre dos Olivais, e a minha 1ª experiência nesta prova. Logo a salientar o ambiente de fim de ano que se respira, com um convívio e ambiente diferente. No final, apenas se ouviam duas frases. Ou "até para o ano" ou "até amanhã na Amadora".
Sobre a organização, só descortinei pontos positivos, o que abona tudo a favor.
Gostei da prova, gostei do percurso (não partilho a opinião de alguns atletas que referem que é mais duro que na Amadora), e gostei do ambiente. Uma prova para voltar sempre.

O grande vencedor dá pelo nome de Ricardo Dias, do Maratona, que "despachou" o percurso em menos de meia-hora, 29.51, batendo por 13 segundos o russo Yuri Abramov, com Sérgio Silva na 3ª posição. Classificaram-se até ao 10º posto os seguintes atletas, Valery Zholnerovich, Roman Prodius, José Maduro, António Travassos, Pavel Adyskin, Carlos Silva e Adelino Monteiro. O queniano presente, Peter Kiplagat, classificou-se de imediato na 11ª posição.
E se foi uma estreia o vencedor masculino, o mesmo se passou com a feminina, a sportinguista Clarisse Cruz, 34,11, batendo por 7 segundos a recente vencedora da Maratona de Lisboa, a russa Maria Kovaleva, seguida da sua compatriota Eugenia Danilova. Apesar da presença estrangeira, ambas as vitórias sorriram a portugueses.
Terminaram ainda dentro do top-10, a queniana Rodah Cherop, Madalena Carriço, a marchadora Ana Cabecinha, Ana Mafalda Ferreira, Helena Sampaio, Tânia Cabral e Liliana Alexandre, uma promissora atleta que alcançou este 10º posto atrás de tão ilustre concorrência, num dia especial, o aniversário dos seus 20 anos.
Colectivamente, vitória para o Benaventense seguido por Boavista São Mateus e Leões de Porto Salvo.

Os atletas classificados foram 1.087, para 1.200 inscrições que esgotaram, sendo o mau tempo a provável justificação para algumas ausências. Mas afinal esteve sempre bom tempo durante a prova!


Quanto a mim, nesta minha prova nº 150, fiz o que tinha delineado, uma corrida calma, pois tem que haver a inteligência para saber dosear a carga, e hoje era dia de rolar. Foram 57.05, numa prova com muito agradável companhia, Sandra Martins, João Gonçalves e durante uns quilómetros também o Mário Santos. Ter feito a prova toda com a Sandra e o João, ainda por cima na zona da Expo, fez-me recordar a famosa Corrida do Oriente 2009 onde foram muito pacientes em me acompanhar ao ritmo que ia, dando-me sempre força para chegar ao fim. Tinha estado parado 6 meses em virtude da fractura no pé, estava sem treinos, com a resistência a zeros, ainda com os tendões todos presos, com medo de colocar o pé e participei nessa prova convencido que iria parar cedo. Nunca parei, com grande ajuda da Sandra e do João, e cortei a meta naquele que foi, e é, o meu pior tempo de sempre, 1 hora e 7, mas com uma alegria indescritível. Estava de regresso! Pois hoje, com tão agradável companhia, recordei-me dessa grande memória.
E para terminar, vou embaraçar o meu grande amigo João Branco que, sempre na paródia com o seu grande espírito de atleta de pelotão, disse à partida que eu nem iria escrever sobre esta prova por ir ficar atrás dele. Pois o João chegou quase 4 minutos antes de mim, num excelente ritmo, e eu estou a escrever. Pronto! Já te fiz corar! Ah ah ah!

3 comentários:

  1. Tanto que eu gostava de lá trer estado, João.
    Não deu, paciência.
    Um grande abraço e votos deum ezcelente 2011.
    FA

    ResponderExcluir
  2. Olá João.
    Quero dizer que adorei a prova, achei-a muito bonita, cheia de alegria por parte dos atletas que desejavam um bom ano 2011 a todos...
    Quero desde já dar os parabéns à Organização que esteve muitissimo bem. Foi tudo muito bem organizado e as lembraças, para todos, foram muito boas, tendo em conta uma altura de crise como esta, não estava nada a espero dos miminhos que nos deram... Fiquei contente e quero repetir.

    Quanto á tua companhia, fiquei super feliz pelo facto de teres tido a paciência de me aturares nos primeiros 5 kms a moer-te o juízo para seguires, e os ultimos 5 kms já bastante feliz por não me teres dado ouvidos : )
    O João Gonçalves esta de parabéns também e gostei muito que ele tivesse feito a prova connosco,foi muito bom.
    O João Branco... Já não me meto com ele... porque fez uma excelente prova : )
    Feliz 2011 para todos...

    João, parabéns e o meu muito obrigado por tudo o que tens feito e dito do nosso atletismo. A tua página já faz parte integrante das vidas dos atletas de estrada.
    Que 2011 seja um ano recheado de boas provas para ti e que todos os teus objectivos sejam alcançados, porque bem te esforças para tal...

    PS - O segredo são os 50!!! : )
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Pois foi Fernando, foi um percalço muito inoportuno!

    Também me parece Sandra, que o segredo está nos 50, pelo menos desde essa altura que a coisa tem melhorado!

    Obrigado aos 2

    ResponderExcluir