quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Grande Prémio de Carnaxide

Regressou, finalmente, o Troféu das Localidades de Oeiras, 29ª época, com a realização do 24º Grande Prémio de Carnaxide, organizado pelo Clube de Carnaxide Cultura e Desportos.

E que satisfeito que estou com a minha prova!
Desde os Trilhos do Monsanto que andava contente com todas as provas que efectuei. A excepção ocorreu no passado domingo na Meia-Maratona de Lisboa, onde após uns bons 16 quilómetros, os 5 últimos foram maus. Ora, cada um de nós tem o seu feitio e eu, mais uma vez, fiz que a prova seguinte a uma que não correu bem, "pagasse as favas".
Como tinha ficado muito desgastado fisica e animicamente, decidi não correr durante 2 dias. Assim, só regressei hoje e no aquecimento ainda não sabia bem para que lado a coisa ia pender. No primeiro quilómetro não dei tudo o que tinha, para avaliar como estava. Mesmo assim 5.38 já foi bom. Como me sentia bem e tinha "umas contas a ajustar", comecei a atacar, reduzindo logo para 5.04 no 2º km. O 3º foi em 4.55, 4º em 4.57, para o último ficar-se nos 4.34, tempos que para mim não são habituais e é uma velocidade que me leva mais à frente no pelotão.
No final, após os poucos mais de 5.000 metros, a média por quilómetro foi de 5.02, o que daria 50.20 aos 10 (o meu record de 2007 são 50.37). Porém, esta média está prejudicada pelo primeiro quilómetro. Se contar apenas com os 2º a 5º, a média passa para 4.53, o que daria 48.50 aos 10. Consegui correr a 48.50 em 4 quilómetros, agora basta juntar mais 6... e hoje daria para juntar mais alguns pois acabei bem.
O tal sonho dum dia fazer 10 quilómetros abaixo dos 50 minutos, há-de chegar!

O que gostei:
De tudo em geral, em especial do ambiente destas provas populares.
O que não gostei:
Fila para se cortar a meta (embirro sempre com isto!) e o relógio oficial do tempo era desligado quando ainda havia atletas em prova.

A vencedora sénior foi Margarida Dionísio do Linda-a-Pastora, começando o campeonato a ganhar e dando indicações que é a grande favorita para juntar mais um título à sua colecção.
O mesmo aconteceu com o vencedor sénior masculino, o também campeão em título, Mário Pedro do Linda-a-Pastora.
Colectivamente, os igualmente campeões em título, NúcleOeiras, venceram com 451 pontos, mais 100 que o Linda-a-Pastora e 182 que os Leões de Porto Salvo.

2 comentários:

  1. Vejo que o sonho vem a largos passos!, uma questão de treino. Parabéns por esta participação, e como muitas vezes digo " preferível uma garrafinha de agua e um sorriso, que uma medalha sem sorrisos". Por isso este tipo de provas leva muitos atletas.. até outros kms

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Carlos. Desde o início de 2007 que sonho com esse tempo. Na altura esteve quase mas depois entrei num período de lesões. Quando a coisa parecia novamente encaminhada, final de 2008, parti um pé. A dor não foi partir o pé, foi os 6 longos meses afastado das corridas.
    Agora... sinto que esse dia vai chegar. Qualquer dia é o dia!

    ResponderExcluir