quinta-feira, 23 de junho de 2011

Troféu de Oeiras, Estádio Nacional com vitórias de Vera Nunes e Leão Carvalho

13ª de 14 provas que compõem o calendário 2010-2011 do Troféu das Localidades de Oeiras, a 7ª edição da corrida do Estádio Nacional teve o brilho dos anos anteriores.
Esta é uma prova diferente das restantes, a começar pelo seu percurso integralmente disputado nas matas circundantes do Estádio. Um ambiente diferente, com cheiro a pinheiro a encher os pulmões dos 598 atletas presentes, a 2ª melhor participação neste evento, apenas suplantada em mais 48 no ano passado.
Com as 5 corridas diferenciadas por escalões, esta prova costuma ser marcada pela presença de alguns corredores não habituais ao troféu, o que mais uma vez aconteceu e logo com os 2 vencedores seniores.

Vera Nunes corta a meta como vencedora
Seguida por Margarida Dionísio

Assim, Vera Nunes do Benfica venceu o sector feminino tornando-se na única atleta este ano a bater a campionissima Margarida Dionísio do Linda-a-Pastora que a secundou, terminando à frente da vencedora do ano transacto, Sandra Pinto do Marítimo.
O pódio feminino
A penta-campeã Margarida Dionísio
Isabel e a sua taça de 6ª classificada senior (apesar de já ser F40 mas à data do início do troféu ainda era senior)

No sector masculino, o pódio foi monopolizado pelos atletas do clube organizador, o NucleOeiras, com Leão Carvalho a vencer à frente de Nuno Cardoso que assegurou o título que já tinha sido seu há 3 anos, então pelo Linda-a-Pastora. Em 3º terminou Luís Lima.

Leão Carvalho já a comandar no final da 1ª volta

Colectivamente, nada de novo. 1º NucleOeiras (13 em 13!), 2º Linda-a-Pastora, 3º Leões de Porto Salvo e 4º Os Fixes. Também já não há qualquer dúvida que esta vai ser a classificação final colectiva.

A minha prova correu bastante bem, melhorando significativamente o tempo de 2010. Na altura tinha marcado 37.21, hoje fiz 35.03, um ganho de 2.18

Para tal, tive a preciosa ajuda da Isabel Rodrigues e Manuela Folgado que foram rolar na prova masculina, depois de terem brilhado no seu escalão (a Isabel em 6º nas seniores e a Manuela a manter a sua "ditadura" de vitórias nas F60). Para ambas foi um treino com um ritmo descansado, para mim foi puxar para não ficar atrás, coisa que também não deixavam, e assim cortei cerca de 20 segundos ao quilómetro em relação à minha anterior presença, sendo 48º no M50, entre 55 classificados. Um grande obrigado às duas.

Como curiosidade, antes desta prova estava nos 1.999 quilómetros em corrida, ultrapassando hoje os 2.000 em 177 provas (número exacto, 2.005,960 quilómetros)

Com as minhas "lebres de luxo", Manuela Folgado e Isabel Rodrigues

Para finalizar o troféu, tempo da prova do Linda-a-Pastora já no próximo domingo, prova que não irei estar presente pois no sábado à noite vou à Corrida das Fogueiras em Peniche.

Classificação (Já actualizada)

ACTUALIZAÇÃO (28 de Junho) Nuno Cardoso foi considerado vencedor após desclassificação de Leão Carvalho

4 comentários:

  1. Olá Caro João, a Manuela é um exemplo como pessoa e atleta, uma grande atleta e uma grande Mulher, como atleta do Valejas tenho muita pena que já não faça parte da equipa. Força manuela!

    ResponderExcluir
  2. O meu mt obrigada aos amigos do Valejas. Neste momento, não faço parte da vossa equipa mas tb ficaram saudades do grupinho que tínhamos aí. Mts êxitos para o Clube e que consigam bons resultados na próxima época. Um abraço a todos!
    MANUELA

    ResponderExcluir
  3. Olá Manuela, o blog Atletismo Valejas foi criado por mim (Sérgio)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sérginho! Desconhecia o autor do blog mas, fico satisfeita pela contribuição que estás a dar ao clube. Força e mts êxitos para todos. Mts bjinhos.
    Manuela

    ResponderExcluir