segunda-feira, 6 de junho de 2011

Histórico de resultados das provas portuguesas com grande actualização


O histórico de resultados das provas portuguesas, espaço onde pretendo conservar para a memória futura o historial das provas que nos movem, tem sofrido uma grande actualização ultimamente pois, as juntarem-se às pesquisa que efectuo, contei com a excelente colaboração de algumas pessoas como o Jorge Branco, António Belo e Manuel Arons de Carvalho que me enviaram bom material que permitiu aumentar os dados já publicados.
Neste momento, e estes são números que estão sempre a sofrer modificação, estão já ao alcance dum clique 755 classificações completas, listados 1.587 vencedores, dum universo de 180 provas que totalizam 2.392 edições.
Estando a ser ultimadas mais provas, posso informar que, naturalmente além das provas que se vão disputando, para já a nível histórico houve as seguintes actualizações, fruto da amável colaboração dos acima mencionados:
Meia-Maratona da Nazaré - Com o ajustar da relação de todos os vencedores e números de participantes, e com a publicação de diversas classificações gerais entre 1978 e 1988. Documentos históricos duma corrida que abanou todo o cenceito de corrida aberta a todos.
Estafeta Cascais-Lisboa - Relação completa de todos os vencedores desde a edição inaugural e sua marca, não só os clubes como o nome dos atletas que o constituiram.
Campeonato Regional de Fundo de Lisboa (30 kms) - Relação de todos os vencedores e sua marca e número de participantes, desde a edição inaugural em 1937 até ao seu fim em 1990
20 kms de Almeirim - Completada a relação de todos os vencedores, marca, classificados e data
Meia-Maratona de Ovar - Publicada a classificação completa da 1ª edição
12 Horas de Vila Real de Santo António - Relação dos vencedores e classificações gerais de todas as 4 edições desta corrida que marcou o lançamento do conceito ultra-maratona no nosso país e que em breve publicarei neste blog um pouco da sua história
Grande Prémio do Natal (Lisboa) - Completada a relação de todos os vencedores
S. Silvestre da Amadora - Mais dados de participação em anos anteriores
12 Kms Manteigas - Penhas Douradas - Acrescentada relação dos vencedores, suas marcas e classificados das 10 primeiras edições.
Grande Prémio dos Reis (Faro) - Acrescentada relação de vencedores entre 1967 e 1995
Corrida do Tejo - Acrescentados tempos dos vencedores das edições inaugurais
Meia-Maratona de Lisboa e Meia-Maratona de Portugal - Colocados o número de participantes dos anos que estavam em falta.

Esta espécie de base de dados nasceu em virtude da maior parte dos resultados desaparecem das páginas ao fim dum certo tempo e aqui são preservados e ficam juntos escusando de saltar duma página para outra, facilitando a consulta. Espero que possa ser útil a alguns, pelo menos a mim é e muito, e só me resta agradecer toda a colaboração que me tem sido prestada.

3 comentários:

  1. Fico muito feliz por ter contribuído, mesmo que muito modestamente, para esse teu excelente trabalho.
    Jorge Branco

    ResponderExcluir
  2. Um trabalho meritório e único (não conheço nenhuma outra compilação tão diversificada).
    O Atletismo fica-lhe a dever esta!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Jorge "muito modestamente" é mesmo modéstia!

    Amigo Carlos, o Atletismo não me deve nada. Eu é que lhe devo muita coisa!

    Um abraço aos dois

    ResponderExcluir