domingo, 24 de fevereiro de 2013

Um manhã em grande na Costa da Caparica


O Grande Prémio do Atlântico, organizado pelo Núcleo Sportinguista da Costa da Caparica com o sempre precioso apoio técnico da Xistarca, levou hoje a cabo a 14ª edição duma história de sucesso, boas corridas e óptimos percursos.


Como recompensa por tão bons serviços, foram agraciados com participação record de 1.615 atletas, mais 171 que o anterior máximo registado no ano passado e mais de 50% do que se passava até 2010. Destes 1.615, 226 foram senhoras (14%).


Para ajudar mais o excelente ambiente que se viveu nesta manhã, o dia esteve muito bonito, diria quase primaveril (quem esteve nesta corrida em 2011 não esquece o vendaval que apanhou!)

Como vencedores, Francisco Pedro do Oeste Running com 33.55 e Lúcia Oliveira da Açoreana Banif  em 40.34.


Colectivamente, vitórias para os Praças da Armada (Luís Silva, Mário Silva, António Horta e Marco Mendes) em masculinos e Açoreana Banif em femininos (Lúcia Oliveira, Alexandra Alves e Rute Matos)


Quanto à minha prova, vou tentar escrever de forma natural, apesar de me sentir eufórico com a prestação de hoje. 
Marquei 52.47 de tempo real, o que para mim é um excelente tempo. Na minha tabela de tempos de corridas de 10 kms é o 20º melhor em 112 provas com dupla légua certa, mas é o meu melhor tempo dos últimos 17 meses, desde a Corrida do Destak em Setembro de 2011.

Em todo 2012 apenas uma vez desci dos 55 minutos e foi com 54.55. Este ano na Corrida Luzia Dias ficou um amargo de boca por ir terminar à volta dos 53.30 se tivesse os 10 kms, o que não sucedeu em virtude do temporal da véspera ter feito estragos que obrigaram a cortar 500 metros.


Desde há umas semanas que apontei para hoje como uma corrida para compensar essa mas a semana foi muito difícil e cansativa, o que não me permitiu ter treinos de jeito, e estava receoso que não iria dar.
Comentei esse receio com a Sandra que me disse para puxar de início e se rebentasse, paciência. Achei a ideia boa pois mais vale lutarmos do que darmos logo por vencidos.

Iniciada a corrida, tentei umas acelerações para ver a reacção da máquina. Surpreendi-me por ser boa e não ficar com as pulsações muito altas. Adoptei então um bom ritmo a ver o que daria.


E o que aconteceu? Comecei a ver uma média muito boa, o que me fez agarrar com ambas as mãos a oportunidade. Quando sentia mais cansaço, olhava para o relógio para me motivar ao ver a boa média que levava.

O Catita apanhou-me aos 6 quilómetros e chegou a dizer para eu não olhar tanto para o relógio. Mas precisava desse estímulo. E com o entusiasmo, o último quilómetro acabou por ser o mais rápido, com 4.58 e ao ver a meta arranquei para um sprint que me surpreendeu. Depois, ao analisar o relógio, vi que os últimos 190 metros foram à média de 3.03 o que para mim é algo de teoricamente inatingível e que se deveu a uma enorme vontade de fazer um tempo que acabou por ser ainda melhor do que esperava. 
Não os 53.30 que tinha como objectivo mas 52.47

Bem precisava dum tempo destes! E é por isso que ainda estou em estado de euforia! 





30 comentários:

  1. Parabéns pelo tempo João! Que inveja por ter estado presente neste prova :) Andei a 'sonhar' com ela desde o principio do mês, e no fim neste dia nem treinar consegui com dores. Enfim, melhores dias virão.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom esforço! E que grande tempo! O clima estava bom, nem muito frio nem muito vento. Também fiz um bom tempo, 47min!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo excelente tempo! Neste caso estou a referir-me ao cronométrico... :)

      Um abraço

      Excluir
  3. Euforia mais que merecida! PARABÉNS!!!

    Mais uma vez a correres a 4 ao km... =D
    Mais....a correres a 3 ao km...Sem palavras!

    E dizes que é difícil conseguires fazer abaixo dos 50 min, mas algo me diz que mais cedo ou mais tarde vais conseguir! Já sabes que estou a torcer por ti.

    Grande João!!!

    Beijinhos e que esta semana os treinos corram muito melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sabes, tenho razões para nem arriscar a dizer que está quase, pois já te contei tudo o que me foi acontecendo ao longo destes anos quando estava quase!

      Obrigado por todo o apoio ao longo da semana :)

      Beijinhos

      Excluir
  4. Vês?!!! E isto numa semana mais cansativa, imagina as surpresas que ainda te estão reservadas! Muito bom! E ritmo nos 3min é impressionante. Parabéns, o sub-50 não anda assim tão longe! ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizes que não anda assim tão longe... olha que ainda são 16,8 ao km...
      Agora esse ritmo de 3.03 nos últimos 190 metros e após 10 kms, não me perguntes como foi que nem eu sei! :)

      Beijinhos

      Excluir
  5. Grande João, muitos parabéns pela prova e tempo conseguido. Prova que o teu sonho de baixar os 50min pode ser realidade.
    3,03min/km ao fim de 10kms a correr é obra...mais uma vez parabéns. Tens razões para estar contente.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Como me chamas exagerado estou com vontade de me meter contigo e dizer-te que estás exageradamente eufórico!
    Mas tal não é verdade! Tens toda a razão, e mais alguma, para essa euforia.
    Aliás eu já tinha dado por esse teu estado e tu sabes porquê.
    Ultimamente as tecnologias não me têm dado noticias alegres mas hoje foi a excepção!
    Podes começar a lançar o teu projecto de baixar dos 50 minutos aos 10 km.
    Como sabes tens um apoio, absolutamente imperdível, que te vai ajudar imenso a levares isso a bom porto!
    Acho graça termos a mesma idade e vidas tão diferentes na corrida: tu andas atrás de tempos e eu de conseguir correr tranquilamente neste meu estado de pré reforma no que concerne a correr com dorsal!
    Forte abraço e obrigado porque são estás notícias que vão animando a minha existência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Jorge, mas se olhares para trás, enquanto eu era sedentário tu fazias maravilhas e não venhas dizer que não pois chamo-te de exageradamente modesto! :)

      Um abraço amigo e fico muito sensibilizado com o teu último parágrafo!

      Excluir
  7. Parabéns pelo tempo. Eu fiz 56m38s. Não estava à espera de melhor já que a criançada cá em casa só me deixou descansar umas 4 horas na noite passada... De qualquer forma, gostei desta minha segunda participação nesta prova. Para o ano que vem, lá estarei! :)
    Boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A falta de descanso é terrível para a prestação desportiva!

      Um abraço e boas corridas!

      Excluir
  8. Boas! Não o conheço pessoalmente mas vi-o passar no sprint para a meta e ia lançado... "Conheço esta cara de algum lado pensei eu" :) Bom, já sei... foi daqui, da blogosfera!

    Parabéns pelo objectivo alcançado! Sabe mesmo bem bater os nossos melhores tempos!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh eh, esse sprint fica famoso. Nem sei como fiz aquilo!

      Um abraço e boas corridas

      Excluir
  9. Quando nos cruzámos percebi que, não só vinhas rápido como também vinhas bem.
    Depois foi um final a combinar com uma excelente prova.
    Ainda esperei no fim por ti mas não te vi. Quando chegou um amigo que vinha atrás de ti percebi que te tinha perdido e como estava a arrefecer tive que ir mudar de roupa.
    Como te disse no FB, os 49:59m estão aí à porta. Na minha opinião vai cair ainda antes do Verão!!!
    Parabéns campeão!!!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes do verão? Logicamente não digo nada pois garantidamente era na primavera de 2007, final de 2008, primavera de 2011, outono de 2011, início 2012...
      Obrigado e um abraço

      Excluir
  10. O meu amigo veste a camisola dos 4 ao Km, mas está quase a conseguir fazer 5 ao km! Parabéns e força. Com essa força de vontade tem que pensar no objectivo dos 50 min. para os 10 kms. Eu penso que ainda vai conseguir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... o nome 4 ao km não tem a ver com velocidade mas uma brincadeira por sermos 4 no início.

      Um abraço

      Excluir
  11. Parabens. Tambem sou assim , por vezes o relógio funciona como um estimulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nestas alturas, o relógio é um grande estímulo. Noutras... é melhor nem olhar para ele! :)

      Um abraço

      Excluir
  12. Grande tempo!

    Na Corrida de Santo António, em Junho em Lisboa, baixas dos 50:00. Tenho dito :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde Fevereiro de 2007 que tenho um historial de provas onde iria baixar dos 50 e apareci com pé torcido, noutra com um pé partido, noutras duas baixava mas a prova não chegava aos 10 exactos, noutra... noutra...
      E isto é uma história muito resumida destes 6 anos...

      Um abraço

      Excluir
  13. Boas João.

    Parabéns pela tua 252ª corrida, fizeste um bom tempo que deixa em aberto muitas possibilidades de conseguires o objectivo sub-50 muito em breve. Factores que contribuíram para o teu tempo:
    forte aglomeração de atletas na zona da partida e as viragens até á avenida a fazerem-se por cima do passeio, pessoas a andar, no forte vento contrário que só nos deu descanso por detrás das barbas do “barbas” , na extensa passagem por zonas com muita areia solta e muitas tábuas verdadeiras armadilhas que limitam os ritmos(felizmente andei atento e não fiz nenhuma entorse mas atrasou o ritmo de toda a gente) et la Pièce de résistance : se pensares que a prova tinha 10.200m (nº medidos por grd parte da malta que não andou a “atalhar”) Acho que o teu tempo é fantástico e em Lisboa com bom tempo vais lá e arrasas a marca dos 50`

    O meu objectivo era como te disse pessoalmente, fazer um treino entre amigos num dia cheio de sol a pensar noutras paragens. Gosto muito da Costa Caparica e tivemos sorte com o tempo apesar do vento forte, do paredão e do apoio que os populares nos deram.
    Acho que falhou alguma qualidade nos abastecimentos, pois só havia 1 da organização a distribuir água e perdi ali uns segundos não espero isso da Xistarca.

    De resto foi como dizes uma manhã em cheio a fazer o que gostamos rodeados de amigos.
    Valeu também pelo 1º lugar por equipas que trouxemos (C.P.A ) um bom trabalho da direcção do clube sem duvida

    Grd abraço e até ás lezírias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cortes nos passeios só para os outros que eu fui sempre pelo caminho correcto.

      Nos abastecimentos havia na 2ª mesa apenas uma pessoa mas uns metros antes havia outra mesa com pelo menos dois.

      Até às Lezírias e força, tudo a correr bem!

      Um abraço e parabéns pela fantástica vitória da equipa! :)

      Excluir
  14. Desde alguns meses que acompanho o seu Blog, o qual considero interessante, util e até emocionante pela forma como vive esta nossa paixão de correr. Aproveito para lhe dizer que acho que está proximo o baixar dos 50 m aos 10 kms, pois estou-me a rever nos seus comentários, atacar desde o principio, o relogio a ajudar e pontas finais ao sprint, são sintomas que eu já vive e já por 4 vezes baixei dos 50m aos 10kms, como aconteceu ontem na Costa da Caparica.

    Um abraço e sempre a sofrer com prazer....

    António Baptista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras

      Vamos a ver...

      Um abraço e boas corridas!

      Excluir
  15. Parabéns João. Excelente resultado. Abraço e boas corridas.

    ResponderExcluir