sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

BesRun Challeng3 - Um novo circuito de provas


Foi criado um novo circuito de provas, o BesRun Challeng3, com 3 provas de 10 kms em Cascais, Sintra e Lisboa.

O seu calendário inicia-se a 14 de Abril em Cascais, segue-se Sintra a 18 de Maio (sábado), terminado a 8 de Junho em Lisboa

Destas 3 provas, a única que já existia é a de Lisboa, a Corrida de Santo António que se realizou nos últimos 2 anos e que a organização considera de dificuldade baixa, ao contrário do grau alto em Sintra e médio em Cascais.

O limite por prova é de 3.000 atletas e os preços de 12 euros até cerca de 15 dias antes do evento, passando depois a 14 e 20 no próprio dia.
Há um pacote das 3 provas por 29 euros até final de Fevereiro. 
Todos estes preços têm um desconto de 20% para quem possuir cartão de crédito da entidade bancária que dá o nome ao circuito.

Para mais informações, consultar a página oficial

Já há tempos que ando para referir este facto mas cada vez mais se usam os termos run, running, trail, challenge, night e outros no nome de muitas provas. Não sendo provas internacionais, e mesmo que o fossem, porquê o inglês e não a nossa língua? Nossa língua que já anda a ser suficientemente maltratada por um determinado acordo ortográfico, não precisa que se percam as suas palavras, apenas se justificando, na minha muito humilde opinião, essas designações caso não existisse a respectiva tradução.
Um, por exemplo, Trail Running será mais apelativo que uma Corrida de Trilhos? Um Run Challenge que um Desafio de Corrida?
Mera minha opinião pessoal...

15 comentários:

  1. Concordo com a sua opinião. Não vejo os outros países a escrever noutros idiomas se não o deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Silvio. E é uma onda que está, cada vez, maior.

      Excluir
  2. Bem observado. É uma característica que nos define, não só a dar nomes de corridas. Tudo o que é de fora é bom, tudo o que é de dentro é pequeno e assim, toca de adoptar nomes internacionais para dar mais visibilidade ao que cá fazemos (Allgarve, etc.). Basta olhar aqui para o lado para Espanha e ver que só se vê "carrera" e "maraton" :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa de tudo o que vem de fora é bom e de cá não se dá o valor, posso dar um exemplo com cinema. Se se gosta dum filme estrangeiro, diz-se "muito bom!", se se gosta dum filme português "olha que não era nada mau..."

      Excluir
  3. Subscrevo inteiramente essa opinião sobre os nomes das provas em Inglês!
    Isso não passa de uma piroseira estúpida!
    Ainda um dia me meto a organizar uma prova com um nome em Chinês! Porque não?! Se é para armar ao fino e parecer bem então a língua Chinesa (ou o Mandarim se não estou aqui a meter água por todos os lados!) mão é menor que o Inglês!
    比賽廢話

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual a tradução dos caracteres que colocaste? É que para mim parece-me chinês! :) (Ou mandarim como dizes e bem)

      Excluir
    2. No tradutor do google aparece-me "disparate jogo". :)

      Excluir
  4. Realmente tens razão. Eu estou mais habituada a dizer trail mas, lá está, porque a maioria das provas se denomina "Trail".
    Vejo que também não és simpatizante do novo acordo ortográfico. Eu também não.
    Para escrever a tese perguntei ao meu orientador se era preciso ser com o novo acordo ortográfico, ele disse que achava que não mas para eu perguntar na faculdade. Perguntei e disseram-me que não era obrigatório, mas que "convinha", o que é muito esclarecedor... Como há coisas em que sou mesmo teimosa, decidi não escrever de acordo com o novo acordo ortográfico e se me dissessem alguma coisa no dia da apresentação já tinha preparado o meu discurso. Ia dizer que me tinham informado que não era obrigatório e que, para além disso, eu não estou habituada a escrever de acordo com o novo acordo, nem sequer estou de acordo com o novo acordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de acordo com o que dizes sobre o acordo!

      Há muitos anos, tentaram fazer algo semelhante entre os EUA e Inglaterra. Claro está que pendia para os termos americanos, ao que os ingleses se recusaram com a alegação "a língua é nossa". Cá... (mais não digo!)

      Chamem-me o que quiserem mas continuo a escrever sem acordo. A língua é um bem de todos e nem fomos ouvidos se concordávamos ou não. Portanto, nunca dei o meu acordo!

      Beijinhos

      Excluir
    2. Ler os vossos comentários é uma delícia. :)

      Só para adicionar mais alguns dados (que provavelmente já sabem):

      - Este "Acordo" não é a primeira tentativa do género. Todas as outras fracassaram na idílica tentativa de unificar a língua;

      - Este acordo actual tem o condão de negar (e muito) a raiz latina das palavras - o que torna altamente difícil a aprendizagem futura da língua e as derivações. O primado do "fonolês" (escrever como se diz) em detrimento de regras ortográficas consistentes, congruentes e de fácil compreensão, deixa antever o pior para os alunos, com especial atenção naqueles que tenham défices de aprendizagem;

      - No que toca À parte legislativa da coisa, não há nada que obste a escrever português correcto. A normativa da Assembleia da República que fala sobre o acordo não está acima da Constituição, onde diz explicitamente que o Estado não se pode imiscuir em assuntos educativos e de língua.

      Bons treinos e bom fim de semana!

      Excluir
    3. Muito obrigado pelo precioso contributo!

      Excluir
    4. Também sou dos que apreciam o português antes do acordo e contínuo a praticá-lo,pois estou reformado .
      Quanto aos nomes estrangeiros nos anúncios das provas é mais para armar em bom ,querer dar mais importância a uma coisa vulgar.
      Um dia dirão que não foram eles que atiraram a primeira pedra.
      Gosto do lugar,saudações desportivas.

      Excluir
  5. Sinceramente sobre o acordo ortográfico não sou contra, bem observadas as coisas, tornaram diversas áreas da nossa língua mais fáceis. Mas pronto era assunto para ficar a debater horas e horas :) Mas sobre o nome das provas em inglês concordo totalmente!

    Sobre a prova(s) em sim, já faz parte do meu calendário, o objetivo é andar pelo top 100 no final!

    Bons treinos a todos e boa prova a quem a tiver este fim-de-semana!

    ResponderExcluir