terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cascais - Classificações rectificadas


Já foram detectados os chips que falharam nos 20 kms de Cascais, tendo sido publicada nova classificação, que poderá ser consultada aqui

Temos assim que de 1.966 na classificação provisória, o resultado final foi de 2.166 classificados, um enorme salto de 562 em relação ao anterior record de participação estabelecido no ano passado, continuando esta prova a aumentar significativamente o pelotão de ano para ano (como se pode comprovar aqui no seu historial) e mais não foram por se terem esgotado as inscrições.

Em relação aos chips, algo terá que ser analisado pois têm falhado com alguma frequência. Se na maior parte das provas entre a classificação provisória e a final há um aumento de alguns atletas, na Maratona de Lisboa e em Cascais o número foi demasiado alto, neste caso de 200 atletas exactos. Curiosamente, duas provas mais longas.

12 comentários:

  1. Será que os chips no “chispe” são mais viáveis que os chips no lombo, quer dizer no dorsal?
    Não tenho duvidas que, do ponto de vista do corredor, o chip no dorsal é o mais pratico mas tecnicamente será o melhor.
    Uma questão para os entendidos nesta matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Jorge, é um ponto para os entendidos analisarem

      Um abraço

      Excluir
  2. Já me aconteceu em 2 provas seguidas da Xistarca, nos 15km de Benfica e agora os 20km de Cascais, em que não aparece a minha classificação e só depois à posteriori.

    ResponderExcluir
  3. João além de todos os problemas com os chips temos também os problemas provocados pela Xistarca como o que se passa na classificação das F5099, onde a 2ª classificada deixou de ser F40 e passou a uma sra. com 72 anos e a 4ª classificada é um homem a quem a Xistarca colocou como mulher. Apesar das reclamações já efectuadas, quer pelo meu clube quer pela Manuela Folgado continua tudo na mesma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Carita

      E esses são problemas provocados pela Xistarca ou pelos atletas?
      As organizações sofrem de duas maneiras, ao haver uns quantos que aldrabam correndo com dorsal de outro sexo e escalão, e depois com as reclamações que lhes caiem em cima.
      Os atletas têm que, uma vez por todas, serem responsabilizados pelas falcatruas que fazem. Basta ver as fotografias da chegada do Fim da Europa, onde constava o nome no dorsal, para vermos a série de homens com nome de mulher e vice-versa. E isso são os casos que saltam à vista, pois quanto ao escalão, nem imaginamos.

      Um abraço e boas corridas

      Excluir
    2. Aliás, acrescento agora que na classificação já estão 9 atletas masculinos que, em vez do nome, diz "homem com dorsal feminino" e a situação inversa com 3 atletas femininas

      Excluir
  4. Juntando ás falhas que parece que continuam a acontecer sei de casos de atletas menos experientes que, ao verem aquelas bandas aborrachadas no dorsal, arrancam-nas. Lá se foi o chip.
    A mim nunca me falhou e acho muito mais prático do que os de “chispe” (como diz o Jorge), mas era bom que não houvessem tantas falhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que são mais práticos. Vamos ver se se conseguem afinar melhor.

      Um abraço

      Excluir
  5. João

    A culpa no caso da Manuela Folgado ter sido relegada para 3ª classificada, é mesmo da Xistarca pois a atleta com "72" anos referiu no pódio que aquele troféu não lhe pertencia pois ela era do escalão F40.

    Mesmo avisada, a organização não quis saber e entregou-lhe o troféu que seria pertença da Manuela. Pena foi a atleta em causa com o dorsal 84, o ter recebido mesmo sabendo que não era dela o troféu daquele escalão.

    Já na Maratona tinha havido problemas e assim a Xistarca vai perdendo a pouco e pouco o que tinha granjeado em termos organizativos, durante tantos e tantos anos no panorama do atletismo português.



    ResponderExcluir
  6. Parece-me haver algum exagero na importância que se dá às classificações nestas provas.

    Acho que a Xistarca faz, de um modo geral, um trabalho notável e não me parece que estes problemas com as classificações tire minimamente o sono à maior parte dos atletas de pelotão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que a Xistarca faz um trabalho notável e muito meritório, não compreendendo as críticas que alguns fazem.

      E sempre que há algum problema, resolvem-no, basta falar cordialmente, não sendo necessário criar uma guerra.

      Que tenhamos a Xistarca por muitos e bons anos!!!

      Excluir