domingo, 10 de fevereiro de 2013

30 vezes Cascais com moldura record a condizer


Tudo começou a 13 de Maio de 1984, então na distância de 10 kms e com o nome de Grande Prémio de Cascais. Logo na 2ª edição aumentou a distância para 20 kms mas mantendo o mesmo nome. Como os atletas começaram a referir-se à prova como os 20 kms de Cascais, o termo Grande Prémio de Cascais, ainda em uso em 1988, acabou por cair e dar lugar ao que perdura e que comemorou hoje a sua edição número 30 duma história recheada de grandes momentos numa prova que se foi popularizando cada vez mais.

O primeiro ano foi o de menor participação, e mesmo assim acima do meio milhar (501), milhar que chegou em 2006 (1.113) e o milhar e meio no ano passado com 1.604. Pois este ano ultrapassaram-se os dois milhares com 2.166 classificados, mais 562 atletas dum ano para o outro, sendo 291 do sexo feminino (13,4%)


Em termos de vencedores e tempos, por 5 vezes que se baixou da hora, a última em 1998, e dessas uma vez abaixo dos 59 minutos, 58.51 para Carlos Capítulo em 1985 na 2ª edição, tempo nunca mais batido.
No sector feminino, o record está desde 1994 com Fátima Ferreira, 1.13.34.
Relativamente a triunfos, os recordista são a bem conhecida Umbelina Nunes e Telmo Silva que cortaram a meta como vencedores em 4 ocasiões. 

A partida e chegada aproveitam o belo ponto turístico da Baía de Cascais. Após uma volta inicial de 5 quilómetros pela vila, as restantes três léguas são compostas de ida e volta ao Guincho, onde o vento é um factor a ter em conta, o que felizmente não aconteceu hoje pois o que estava não deu sequer para incomodar, aliando-se à boa temperatura para correr.  


Telmo Silva do Atibá conquistou a sua 4ª vitória registando 1.05.16 e um avanço de 1.26 sobre Pedro Conceição da Garmin e 1.58 de Carlos Cardoso do Reboleira. Telmo Silva já tinha ganho em 2005, 2006 e no ano passado, onde fez mais 31 segundos que hoje.


O grande realce vai para o sector feminino e para o excelente tempo da vencedora, Vera Nunes do Benfica, 1.15.02 que iguala a marca de Rita Borralho de 1990 e apenas é batida pelo já referido record de 1994. Tempo espectacular e que bateu por 1.40 a brasileira Pamella Oliveira. Completou o pódio, com 1.21.50, a sempre jovem Lucília Soares, grande exemplo de dedicação e talento.


E o que dizer da minha corrida? Foi a minha número 250 (amanhã publicarei um artigo comemorativo do facto) e deu-me enorme prazer. 

Das minhas 6 presenças em Cascais, foi a 3ª vez que baixei das duas horas e em todas no mesmo esquema. Poupar de início para depois dar o que tinha. E quando assim é, acabo a prova feliz e contente e nada desgastado. Bem ao contrário do que sucedeu na minha estreia aqui em 2007 onde imprimi um ritmo bom demais até ao retorno e depois dei um estoiro que se deve ter ouvido na outra banda. E quando assim é, o tempo final é mau e acabo de rastos e sem forças. Ora hoje, foi o aliar de bom tempo com o prazer da corrida, e isso deixa-me com uma disposição ímpar para o resto do dia.

Em plena prova, com um obrigado ao fotógrafo, Vítor Gonçalves

Fiz a prova sempre ao lado da Isa, que diga-se de passagem é alguém que gosto muito de acompanhar pois quando vai bem sente-se o quanto gosta de correr (não é por acaso que o seu excelente blogue tem por nome "Um dia descobri que adoro correr"). Adora mesmo e está numa enorme progressão. Hoje fizemos de tempo real 1.59.25, o que daria à volta de 2.06 na Meia, menos 26 minutos em relação à sua única Meia-Maratona, até ao momento.

Fomos calmamente até aos 9 quilómetros para nessa altura sentir um esticão da Isa. Vamos a isso! E fomos por ali fora a imprimir um ritmo cada vez melhor, ultrapassando muitos colegas e tendo sempre mais força. 
Se aos 9 a média daria para uns 2.05/2.06, aos 17 já apontava para 2.01, aos 18 para 2.00 e uns quantos segundos altos, o suficiente para não baixar das 2 horas. Não? Quem disse? Aos 19 controlei o tempo e disse à Isa que era possível, antes da descida já afirmei que estava garantido. E assim foi!


Mas quem ainda fez melhor foi a Lúcia e a Sandra, cerca de minuto e meio menos, permitindo record de prova à Sandra e tempo de estreia fantástico à Lúcia! Temos grandes atletas!


Tal como os 3 atletas da fotografia de cima, Jorge, Carlos e Nuno, em grande preparação para a Maratona de Roma (estreia do Carlos)


E foi assim uma manhã daquelas que nos fazem andar com um sorriso no resto do dia e ainda recebemos uma muito bonita medalha. Porém, tem um pequeno erro, numa situação em que é fácil as pessoas caírem. Querem descobrir qual? (se estiveram atentos ao texto, descobrem!)




Nada como ter o apoio dos filhos (e não só!) nesta prova!



20 comentários:

  1. Eu tentei tirar uma foto a vocês, mas só apanhei o pé da Isa.... :( deve ter sido por causa da velocidade estonteante em que iam! Boa prova de vos, apesar do vento que teve! Então a prova começou em 83 ou 84? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora lá está! É um erro que muitos caiem. Como faz 30 anos, pensam começou em 1983. Mas ambos os números são inclusive, portanto 30 edições é 1984-2013.
      Mas essa é apenas uma gralha e a medalha é bem bonita!
      Pessoalmente, não me queixo do vento, acho que não prejudicou.
      Um abraço

      Excluir
  2. É normal as classificações da xistarca não contemplarem o pessoal todo? Já é a segunda prova em que o meu nome não aparece logo, nas classificações provisória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por vezes há falha nos chips mas depois conferem as chegadas e classificam quem faltava.
      Como correu a prova?

      Excluir
  3. Obrigada pelas tuas palavras João.
    Também foi um prazer correr na tua companhia. Estávamos inspirados.
    Sinceramente acho que foi uma prova espectacular. A quantidade de gente que ultrapassámos, a velocidade a que íamos. Nunca pensei que a prova me fosse correr tão bem. Uma manhã para mais tarde recordar.
    Um beijinho e até à próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As tuas palavras dizem tudo! :)

      Beijinhos e venha a próxima!

      Excluir
  4. Correu bem, dentro do possível... Como me assaltaram o carro, cheguei em cima da hora, portanto o meu aquecimento foram 5min até à partida, que entretanto coloquei me na partida dos 5km, só situações a ajudar... Fiz 1h40min, foi um bom ensaio para a meia...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, foi uma bela prestação de todos!! Não seria de esperar outra coisa. :) Tempo muito bom (o vosso, não o da meteorologia, que estava cinzento)! E com a família e apoio canino presente!

    PS: Se começou em 84 com 10km, como é que foi a 30ª edição dos 20km de Cascais? Que se passou? :)

    Beijinhos e uma boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      Foi a 30ª edição deste evento. 30 edições é 1984-2013, o erro está na medalha dizer 1983

      Beijinhos :)

      Excluir
  6. Boa noite João, parabéns pela excelente prestação em conjunto com a Isa. Bela corrida de trás para a frente sempre a aumentar de ritmo.
    Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Foi uma corrida que deu mesmo muito prazer!

      Um abraço e boa semana

      Excluir
  7. Olá João,

    Foi realmente uma excelente manhã para todos nós :)

    Gostei muito e acho que pela primeira vez, não choveu, nem esteve um vento horroroso, nem mesmo aquele frio de rachar.Foi uma manhã muito agradável em que até o nosso " Stº Antoninho" ajudou :))))

    Parabéns pela excelente prova em que todos os membros dos 4 ao Km também se portaram muito bem.

    Um parabéns especial para as meninas dos 4 ao Km que se portaram muitíssimo bem e que qualquer dia ninguém as agarra :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém as vai agarrar mesmo! Nem a ti com um treinador de luxo! :)

      Beijinhos

      Excluir
  8. Olá João.
    Já fiz esta prova debaixo de muito vento e chuva. Hoje estava um grande dia para correr.
    Fizeram um muito bom tempo, na meia da ponte é para baixar das 2 horas.
    Em resumo, foi uma manhã como nós gostamos.

    Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Meia da Ponte corre-me sempre mal. Desatino com aquelas rectas!

      Um abraço

      Excluir
  9. Por incrível que parece nunca fizemos essa prova (eu e o Egas)!
    Prepara-te para começares a só ver a Isa na partida e na chegada! Essa "rapariga" vai longe. Então se tivesse acompanhamento de um técnico e fizesse algum treino especifico já nem digo nada!
    Já vi que a fabulosa equipe 4 ao km tem um novo elemento!
    Levem-no para os trilhos (Trail para quem não sabe Português hihihi).
    Com tracção as 4 patas ele deve se dar muito bem nos trilhos, bem melhor que o "tio"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma correcção Jorge, além de ver a Isa na partida e chegada, também a verei quando se cruzar comigo por já vir do retorno :)

      Quanto ao 4 patas da minha filha, não duvides mesmo que me dava "um bigode" nos trilhos. Pelo menos não deverá ter medo daquelas descidas!

      Um abraço

      Excluir
  10. Viva João,
    Grande momento aquele em que nos encontramos e tive a alegria de poder cumprimentar-te ainda que em corrida. Tivemos uma sorte enorme com o tempo e mesmo o vento não foi uma contrariedade. Gostei imenso do trajecto á excepção dos primeiros 5 km (não entendi a razão do circuito inicial) achei que os abastecimentos foram alvo de vistoria da Troika pois foram muito pobres, bem sei que o valor da inscrição era baixo mas uma fruta ou um gel era muito, mas muito bem vindo!! Foi a minha 1ª participação e serviu como treino para Badajoz, o joelho ora reclama ora deixa esperanças mas não foi o culpado de ontem. Eu é que ando mais cauteloso, mas correu bem e cheguei dentro do tempo que tinha previsto sem entrar em loucuras.

    Gostei da medalha e do clima da meta.

    Ps: não sei porque carga de água não vejo o meu tempo em lado nenhum?
    Dorsal 1713

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge

      Foi um encontro muito rápido.

      Estes chips estão a dar alguns problemas e entre a primeira classificação e a final, são sempre acrescentados uns quantos atletas que não foram logo detectados. Por isso estou convencido que daqui a um ou dois dias já estarás classificado.

      Problemas com joelhos é sempre uma chatice. Sei-o bem

      Boa preparação para Badajoz!!!

      Excluir