terça-feira, 25 de outubro de 2011

Provas de 2011 no Troféu de Oeiras com distância reduzida

As 3 primeiras provas do 30º Troféu das Localidades de Oeiras (Valejas, Caxias e Bairro dos Navegadores), exactamente as que se realizam em 2011, terão a sua distância reduzida.

Recorde-se que, segundo o regulamento, as 5 corridas que compõem cada evento têm um máximo de, respectivamente, 800 metros, 2.000, 3.000, 4.000 e 9.000, sendo que estas terão 400, 800, 2.000, 3.000 e 4.000

Portanto, e pegando na prova maior, que conta habitualmente entre os 6.000 e os 9.000 metros, estas 3 provas não podem exceder os 4.000 metros, o que faz com que, por exemplo, na primeira corrida em Valejas, o percurso tenha sido radicalmente alterado, como pode ser visto aqui, mudando o que distinguia esta prova, com a sua longa descida (e temível para quem não gosta de descer, como eu), e terminando com a subida de mais dum quilómetro, culminando numa rampa que esgota as energias (fantástica subida para quem gosta de subir, como eu).

Segundo apurei, esta estranha alteração, e apenas para as provas de 2011, foi imposta pela Federação. A razão desconheço nem a consigo descortinar.
Mas após os problemas que foram criados no início da edição anterior (ler aqui) e que quase ditaram o seu cancelamento, o aparecimento de mais esta limitação, coloca a questão do que as entidades responsáveis têm contra aquele que é o mais participado e organizado troféu concelhio, pondo muitos jovens a correrem, criando as condições de praticarem desporto, evoluírem e, quem sabe, tornarem-se nos nossos atletas do futuro.

4 comentários:

  1. Acordar as 7 da manha, com chuva.. frio... pra correr 4 kms??? melhor ficar em casa ou ir a outra prova...

    ResponderExcluir
  2. Foi por essas e por outras que deixei de fazer esse troféu.
    Gastava-se uma manhã inteira para correr 4klm, no meu caso, agora passou para ainda menos?? Nããã!
    bj eugénia

    ResponderExcluir
  3. Bom, embora seja obrigado a dar razão a quem diz que é uma prova bastante curta, não podemos deixar que um torneio destes perca o interesse devido a razões impostas pela federação, assim, convido vos a todos a participar nesta prova que o Valejas Atletico Clube vai tentar receber os atletas com a maior delicadeza possivel...até lá, bons treinos

    ResponderExcluir