terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cross Internacional de Oeiras cancelado!

Facto 1 - Apesar de já ter programa elaborado, como se pode comprovar pela foto, o Cross Internacional de Oeiras, que se disputa na pista de Cross do Jamor, e que se encontrava agendado para 5 de Novembro, foi cancelado!
Seria a sua 12ª edição duma história que tem visto desfilar um grande e rico plantel de atletas de elevada qualidade, quer nacionais como internacionais. Atente-se na relação de vencedores (aqui) e fica justificada esta afirmação.
Além da elite, este evento tem posto, igualmente, jovens e populares a correrem neste tipo de percurso onde Portugal tem dado cartas a nível europeu e mundial.

Facto 2 - Para quem treina regularmente neste local, como eu, a falta de manutenção neste ano tem sido gritante, dando mesmo a sensação de propositada. Ainda em Setembro pude treinar na pista das Açoteias e apreciado todo o cuidado nela colocado, local de eleição para muitos atletas treinarem. Ali no Jamor, nem uma simples gota de água para rega.

Facto 3 - Recentemente, mesmo ao lado, arrancaram as obras para o golfe, cujo plano ameaça há uns anos esta pista, apesar dos apelos para a salvaguardar, pois fica num canto e não será difícil a sua preservação.

Divagação - Será que o facto que apresentei como nº 3 é o que está a influenciar os 2 primeiros?
Não possuo informações que o confirmem, mas a suspeita é grande.
Nada me movendo contra o golfe como desporto em si, já o mesmo não posso falar dos que têm aproveitado o mesmo para projecções sociais, arranjinhos de negócios e feira de vaidades.
E é nesse sentido que me revolta o facto de ser esse mundo que está a ameaçar um cantinho onde atletas consagrados e populares se esforçam nos seus treinos e onde o Atletismo era divulgado de forma tão positiva com o evento supracitado e que este ano, pelo menos, foi colocado na gaveta.

6 comentários:

  1. Entao e o apuramento para o europeu? Fica so com amora e torres?

    ResponderExcluir
  2. Uma prova emblemática... e com quase 5500 € de prémios monetários... É pena!

    ResponderExcluir
  3. Enviei um e-mail de inscrição para a Prova Aberta e obtive a resposta que por falta de apoios publicos e privados a prova não se iria realizar mas que esperavam em 2012 poder voltar a realizar...vamos ver!!

    ResponderExcluir
  4. Para dizimação de circuitos de crosse, já basta o "chão sagrado" onde Carlos Lopes foi campeão do mundo!

    ResponderExcluir
  5. Uma pena, pois era um dos melhores do panorama nacional. Esperemos que volte para o ano...se a crise deixar.

    ResponderExcluir
  6. LIGA DOS AMIGOS DO JAMOR – AMIGOS DO ESTÁDIO NACIONAL
    http://amigosestadionacional.blogspot.com/

    ResponderExcluir