quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Almeirim chega às 25 edições

Almeirim tem, desde 1987, uma das provas que merece o epíteto de mítica. Estou a referir-me aos 20 kms de Almeirim que no próximo domingo atinge a edição 25. Edição especial em virtude da realização da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada, o que faz com que este ano a extensão seja de Meia-Maratona para os masculinos e 15 para os femininos.
Abro aqui um parênteses para afirmar que não percebo o porquê da diferença de extensão entre os dois sectores nesta Taça.

Assim, além da extensão, a prova regressa a um domingo de manhã, como o foi em tantos anos.
Aliás a história desta prova divide-se em duas, o período que se disputava em Janeiro e pós Janeiro.
Este evento celebrava o início do ano, onde todos os atletas de pelotão se reencontravam após as festividades de Dezembro.
Com 604 atletas na edição inaugural, aumento para 983 na segunda e depois sempre acima do milhar, onde chegou a atingir os 3.363 em 1995. Entre 1999 e 2002 fixou-se nos 1.400/1.500 atletas para em 2003 a prova ter sido transferida para Maio, com queda acentuada de cerca de metade dos concorrentes (714).
Logo no ano seguinte, e até hoje, fixou-se em Outubro e no sábado à tarde, sendo que essa primeira edição em Outubro, 2004, teve o menor número de sempre, 353, para desde então se fixar nos 400 a 700.

O total de concorrentes nestes 24 anos foi de 33.307, média de 1.388 por ano, mas dividindo pelos tais dois períodos, obtemos uma média de 1.798 nos primeiros 16 anos e 567 nos últimos anos.

A nível de vencedores, a lista é grande e de qualidade.
No sector masculino temos 17 vencedores diferentes sendo que Luís Raposo conta com 4 triunfos, seguido de João Marques 3 e de João Lopes e José Ramos com 2. Com uma vitória 13 atletas.
No feminino, 20 vencedoras diferentes, sendo Aurora Cunha a líder com 3 vitórias e Helena Sampaio e Manuela Machado a bisarem. 17 atletas venceram uma vez.
Em termos de record absoluto (houve edições com mais de 20 Kms como vai ser este ano e percursos diferentes), a palma vai para o italiano Michel Gamba que em 2001 cumpriu o trajecto em 58.09, mesmo ano em que o record absoluto feminino foi realizado pela queniana Ruth Kutol em 1.05.51

5 comentários:

  1. ...Sempre sonhei fazer esta prova; quando a agendei, vi-me forçado a deixar as corridas... sem a fazer...

    ResponderExcluir
  2. João Lima

    Esta prova teve um interregno depois de terem aparecido nas listagens uns 'corredores fantasmas'. Pelos meus apontamentos foi em 2003 que 'apareceram' esses 'atletas' mas pelo que aqui leio não foi e até nem referes esse interregno. Mas houve!

    Depois foi a 'dança' dos meses e dia de semana que desmotivou os corredores de lá aparecerem.

    Agora já não me desloco a Almeirim de propósito quando dantes não falhava a uma prova. Tenho os troféus de lembrança até 2003 seguidinhos.

    Este ano já os 20 km esticaram para os homens e os mesmos 20 diminuiram para as mulheres. Não há santo que aguente!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mário, tudo bem?

    Não houve nenhum interregno. Vê aqui:
    http://joaolima.net/Provas/20_kms_de_Almeirim.htm

    Este ano, o terem esticado para os homens e encolhido as mulheres foi imposto por ser Taça dos Clubes Campeões Europeus e isso é obrigação do regulamento

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. estava pra ir, adiei mais um ano.. estarei no Monge... pra quem estiver em Almeirim boa prova

    ResponderExcluir
  5. Uma grande prova no meu Ribatejo adoptado!
    Apenas a 14 quilómetros de casa!
    A última vez que a fiz foi num sábado de tarde (curiosamente também 21 km) e quase morri esturrado!
    Agora que a colocaram no domingo “caiu” em cima da Corrida do Monge.
    Que me desculpem as simpáticas gentes de Almeirim, a excelente organização da prova e a sopa da Pedra (!) mas o Monge é o MONGE!
    Entretanto os Deuses da Lezíria ficaram zangados com a minha escolha e “pregaram-me” uma “bruta” constipação.
    Mas lá estarei no Monge como caminheiro... Na verdade, tirando a distância, a diferença nem é muito tendo em conta a velocidade a que corro pela Serra a cima (e a baixo)!

    João esquece os problemas todos, pensa na sopa da pedra e aperta contigo em Almeirim Campeão!

    ResponderExcluir