domingo, 24 de outubro de 2010

Corrida do Tejo

As camisolas dorsal desde 2006 (em 2005 ainda não corria)
Tudo à espera de "soltar o queniano que há em si". Carlos Mendes, Alzira Sobral, Sandra Martins, eu, António Sobral e Orlando Couto
A brilhante vencedora, a grande campeã Jéssica Augusto, posa para a Mafalda mostrando os troféus conquistados
Pódio masculino, Ricardo Mateus (2º), Rui Silva (1º) e Luís Pinto (3º)

Não há outra maneira de dizer, sinto-me eufórico pela minha corrida nesta 30ª Corrida do Tejo, Os 52.15 que marquei de tempo de chip, são o meu record desta corrida, o anterior era de 52.30 em 2008, e é a melhor marca do ano aos 10 quilómetros, numa sequência de bons tempos em evolução que tenho vindo a marcar. Sem o ritmo mais lento nas primeiras centenas de metros, pelo tráfico, julgo que poderia mesmo entrar no 51 alto. E, prova que estou bem, é que a minha 2ª metade foi mais rápida que a primeira (26.25 / 25.50), e o último quilómetro em 4.56
É sabido que desde Julho mudei a minha forma de treinar e os resultados estão à vista, com o intuito de chegar, finalmente, aos ambicionados 49. Já lá estive muito perto numa evolução que foi interrompida por uma entorse em 2007 e uma fractura em 2008. Agora, se se cumprir o ditado, à terceira é de vez.
Tenho é que continuar a treinar com disciplina, sem me deixar levar por euforias, e utilizar muito bem a cabeça, como tenho conseguido fazer.
Quando, não sei, mas o dia há-de chegar.

Mais uma vez a organização desta prova esteve ao nível que nos tem vindo a habituar, sempre inovando e sempre com grande profissionalismo. Muitos e muitos pontos se podem destacar. Desde os treinos que fazem que esta não seja apenas mais uma corrida mas sim um espaço ideal ao convívio, inclusive com grandes atletas, ao sistema de entrega de sacos utilizando a tecnologia em seu favor, à camisola dorsal, às divisões por tempos (apesar de haver muito atleta mascarado de tempos que não consegue alcançar), à grande animação antes da partida, às placas quilométricas correctamente colocadas, aos dois reabastecimentos (4 e 7 kms), à chegada e rápido escoar de atletas (quase 10 mil e não há fila para cortar a meta. Este é um recado à organização do Grande Prémio do Natal), à medalha, à feira da fruta, à transmissão televisiva, à paisagem, e a outras coisas, de certo, mas que não me recordo agora.
Por alguma razão esta é a maior corrida competitiva no nosso país e hoje foi estabelecido novo record nacional. Estava em 9.147 atletas classificados no ano passado, passou a 9.262
E de salientar também a forte componente feminina, 2.022 atletas o que representa 21,8% num panorama habitual de 4 a 8% do pelotão.

A nível competitivo, os grandes favoritos, Rui Silva e Jéssica Augusto, venceram. Rui Silva alcançou o seu tri numa corrida onde logo aos 3 quilómetros ficou isolado com os seus dois colegas sportinguistas Ricardo Mateus e Luís Pinto. Aos 8, numa altura que Ricardo Mateus se tinha atrasado uns cem metros, Rui Silva dá na subida para o Inatel a sapatada final, descolando-se de Luís Pinto que viria, quase em cima da meta, a ser ultrapassado por Ricardo Mateus. De salientar as boas marcas alcançadas pelos três. Rui Silva com 29.12 ficou a escassos 7 segundos do record deste percurso, realizado por si em 2007, Ricardo Mateus 29.23 e Luís Pinto 29.28. O 4º, Bruno Paixão, chegou a quase 2 minutos do vencedor, com João Lopes em 5º e o surpreendente e muito promissor Rui Pinto em 6º com 31.57, ele que ainda tem apenas 17 anos!

No sector feminino, Jéssica Augusto alcançou o seu bi, e consecutivo, fazendo 33.26 e ficando a 21 segundos do record deste percurso, que é seu. Os 2 melhores tempos de sempre de Algés a Oeiras, pertencem-lhe ambos!
Em 2º terminou a habitual participante e já 4 vezes vencedora, Sandra Teixeira, a 1.12 de Jéssica, com a jovem promessa, já certeza mesmo, Daniela Cunha a repetir o pódio do ano passado, agora em 3º.
Apesar de só recentemente ter retomado a sua preparação física, Vanessa Fernandes que vinha apenas rolar, foi a 4ª com 37.54, ela que também já conta com uma vitória aqui, em 2007 com 33.30

E agora... que venha a edição 31!

6 comentários:

  1. Parabéns pelo resultado alcançado.
    Neste momento só tenho um sonho em termos de carreira desportiva: conseguir correr a quinquagésima edição da prova aos 70! Era bonito!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jorge!
    Era e vai ser bonito! Na 50ª edição eu também terei 70. Vamos os 2 lado a lado a não deixar o outro para trás!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabens Joao!A evolução nao se faz só a correr diariamente porque nos apetece, tem de existir também alguma disciplina de treino(planificação e gestão), é dessa forma q os resultados vao surgindo, como se costuma dizer, nao é preciso treinar muito, o importante é sim saber treinar, assim desta forma disfruta-se melhor do prazer de correr.Força.Bons treinos.1 Abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado grande Ricardo!
    Espero que a lesão esteja melhor e em breve te possamos ver em pleno e grande forma!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Parabéns pelo tempo alcançado.

    andei a pesquisar e encontrei o seu blog onde fez referência á corrida do tejo 2010, na qual também participei, e ambicionava fazer 50', mas ainda nao foi desta, pois fiquei-me pelos 55'57 de tempo de prova, mas o meu tempo de chip está igual, segundo os resultados no site, o que é impossivel, pois quando passei pelo controlo de chip já tinha passado algum tempo.

    Muita gente deve estar também a perguntar o porque desta falha, a questao é que nao sei quem informar deste erro, não há nada de contactos no site.

    Verifiquei atrávés do dorsal da sua camisola, que também tem o tempo de prova igual ao de chip.

    De qualquer maneira, também nao é importante, mas sim ter saúde para o ano estar lá outra vez.
    Cumprimentos,
    Vitor.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Vitor
    Muita gente tem os tempos de chip iguais, não sei o que aconteceu. Eu, por exemplo, fiz 54.23 tempo de prova mas o tempo real, de chip, foi 52.15
    Força para os 50 e boas corridas!
    Este fim-de-semana há uma que deve ser muito gira, a Corrida do Jamor no domingo

    Um abraço

    ResponderExcluir