domingo, 17 de outubro de 2010

Portugueses arrasam nos Campeões Europeus de Estrada!

Com a Campeã Europeia de Estrada, Dulce Félix
A muito simpática Sara Moreira, triste por estar lesionada mas com direito a se cantar os parabéns no pódio pelo seu 25º aniversário
A muito promissora Daniela Cunha, que ainda se lembrava do que aqui escrevi uma vez sobre ela!
Eu e o Carlos a ladearmos o Campeão Europeu de Estrada, Hermano Ferreira, em espectacular forma!
Carlos, Sandra e eu, os primeiros a chegarmos de manhã a Moncova! Finalmente uma vitória! :)
Hermano a ser entrevistado mal acabou a corrida
As duas primeiras, Dulce e Anália (por ordem inversa na foto), posam para a Mafalda, grande fotografa que não perde uma!
Pódio feminino
Pódio masculino
Daniela Cunha e Sara Moreira ladeiam a vencedora da prova aberta, Liliana Alexandre
Foto de família dos campeões colectivos em ambos os sectores, Maratona Clube de Portugal

Mas que rica manhã se passou hoje na corrida comemorativa do Bicentenário das Linhas de Torres, programa onde constaram as Taças dos Clubes Campeões Europeus de Estrada masculinos (Meia-Maratona) e femininos (15.000) e uma Prova Aberta englobada na corrida feminina.
Uma corrida inédita num percurso belo e selectivo, com boa disposição e ambiente reinantes, e onde se fez a festa em português, mas isso já lá vamos.
Se estes foram os pontos positivos, também têm que se citar os negativos que foram a falta de correcta sinalização quilométrica que apenas existiu nos 5 últimos quilómetros mas com a de 5 quase nos 6, mas este problema é de somenos importância comparado com o facto das últimas dezenas de concorrentes da Prova Aberta terem apanhado, por descuido policial, o transito aberto entre os 9 e os 11 kms, obrigando os atletas a irem apertados pela berma com os carros a passarem nas duas faixas numa estrada que nem era larga. No entanto, quando 2 motards reguladores do tráfego se aperceberam, de imediato corrigiram esta situação potencialmente perigosa e que não foi nada agradável.
Também outro ponto que seria de evitar, mesmo porque estamos a falar duma prova europeia, foi o facto de não existirem casas de banho portáteis em Moncova, lugar de partida para a prova feminina e aberta, tendo nós mesmo sido questionados por atletas da equipa irlandesa onde eram as mesmas e tivemos que responder que a única hipótese era atrás das árvores...
De resto, tudo perfeito, com um muito bom clima em Torres Vedras e onde grande parte dos atletas não arredou sem ver os respectivos pódios.

Na vertente masculina, o nome a destacar é Hermano Ferreira que fez uma prova aparte dos restantes. Fugiu logo aos 3 quilómetros e imprimiu um ritmo diabólico que lhe permitiu vencer com quase minuto e meio de avanço sobre o 2º e, mais importante, um fantástico tempo de 1.01.24, o que é deveras espantoso e só é de lamentar que não possa ser homologado por desnível superior a 21 metros entre a partida e chegada.
Hermano Ferreira representa agora a Conforlimpa mas a vitória não foi suficiente para ajudar a equipa a conquistar o título colectivo, devido a uma grande homogeneidade do Maratona que jogou em equipa com o 2º e 3º, um surpreendente Nuno Costa e Rui Pedro Silva, a chegarem juntos, tal como os 5º, 6º e 7º José Rocha, Rui Teixeira e Fernando Silva, o fizeram num espírito de entreajuda que levou o Maratona ao título. E se fosse necessário, Ricardo Ribas ainda foi 9º. O Maratona somou assim 16 pontos (2+3+5+6), contra 24 da Conforlimpa (1+4+8+11) que, além de Hermano, contou com Paulo Gomes em 4º, Licínio Pimentel em 8º, José Ramos em 11º, ele que tinha passado em Moncova isolado em 2º, e Hélder Ornelas na 12ª posição tendo Youssef el Kalai desistido.
Assim, o Maratona desempatou, passando agora a contabilizar 9 títulos contra 8 da Conforlimpa.
A nível individual, Hermano repetiu a conquista do ano passado.
A Kromeriz da República Checa completou o pódio.


E se em masculinos as duas principais equipas desempataram, no sector feminino foi o inverso com o Maratona a igualar os 7 títulos do Braga.
Bisando a vitória, Dulce Félix, agora com as cores do Maratona, venceu categoricamente com 50.31 e 33 segundos de avanço sobre Anália Rosa, com a bracarense Filomena Costa em 3º, sendo a única atleta que quebrou o domínio da equipa de Caxias pois as 4ª e 5ª colocadas também pertenceram ao Maratona, Elizabete Lopes e Daniela Cunha, outro excelente reforço da equipa. Ercília Machado do Braga foi 6ª e Fernanda Miranda 8ª, com Maria Ruiz Castellanos do Canal Isabel II em 7º e única atleta que ficou à frente duma nacional. O Canal Isabel II foi 3º num pódio colectivo dominado pelas portuguesas, com o Maratona a alcançar 7 pontos (1+2+4) e o Braga 17 (3+6+8).
Dulce Félix prepara-se agora para um grande desafio, a estreia em Maratona na prestigiada prova de Nova Iorque.


Na prova aberta, vitória para o queniano Anthony Maritim com a marca de 46.45 e um avanço a aproximar-se dos 2 minutos sobre o atleta dos Leões de Porto Salvo, Alex Scutaru, com Francisco Pedro do Toledo na 3ª posição.
Nos femininos, a jovem Liliana Alexandre do Torriense foi a brilhante vencedora com a marca de 56.50, chegando à frente de metade (11 em 22) das atletas dos Campeões Europeus. Perto de 4 minutos após, chegou a veterana benfiquista Lucília Soares, sendo a 3ª Anabela Tavares do Arrudense.

A minha prova foi, sem modéstia, muito boa. Tempo real de 1.23.25 no que é a minha melhor marca do ano nos 15 quilómetros e a 4ª em 17 no meu historial, apenas batida por 3 provas realizadas no mítico ano de 2007, o ano de todos os records. Mas principalmente foi alcançada com uma passada descontraída, a divertir-me com os curiosos que assistiam e sem sentir desgaste. Quanto ao joelho, assustou-me faltando uns 2 quilómetros mas tal como veio, passou de imediato. Mais uma prova que vem realçar o meu bom momento e a boa preparação que efectuei.
Prazer deu o facto de ter acompanhado sempre a Sandra e assistir a ela bater mais um record seu na distância, depois de já o ter feito em Peniche, prova onde foi acompanhada pelo João Branco. Será que o seu segredo é ser acompanhada por um João?
A seguir, foi tempo de assistir às festas dos pódios, interagir com os atletas de elite e tirar umas boas fotos com o orgulho de estar ao lado de grandes campeões que não se deixam afectar por esse estatuto e mantêm a sua grande simpatia e disponibilidade. Mais um factor de orgulho nos atletas que temos e que mereciam mais e mais atenção por parte de muito boa gente.


Um comentário:

  1. Olá João,

    Hoje, simplesmente faço minhas as tuas palavras, porque relataste exactamente o mesmo que eu achei.

    Foi uma manhã extraordináriamente bem passada, junto dos meus grandes amigos e da nossa elite.

    Os teus resultados, têm vindo a expressar todo o treino intenso mas consciente que tens feito.

    Hoje foi uma prova agradável, ao londo de 15 Kms em que o sobe e desce era uma constante, mas que tu fazias esquecer o cansaço com a interacção com a população, que também está de parabéns pela simpatia e carinho demonstrado.

    Quanto ao meu recorde... pois... será mesmo uma questão de Joões? Se calhar é mesmo... o que terei de vos contratar para serem minhas lebres : )

    As fotos, estão muito giras, a nossa Mafaldinha é genial!
    Hoje foi difícil escolheres : )

    ResponderExcluir