quarta-feira, 17 de março de 2010

Yelena Isinbayeva - Recuar para ganhar balanço?

A atleta feminina com maior número de records mundiais de sempre, a russa Yelena Isinbayeva, pondera parar o resto da época.
Com 27 anos de idade, Isinbayeva já bateu por 27 vezes o record mundial do Salto à Vara, tanto em pista coberta como ao ar livre.

Em 1993 o record feminino estava em 4,11 e não era minimamente expectável que um dia chegasse aos 5 metros. Foi evoluindo lentamente até aparecer Isinbayeva que em 2003 coloca o seu primeiro record mundial em 4,82. Hoje em dia, esta marca continua a ser bastante rara de atingir por qualquer atleta, com excepção de Isinbayeva que já a elevou até 5,06! Um grande marco na história do Atletismo foi o dia 22 de Julho de 2005 quando em plena capital inglesa Isinbayeva passou uns impensáveis, até há muito pouco tempo, 5 metros.
Culminado um período de ouro em 2008, em que no mês anterior já tinha batido o record mundial por mais 2 vezes, Isinbayeva sagra-se novamente campeã olímpica em Pequim com apenas 2 saltos, começando onde quase nenhuma das restantes chegou e fechou a sua participação nos Jogos com novo record mundial.

Vencer passou a ser uma obrigação, pois entre 2003 e o Mundial de Berlin de 2009 ganhou tudo o que havia para ganhar. Numa prova com a sua presença, ninguém ousaria pensar que a russa não vencesse.
Mas um dia tinha que acontecer. Em pleno Mundial de Berlin 2009, e depois duma qualificação com um único salto completamente à vontade, Isinbayeva chegou à final e derrubou de seguida a fasquia nas suas 3 tentativas. Uma surpresa tal que a própria vencedora, a polaca Anna Rogowska nem queria acreditar que tinha ganho a Isinbayeva.

Se a derrota é natural para qualquer atleta, para quem ganhava sempre há 7 anos o choque foi grande e Yelena escreveu no seu site, no dia seguinte, que ia dar a volta, especialmente depois de certos "intelectuais" da comunicação social se apressarem a dar-lhe como acabada! 11 dias depois foi a resposta. Depois de garantir a vitória em Zurique para a Liga Dourada, Isinbayeva pediu a fasquia a 5,06 e logo na primeira tentativa calava todos com mais um espantoso record mundial!

Mas eis que chega o Mundial de Pista Coberta em Doha, que acabou no domingo e algo de estranho se passou. Isinbayeva qualificou-se com muita dificuldade. Foi notória a crise de confiança que teve após o 2º derrube, quando se agarrou ao seu treinador. Mas conseguiu superar para na final e após um primeiro salto a 4,60 com uma facilidade desarmante, provando que tinha muita margem, soçobrou nas 3 tentativas seguintes com uma notória falta de confiança na sua última tentativa.

Isinbayeva revelou então estar a precisar duma paragem "Mentalmente tenho de voltar a encontrar a chama. Para ganhar a este nível é preciso estar fresco e concentrado. Talvez esteja emocionalmente cansada. Algo de estranho está a acontecer comigo e não consigo superar".

Se as vitórias são consideradas o melhor doping natural, ter a obrigação de ter que ganhar sempre pode ser uma pressão intolerável.

Estou convencido que Yelena Isinbayeva regressará em plena forma e que mais records cairão. Ela que prova que pode ser doutro mundo como atleta, mas que afinal também é humana como todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário