domingo, 1 de dezembro de 2013

A 3ª Corrida do Sporting

Com Orlando

Com Eberhard, Luís Neves e Sequeira (encoberto)

Após ter marcado presença na edição inaugural, regressei hoje à Corrida do Sporting na sua 3ª edição, um evento que o apelido como "entupimento" e por 3 razões.

O primeiro entupimento foi pessoal. Já na corrida de 2011 estava engripado, hoje estive constipado o que me dificultou a respiração.

Outro entupimento foi uma desagradável repetição da edição inaugural onde 100 metros após a partida o percurso afunila, o que facilmente se imagina no que dá, quando vem em plena aceleração um pelotão de mais de 4 mil atletas. Não é de modo algum agradável iniciar a corrida e logo passar a passo e chegar mesmo a estar parado, demorando cerca de meio minuto a desatar aquele nó.
Se na edição inaugural foi compreensível (e tanto quanto sei em 2012 arrancou-se noutro sentido), vir agora repetir um erro que já era conhecido não foi muito bem aceite.

E no final, depois de se cortar a meta, novo entupimento, demorando-se mais de 10 minutos para percorrer uma recta onde íamos recebendo uma água, depois uma maçã e uma bebida isotónica. 
Não compreendo porque se demorou tanto ali, agravado por estarmos a arrefecer, estando uma temperatura bem fria ao melhor estilo de "calorzinho soviético".

O afunilamento no final da prova. O problema é que arrefecemos ao frio...

Mas se estes pontos negativos ainda se superam, a grande crítica que tenho a fazer a esta prova dirige-se ao presidente do clube que não autorizou a chegada dentro do estádio, o que é sempre um momento simbólico, em especial para os atletas que forem simpatizantes do clube. Mas todos nós sabemos que estes dirigentes dos chamados grandes governam os clubes apenas com o olhar no futebol, o que no caso do Sporting é mais gritante pois tem um historial muito rico na nossa modalidade de eleição.

Tirando estes aspectos, é uma prova muito agradável de fazer e com um espaço amplo que permite um bom convívio, que não foi maior hoje pois estávamos todos encolhidos com o frio.

A participação não pára de aumentar, cifrando-se o novo record em 4.241 classificados (mais 57 que em 2012), sendo 711 atletas femininas (16,8%).

Com a minha mania das estatísticas espero que o que vou escrever não acenda discussões mais acaloradas, pois sabemos que a paixão pelos clubes é cega, e estou a falar à vontade pois sou "independente" dos chamados grandes, mas não deixa de ser curioso que a Corrida do Sporting tenha uma participação bem superior à Corrida do Benfica, sabendo-se que o Benfica tem uma falange de apoio maior. Desconheço a razão deste facto que foi apenas uma curiosidade.

Tudo preparado para a partida

Os vencedores foram ambos atletas da casa. No sector masculino, o agora sportinguista Manuel Damião cedo se isolou, vencendo com o tempo de 30.13 e um avanço que se cifrou em 2.10 sobre o seu colega Mário Teixeira. Completou o pódio Pedro Conceição do Linda-a-Pastora com 32.36

Sandra Teixeira e Susana Francisco, ambas do Sporting, correram juntas até à meta, tendo a popular Sassi superiorizado-se por 1 segundo. Margarida Dionísio do Garmin/Olímpico de Oeiras foi a 3ª a 1.05

O amarelo a sobressair entre o muito verde

Quanto à minha corrida, começo por fazer um esclarecimento do que escrevi na da semana passada sobre Mendiga e o tempo que realizei. A comparação que fiz foi sobre o signo do estatístico que há em mim, não como forma de valorizar apenas os tempos. O que mais conta para mim são as sensações e esses 4 primeiros quilómetros em Mendiga foram muito duros por questões cabeçais, mas que se vieram a revelar muito importantes nos dias seguintes. 

Depois do que me aconteceu na Maratona Cascais-Lisboa, fiquei cheio de raiva e energia para vingar o sucedido. Como já escrevi, nos últimos tempos fui-me abaixo. Provavelmente necessitava de fazer o "luto" da situação. O ponto crítico deu-se nesses tais 4 kms, mas o ter vencido essa guerra interna, mudou-me e tive uma semana completamente diferente e bem focado no grande objectivo de Sevilha.

E isso provou-se hoje onde corri sempre com boas sensações. Marquei 55.42 (sem aquela paragem forçada pelo entupimento inicial talvez ainda pudesse ter lutado para baixar marginalmente dos 55) e estive sempre bem. Tenho consciência que não fui ao limite das minhas pernas pois hoje corri conforme a respiração me deixava, pela já referida constipação. E acabei bem e em força.

Nestes dias, penso muito numa frase que provavelmente nem é verdadeira mas que finjo que o seja. "Um raio nunca cai duas vezes no mesmo sítio".

E eu vou cortar aquela meta em Sevilha!!!




18 comentários:

  1. Boa tarde João,
    Ja por diversas vezes o disse, aqui, no Fb, e até pessoalmente durante a subida da S. Silv. Lisboa no ano passado :) que o site do João é fantástico e autêntico serviço público. Muito bom mesmo e não há igual!! Gostaria desta vez de destacar as fotos tiradas pela Mafalda, que por vezes tomo a liberdade de "roubar" como aconteceu no Monge por exemplo. Desta vez não me apanhou a mim, mas apanhou 3 colegas de equipa na chegada e a foto está fantástica (nº204). Obrigado e só posso desejar tudo de bom para o futuro e claro Sevilha será mais um obstáculo...superado. Força !!
    Por ultimo, o que eu adoro aquele cartaz da foto no blog "Dreams do come true"... Maravilhoso.
    Obrigado,
    Nuno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras! :)
      A autora do cartaz foi a minha filha Joana e aquela foi a minha equipa de apoio no dia de sonho na estreia em Maratona :)

      Um abraço

      Excluir
  2. Parabéns!
    Estive na caminhada e com mais frio,!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. João... tenho sempre problemas em comentar aqui...ou a net vai abaixo...ou não fica...ou....

    Enfim, mas sou teimosa (às vezes, quando acho que vale a pena e este é o caso) e cá vai:

    Da Corrida do Sporting...pelas coisas negativas que referes e que se repetem - tive essa mesma experiência em edições anteriores - e pior o facto deste ano a meta não ser no estádio, e ainda o preço , 16,00 eur se não estou em erro para não-sócios, e tenho das Corridas do Sporting a minha dose. Não conto voltar.

    Agora, Sevilha, Sevilha, Sevilha!!! Sonhemos e trabalhemos para realizar o sonho, cada um o seu e sabes que o meu é também realizá-la, corrê-la, fazer dela a minha 6ª com sucesso, o que significa corrê-la, cortar a meta e retirar dela muito prazer! Tudo de bom para ti nesta preparação! Vai correr bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!
      O preço era 12 para não sócios (pelo menos na altura que me inscrevi)

      É esse o nosso objectivo andaluz! Vamos todos cortar a meta e em prazer :)

      Beijinhos e força, Ana

      Excluir
  4. Ainda não foi este ano que participei na corrida do meu clube! É uma falha no cv. ;)
    Muito bom tempo, João! E estavas 'entupido', imagina se não estivesses! Esses treinos de velocidade andam a fazer maravilhas. :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Rute! Acho que teria menos uns 2 minutos nas pernas caso a respiração estivesse livre.

      Beijinhos e força para ti! :)

      Excluir
  5. Assim já gosto!! Parabéns por mais uma e em Sevilha vais cortar a meta, sim senhor.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Viva o Atlético!
    ("Prontos" também tenho direito a fazer comentários "passados dos carretos").
    he he he he he he he he he

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva o União de Tomar!
      (a primeira época que acompanhei, 1967-1968, foram os nossos dois clubes os que subiram à primeira divisão)

      Um abraço, Jorge

      Excluir
  7. João, foi um bom tempo!
    Vai ajudar, de certeza, a encarar os treinos para a maratona de Sevilha.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Acabaste realmente bem e em força João. Obrigado pelo boleia nos ultimos 3 quilómetros :)

    Força nesses treinos para Sevilha.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado eu pela companhia, João. É sempre uma mais valia :)

      Um abraço

      Excluir
  9. Ah vais vais!!! Assim é que se fala!
    Bela corrida que fizeste e estavas engripado. Parabéns.
    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa!

      Beijinhos e uma rica semana também para ti :)

      Excluir