quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Um dia fazer um bi-diário - Efectuado!


Já há muito que acalentava o desejo de fazer um treino bi-diário. Ora, em vez de simplificar, nada como complicar e realizá-lo no dia semanal de treinos no EUL onde fazemos séries, skipping e outras coisas levezinhas...

Como esse treino dura à volta de 6 kms, ao final da tarde teria que fazer mais 15 para perfazer uma Meia-Maratona.

A Isa juntou-se a esta ideia e de manhã lá fomos para o EUL com a Carla e não facilitámos nada, esquecendo por completo que à tarde haveria mais. Então a Isa, não facilitou mesmo nada... mas isso são novidades para ela contar no seu cantinho. Apenas digo uma coisa: Quem está habituado a ver a Isa correr, não imagina como ela se transfigura em sprints vigorosos e com uma passada perfeita de velocista!
A Carla está no início deste trabalho, foi apenas a sua 2ª semana, mas pelo que vi hoje até aos 300 metros, dêem-lhe mais umas semaninhas e...

À tarde, além dos dois bi-diaristas, juntou-se o Vítor para quem bi-diário é coisa pouca mas isso ele contará também no seu cantinho. E os 15 foram despachados duma forma muito agradável, de tal maneira que nem pareceu que se esteve a correr aquele tempo. E perto do final, até deu para encontrar o grande Pedro Carvalho!

Em conclusão, isto fez-se muito melhor do que esperava e não vou ficar por experiência única. Em especial porque após a Maratona de Sevilha tenho outro objectivo especial à vista e há que dar-lhe forte e feio!
Mas a verdade é que se fez bem devido à companhia, em especial dum casal tão simpático como a Isa e o Vítor que, indo na converseta com eles, os quilómetros voam.

Sozinho, talvez tivesse feito mas o cansaço e o desgaste seriam incomparavelmente maiores e o prazer não tão grande. 
Durante quase toda a minha carreira no Atletismo treinei sozinho. Desde 2006 ao Outono de 2012 contam-se pelos dedos duma só mão os treino que fiz acompanhado. Por causa das Maratonas, e agora deste trabalho específico de treinos no EUL, tenho treinado várias vezes acompanhado. E que diferença! 
Se tivesse possibilidade de correr muito mais vezes acompanhado, com pessoas de ritmo semelhante, tenho consciência que, não só era mais agradável, como progrediria de outra forma pois dá-se mais, quer em ritmo quer em distância.

Sevilha aproxima-se e aquela meta a ser cortada está mais perto!

26 comentários:

  1. Também não achei o treino bi-diário nada de muito difícil.
    Com tão boa companhia quer de manhã quer à tarde a coisa fez-se bem.
    Mas eu ando inspirada (vá-se lá saber porquê...) e por isso é natural que as coisas estejam a fazer-se com tanta facilidade.

    Treinos bi-diários?
    Para repetir :)

    Beijinhos e venha Sevilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a tua inspiração dá-te asas! :)))

      Para repetir sim senhor, o que dá jeito não só para Sevilha como para o que vem depois (o pessoal vai ficar com inveja de saber que tu sabes o que é! :) )

      Beijinhos bi-diarista!

      Excluir
    2. Metendo-me na vossa conversa para dar a minha opinião, os treinos são avaliados pela qualidade e não pela quantidade. Se os bi-diários forem correctamente estruturados claro que se fazem sem grande dificuldade. O mesmo se aplica ao número de treinos semanais, podemos treinar 2x por semana e rebentarmos connosco e podemos treinar 6x por semana sem qualquer problema. Treinem bem e os resultados vão aparecer quase diariamente. ;)

      Excluir
    3. Exactamente Pedro, há que estruturar as coisas com cabeça e vamos notando logo os resultados :)

      Excluir
  2. Eu o grande sou eu? :)
    Ainda estive para ir atrás de vocês mas ainda estava de gravata e sapatos. Não era muito prático. ;)
    Continua que vais no caminho certo.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que o grande és tu!
      Grande pessoa
      Grande amigo
      Grande atleta
      Grande coração
      Queres mais?

      Um abraço :)

      Excluir
    2. E com esta vou para a caminha com uma disposição de atleta olímpico. Só tu campeão...

      Excluir
  3. Olá João,
    Com companhia, de preferência com o nosso ritmo, as coisas ficam mais fáceis.
    É nos treinos que podemos fazer alguns excessos, assim vamos aos poucos tendo uma ideia dos nossos limites ou do que ainda podemos progredir.
    Bons treinos

    Manuel Nunes

    ResponderExcluir
  4. Grande treino!
    Com esta companhia, nem dei conta dos 15 km.
    Estás em grande forma, fizeste o treino na maior.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Mas isto parece mais um encontro de bloggers de corrida :)
    Viva o luxo...series de manhã, 15km zinhos à tarde...sim senhor. Eu sei de que falas quando dizes que treinos com amigos se fazem muito melhor.
    Força para Sevilha e já me deixas-te com a pulga atrás da orelha para saber qual é esse Mega-Hiper Objectivo que virá a seguir.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos e força para o pouco que já falta até final do ano :)

      Um abraço

      Excluir
  6. Com boa companhia tudo corre melhor:).
    Bons treinos e com 2014, que se cumpram muitos objectivos e se realizem muitos sonhos.

    ResponderExcluir
  7. Como atleta, com 20 anos de carreira, sou apologista do treino bi-diário primeiro de tudo se houver disponibilidade para tal (mesmo não sendo profissional de atletismo pode e deve faze-lo sem problemas se o horario laboral o permitir),Depois ter disponiblidade fisica e mental (muito importante!!!) para o efectuar!,Mas sou da opinião que se nao tivermos a primeira razão como válida, nao deve cometer tal erro, pois o corpo e a mente (a segunda razão :-) ) nao vao achar la muita piada, e ao fim de uns dias os treinos poderão tornar-se penosos.Sou da opinião que os treino bi-diários servem essencialmente para de uma forma equilibrada dividir as cargas de treino e permitir maior volume fruto dessa divisão.Sempre preferi fazer por exemplo 45 minutos de manhã e 1 hora ou apenas 50 minutos de tarde, do que por questões de disponibilidade apenas poder fazer 1h/1h10 (o normal para quem treina uma vez por dia), ou seja principalmente para quem treina para distancia longas, torna-se muito importante o volume de treino (nº de kms) para quem quer por exemplo preparar uma Maratona deve rondar no minimo os 100/120 kms semanais, menos do que isso, pode faze-la mas imagino o sacrificio que irá passar para a terminar, é que independentemente do valor atletico de cada um, acho que é melhor uma boa preparação e fazer 4 horas na Maratona do que uma má preparação e até fazer as mesmas 4 horas mas com um sacrificio tal que se calhar vai pensar duas vezes quando quiser se meter em outra assim como vai castigar fortemente o seu corpo, pois o mesmo nao estava preparado para tal esforço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela partilha de experiência pessoal, Ricardo

      Um abraço e bom 2014!

      Excluir
  8. Isso é treino para uma ultra - maratona! Por acaso conheço um sujeito que até correu uma e não teve de fazer isso tipo de treino!
    hi hi hi hi hi hi hi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o que disseste no teu artigo. És muita teimoso! :)

      Um abraço

      Excluir
  9. Também a maioria dos meus treinos sempre foram corridos sozinha, ou comigo mesmo como gosto de dizer. Mas sim, os treinos acompanhados são outra coisa, o tempo passa mais depressa, os kms nem damos por eles, salvo seja...e é por norma bem mais agradável. Desde que o ritmo e o objectivo desse treino seja muito parecido para todos os participantes. Porque o treino individual (treino com o fim mais específico de melhorar, velocidade, força, resistência, etc etc...) na minha opinião é tão individual, porque somos únicos, que é importante que seja feito sozinhos mesmo. Quantas vezes também já me aconteceu querer fazer um treino de determinada maneira e por ter companhia acabar por fazer um treino de alguma forma "prejudicial" ao que se pretendia? Claro que isto é muito relativo, e por norma também prevalece e valorizamos os benefícios do treino com companhia (conversa, amizade, convívio) mesmo que fisicamente não tenha sido o melhor para nós...

    No caso da preparação das Maratonas então...as sessões longas...sabe tão bem ter companhia...sozinho é uma prova mental tremenda...mas que se superada, também nos fortalece sobremaneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo tem aspectos positivos e negativos. Após tantos anos a treinar sozinho, sabem-me muito bem os treinos acompanhados! :)

      Beijinhos e boa continuação de preparação

      Excluir
  10. De nada Amigo João Lima, ja agora aproveito para dizer que o treino acompanhado é sempre bastante benéfico a todos os niveis.Treinem sempre que possivel acompanhados (normalmente até parece que custa menos, mas estimulo pretendido fica lá e vamo-nos sentir muito melhor!).Também gosto do treino em solitário, mas normalmente para mim servem para "arrumar as ideias" é a terapia ideal, naquele periodo tempo, temos a possibilidade de falar (meditar) connosco próprios e muitas vezes encontrar a solução para os problemas que habitualmente nos surgem ao longo da vida!Bons treinos, boa preparação para Sevilha e Bom 2014! 1 Abraço

    ResponderExcluir
  11. Bem vocês estão em grande!!! Que orgulho ver-vos treinar assim!! Em Janeiro quero ver se me junto a vocês nas vossas sextas! :)

    Sem dúvida que treinar acompanhado faz diferença. Ultimamente a companhia do pai não se tem feito sentir e como eu sinto a falta dele nas minhas corridas...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva! Mais uma para as sextas :)
      Olha que aquilo dá um resultadão! :)

      Beijinhos

      Excluir
  12. Hmmm, que objectivo é esse pós-Sevilha?... É a Maratona do Porto ou há por aí mais surpresas?? ;)
    Beijinhos e um ano novo cheio de corridas felizes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Maratona do Porto já estou inscrito. Não é difícil de chegar lá... uma coisa que persigo há demasiado tempo! :)

      Beijinhos

      Excluir