terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A louca corrida às inscrições do Fim da Europa


O Grande Prémio do Fim da Europa durante muitos anos foi uma prova com participação não significativa, rondando até 3 centenas de participantes. Era conhecida a sua dureza e existia alguma aversão a subidas por parte de muitos atletas.

Esse mito, digamos assim, foi desaparecendo, o apelo por desafios tomando conta de muitos, aliando o facto de ser um percurso muito belo.

E a participação disparou, ultrapassando o milhar e meio em 2011. Previa-se à volta de 2 mil em 2012. pois o passa a palavra era muito elogioso, mas nesse ano, em virtude da cega fobia por cortes sem medir o retorno, a prova foi cancelada.


Umas boas centenas de atletas juntaram-se e fizeram um treino como se da corrida se tratasse, forçando o seu regresso em 2013, agora em termos mais adaptados ao momento actual, sem a tenda dos comes e bebes no Cabo da Roca e outras coisas supérfluas, tendo sido decidido limitar a participação a mil atletas. 

Apesar das inscrições terem aberto 3 meses antes, numa dúzia de dias esgotaram, deixando muitos de fora, pois não calculavam que os lugares disponíveis voassem como voaram.

Para esta edição número 24 do próximo 26 de Janeiro, a expectativa era grande pois havendo novo limite de mil, sabia-se de antemão que esses lugares não demorariam os tais 12 dias do ano passado a serem tomados. Mas também não seria imaginável que eles apenas durassem... meia dúzia de horas!


Pois é, saiu a comunicação da abertura das inscrições, tratei logo de as efectuar e já havia 80 inscritos. Com 2 horas e meia chegava-se à metade e, apesar de ter sido entretanto anunciado que não haveria limite mas sim preços progressivos, ao fim de 6 horas os primeiros mil, com preço de inscrição de 12 euros, esgotaram!
Entre o 1.001 e o 1.500 que ainda há lugares, pelo menos no momento que escrevo estas linhas (estão já 1.100 às 19.30), serão a 15 euros e a partir daí a 18 euros.
(actualização 22 horas depois de abertas as inscrições, estão neste momento 1.300!)

Um bonito lema usado para esta prova foi o "Dificilmente haverá prova mais bonita...", outro que podemos acrescentar é "Dificilmente haverá prova mais concorrida..." em termos de inscrições, pois julgo que deverá ter sido batido algum record nacional de voarem inscrições.

Venha o 26 de Janeiro, venha a sua fabulosa subida inicial de 4 kms, venha a "parede" aos 10 kms e venha, sobretudo, aquela especial sensação de liberdade que se sente em diversos troços.


18 comentários:

  1. Pois é. Consegui inscrever-me nas 1000 mas só porque vim almoçar a casa e tive acesso a net. :) Uff que alivio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alívio! :)

      É uma prova lindíssima!

      Beijinhos e boa corrida :)

      Excluir
  2. Realmente uma coisa assim, até hoje só vi isso acontecer nas inscrições para o IronMan.
    Que chegue 26 de Janeiro que quero conhecer o verdadeiro sabor dessa corrida. :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Este ano consegui inscrever-me, mesmo logo após abrir, já fui a inscrição 220 (dorsal)

    ResponderExcluir
  4. @João Lima
    É habitual nas provas de trail acontecer algo semelhante, Trilhos dos Abutres, o Ultra Trail da Serra de Portalegre...
    Felizmente consegui inscrever-me. Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá João,

    Será que à terceira é de vez? Já estive inscrita por duas vezes e nunca consegui ir... vamos ver se desta vez tenho o prazer de apreciar essa paisagem lindíssima!

    Quero aproveitar este espacinho para manifestar o meu único desagrado que é o preço da inscrição e o crescente preço a partir dos 1000 inscritos!! Não tem qualquer lógica e acho que se quiseram aproveitar um pouco da célebre lei da Oferta e da Procura! Julgo que esta prova já foi bem mais barata e com uma tenda enorme recheada de belos banquetes (segundo contam)...

    Beijinhos e obrigada João

    ResponderExcluir
  6. Adoro esta corrida, mas vai ter que ficar para outra altura.
    O sucesso do ano passado deve ter-lhes subido à cabeça para terem esse preço de inscrição.
    Infelizmente não é caso unico!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Não é caso único...a Ultra dos Abutres esgotou num abrir e fechar de olhos. Felizmente consegui inscrever-me (e agora poderei nem ir por motivos profissionais...mas ainda há esperança).
    Essa prova deve ser qualquer coisa de espectacular...divirtam-se!!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois desconhecia! :)

      Força para a esperança :)

      Um abraço

      Excluir
  8. Olá em principio tenho uma inscrição para a prova , se alguém estiver interessado contacte: ramalho.2108@gmail.com , tenho apenas uma pode acontecer que quando contactarem já esteja entregue . o preço é igual ao que dei 12€ inscrevi-me logo nas primeiras horas. O motivo pk não vou é bem triste , estou com uma fascite plantar que me obriga a uma paragem prolongada. Boas corridas

    ResponderExcluir