terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Maratonas com que se sonha (Loch Ness)


Posso só ter 3 Maratonas no currículo (Lisboa 2012, Sevilha 2014 e Porto 2014), mas sonho com mais umas quantas.

Para já, estão agendadas 3 (Paris 2015, Rock'n'Roll Lisboa 2015 e Barcelona 2016) mas na minha lista de desejos constavam em destaque 4 (Valência, Budapeste, Praga e Berlim). E digo constavam pois essa lista aumentou para 5.

E quem entrou para o topo da minha lista de desejos, é a Maratona de Loch Ness.

O Lago (Loch) Ness e as Terras Altas da Escócia (Highlands) sempre foram um local que me atraiu, tanto pela beleza do lago como pelo que o circunda. E também pelo mito do monstro de Loch Ness, algo nunca provado mas também não impossível de existir, tal a variedade desconhecida de peixes que habitam nas profundezas dos mares e rios, como algumas espécies que sobreviveram do tempo jurássico. 

O Ness é um lago de água doce de forma estreita e alongada com cerca de 37 quilómetros de comprimento, ocupando uma área de 56,4 km² e com uma profundidade máxima de 226 metros. A visibilidade da água é extremamente reduzida devido ao teor de turfa dos solos circundantes, que é trazida através das redes de drenagem. Pensa-se que o Ness tenha sido modelado pelos glaciares da última era glacial. Está encaixado na falha geológica de Great Glen

Localiza-se nas Terras Altas, que são a zona montanhosa do norte da Escócia. A língua gaélica escocesa é actualmente falada apenas aqui nalgumas regiões. O seu centro administrativo é Inverness e politicamente as Terras Altas caracterizavam-se até ao século XVIII por um sistema feudal de famílias, os famosos clãs escoceses.

Antes do século XIX, havia grande concentração de habitantes. Porém, a Revolução Industrial e outros eventos socioeconómicos resultaram na migração dos habitantes dessa região para áreas urbanas. Actualmente, as Terras Altas têm grande escassez de habitantes.

Sendo o apelidado monstro de Loch Ness o que torna o local mais famoso, os habitantes tratam-no, carinhosamente, por Nessie.

Ora, Loch Ness tem uma Maratona (ver aqui o seu site) que se disputa no final de Setembro / início de Outubro,

Os seus cartazes são bastante criativos, em especial o de 2004 que tira partido da mítica imagem ondulada do Nessie, simulando-a num sapato de corrida, como se pode ver aqui em baixo no que considero dos mais originais cartazes de corrida que conheço


E essa tornou-se imagem de marca da prova, perdurada nas medalhas que passaram a ostentar esse símbolo, como se pode ver, como exemplo, na medalha de 2009


Mas cartazes de outros anos continuam bem apelativos, como estes de 2014 com inspiradoras mensagens:

Se as cãibras não te param, as vistas sim

Se te vais colocar no inferno, é melhor que o faças no paraíso

As estradas vão dar-te bolhas, as montanhas arrepios

Não parece ser uma Maratona linda? Sim? Então vejam mais estas fotos e perceberão porque passou a estar no topo da minha lista de desejos de Maratonas a fazer um dia! 











27 comentários:

  1. Belas escolhas e lindos sonhos, que sei que se vão concretizar!
    Dessa bela lista de maratonas a que mais me encantou foi mesmo a do Loch Ness. Como sabes aqui o rapaz é um "corredor rural" e essa paisagem está mesmo ao meu jeito. Alem disso adoro monstros excepto os que nos governam mas esses não são monstros mas sim bandidos!
    Vou confessar-te uma coisa que te vai parecer muito estranha: não sou muito de conciliar maratonas com turismo. Talvez porque as minhas participações em maratonas (e apenas fiz 4) foram encaradas com enorme empenho e determinação em que não havia lugar para distracções e quanto mais tudo estivesse controlado melhor.
    A maratona já me deixa bastante nervoso e aliar isso a uma viagem para mim é uma desgraça.
    Só aventureiro a aceitar desafios mas não sou nada aventureiro noutras coisas.
    Mas como agora se conseguisse voltar a correr uma maratona era em passeio sem stress nenhum (digo isto mas se voltar a meter-me numa que nervos) então não me importava de fazer turismo maratonista! Mas falta-me um "patrocinador"! :) Forte abraço campeão e se fores ao Loch Ness tem de me trazer um lembrança qualquer nem que seja um porta chaves com o monstro (já viste a minha "lata"?).

    ResponderExcluir
  2. Conta comigo também, pelo menos na parte do sonhar.
    Belas escolhas, quem sabe um dia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Já tive o prazer de conhecer as Highlands e confirma-se, é lindo! Pelas fotos parece-me que essa Maratona passa pelo Urquhart Castle, junto ao lago. Só não vi a Nessie!! :) (Sim, para os escoceses, o "monstro do Loch Ness" é uma menina! :D )
    Beijinhos, é um sonho bastante possível! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que giro! Não, não sabia que era uma menina mas assim ainda gosto mais!
      Aqui, que "ninguém nos ouve", vou confessar-te uma coisa: Desde pequeno que sempre tive a fantasia de estar junto ao lago e avistar o, pensava eu agora é a, Nessie :)

      Nada mais adequado que saber que a Nessie é uma menina, através da menina dos blogues :)

      Beijinhos

      Excluir
  4. Espectacular!!! Acabou de entrar na minha lista directamente para os primeiros lugares....isto é feito à medida do PK carago...lindo...a Escócia fascina-me (tal como a Irlanda - nunca estive lá)...vou já pesquisar melhor...obrigado pela informação.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vamos fazer todos uma excursão! :)

      Um abraço

      Excluir
    2. Isso é que era :) ...uma invasão de tugas dos 4 ao km e dos Pernetas do CAL... ainda descobríamos a "Nessie" :)
      Abraço

      P.S. Olha que não estou a brincar!!!

      Excluir
    3. Eu também não.
      E mais digo que a Nessie até nos vinha cumprimentar! :)

      Um abraço e vamos ver o que o futuro reserva ;)

      Excluir
    4. Ouvi dizer que era giro fazermos uma excursão em 2021 :D

      Excluir
  5. I'm in!!!! =)
    Lindo, lindo, lindo!
    Para já vamos sonhar :)
    Beijinhos amigo

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre tive curiosidade de ir à Escócia, pois adoro aquelas paisagens que se vêem nas fotografias por essa Internet fora.

    Uma maratona nesse ambiente deve ser algo de espetacular! Aparenta é ser mais dura que o normal (muitas subidas e descidas?)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela altimetria (podes ver aqui: http://www.lochnessmarathon.com/wp-content/uploads/2011/11/Loch-Ness-Marathon-Profile.jpg) é mais a descer, tendo apenas duas subidas

      E sim, deve ser espectacular! :)

      Um abraço

      Excluir
  7. É uma maratona que vale mesmo a pena fazer! Por tudo, pelo ambiente, pelo percurso, pelo apoio popular ao longo do percurso e pela chegada ao estádio (um estádio simples mas acolhedor). Ao contrário do que se possa pensar, o percurso não é exactamente plano e uma das subidas é relativamente longa. Os quilómetros finais são planos e permitem um bom final. Participei nesta maratona em 2007 e, apesar de ter tido a sorte de ter tido um dia de prova com sol brilhante, estava bem fresquinho! É mesmo uma maratona que vale a pena fazer. Abraço. António Correia

    ResponderExcluir
  8. Vamos embora para a frente, João!!
    Olha, se esta for um objetivo para 2016 diz-me que talvez te faça companhia!
    Beijinhos e continuação de boa preparação!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2015 não é garantidamente mas também não sei se será 2016 ou 2017, vamos ver. Mas não me esqueço do que disseste :)))

      Beijinhos e obrigado

      Beijinhos

      Excluir
    2. Enão é para esquecer mesmo!!! :)))

      Excluir
  9. João, nunca comentei o blogue, mas não pude deixar de reparar que vai correr a de Paris este ano. Bom, eu também e será a primeira! Pode ser que nos vejamos na corrida. Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força Gonçalo para uma estreia de sonho!
      Na vida de cada atleta há sempre o AM e o DM (Antes da maratona e Depois da Maratona)
      Prepara-te para o momento de cortares aquela meta. Nunca mais vais ser o mesmo!

      Força!

      Excluir
    2. Obrigado João! Pelos relatos, já vi que sim. Estou ansioso que chegue o dia!

      Excluir