quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Divulgação - Um desafio de 24 horas a correr!


Entre 1986 e 1989, disputaram-se as 12 Horas de Vila Real de Santo António, prova que revolucionou o conceito de Ultra-Maratona em Portugal e cuja resumida história já foi escrita neste blogue (ler aqui: parte 1 ; parte 2 ; parte 3).

Depois, um vazio neste tipo de conceito inverso ao habitual nas corridas. Em vez duma distância fixa para realizar no menor tempo, um tempo fixo para realizar a maior distância.

Até que em 2013 realizou-se, em edição única e em Coimbra, a Corrida de Auto-Transcendência de 6 horas. E em 2014, o surgimento das 24 Horas a Correr em Vale Cambra.  

Muito mudou desde os pioneiros anos oitenta e Portugal é agora um país recheado de ultra-maratonistas, daí o aparecimento duma nova corrida que promete e muito!

Estou a referir-me à Corrida 24 Horas a Correr – Hall of Fame, a realizar na Costa da Caparica entre 18 e 19 de Abril.

A organização é a cargo da Associação Desportiva Real Academia, de Mem Martins, obtendo-se assim a garantia de quem sabe o que faz, tomando o exemplo do seu Grande Prémio de Mem Martins, prova que em Fevereiro tem a sua 8ª edição dum evento que marca a diferença.

A prova decorrerá nas instalações da Unidade Hoteleira INATEL Caparica, num circuito de 6 km e será uma corrida de única etapa com duração mínima de 24 Horas. Serão declarados vencedores os atletas que percorrem a maior quilometragem no prazo definido.

A prova pode ser realizada individualmente ou por equipas, com completa liberdade de ritmo, liberdade de paragens para apoio e descanso, não sendo permitida a ausência do atleta do recinto da prova (com pena de desclassificação). Qualquer motivo de saída do recinto da prova deverá ser comunicada à organização, cabendo a esta aceitar ou não a justificação.

A partida é dada em simultâneo para todos os participantes pelas 10 horas do dia 18, sábado, e a chegada é feita ao fim das 24 horas de corrida. Às 23 horas de prova os atletas são avisados que entraram na última hora de competição. Para concluir a prova os atletas terão que cruzar a linha de meta após as 24 horas, tendo um limite de 45 minutos para concluir a última volta.

Quanto à alimentação e hidratação, a organização da prova disponibilizará aos corredores água e bebidas isotónicas durante as 24 horas de prova, sendo, no entanto, permitido que o atleta tenha apoio próprio.

As refeições sólidas serão servidas da seguinte forma:

Primeira refeição sólida e líquida está disponível entre as 16 e 17 horas – (sopa, carne, massa batatas fritas, fruta, sumos, águas, coca-cola, frutos secos e pão).

Segunda refeição sólida e líquida está disponível entre as 22 e 23 horas – (sopa, carne, massa batatas fritas, fruta, sumos, águas, coca-cola, frutos secos e pão).

Terceira refeição entre as 5 e 6 horas (chá, café, sumo, bolos secos e sandes). 

Refeição final – (sopa, carne, massa batatas fritas, fruta, sumos, águas, coca-cola, frutos secos e pão).

De notar que a organização disponibiliza um local para guardar os pertences dos atletas e um local onde poderão instalar as suas tendas de descanso.

A organização em colaboração com o INATEL tem disponíveis 35 quartos duplos com pequeno-almoço pelo custo de € 40,00 por noite, sendo que a reserva dos quartos será efectuada no site da prova no momento da inscrição.

Quanto à classificação, os três primeiros classificados na geral individual masculina, feminina e colectiva masculina, feminina e mista receberão um troféu.

A classificação colectiva é atribuída pela soma dos kms aos 3 melhores atletas da equipa, que terão de cruzar a meta em simultâneo.

Todo o atleta devidamente inscrito e que termine a prova, receberá uma medalha de participação e camisola alusiva ao evento.

Para toda e qualquer informação, consultar a página oficial do evento, clicando aqui

Quem se aventura? :)

8 comentários:

  1. Gostava de participar numa coisa destas, deve ser interessante, mas nessas datas não vai ser possível.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh eh, João, eu também estou onde tu estarás :)

      Um abraço e força nesses treinos, rumo ao sonho :)

      Excluir
  2. Eu gostava de fazer um aprova destas..esteva para ser em Vale de Cambra o ano passado, mas por compromissos profissionais não me foi possível estar presente...talvez dê este ano, individualmente ou com uma equipa divertida (monta-se um "acampamento")....Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força Carlos!
      Nesta é que não te posso ir ver. Estarei longe :)

      Um abraço

      Excluir
    2. Nesta não dá...estarei na Geira Romana enquanto tu andas não sei bem por onde ;) ....mas lá para Setembro e der para ir às 24h de Vale de Cambra, lá estarei batidinho para uma experiência nova :)
      Abraço

      Excluir
    3. Ah! Já entendi. Nessa altura, je ne sais pas où je serais :)

      Um abraço e força para mais uma experiência nova, lá para Setembro!

      Excluir
  3. João Lima como participante das 12 horas de Vila Real de Santo António gostaria de participar nessa prova. Mas o anos passam e o esqueleto já não é o que foi... Ainda há por ai uns atletas eternamente jovem que participaram na segunda edição das 12 horas de VRSA comigo como é o caso da Analice, e do António Belo. Mas isso são atletas de eleição e não é o meu caso. Mesmo assim se está prova passar da primeira edição (o que eu desejo muito) quem sabe ainda lá vou correr qualquer coisa! Grande abraço.

    ResponderExcluir