quinta-feira, 20 de junho de 2013

Os primeiros de muitos passos


Hoje foi o início oficial do cumprimento do plano de treinos que há-de levar a Isa e eu à Rock'n'Roll Maratona de Lisboa, a estreia da Isa na mítica distância e a minha segunda.

Há várias formas de olhar para um prisma. A mais rápida e directa é ver que corremos 18.600 metros e tínhamos como objectivo 23.000, logo a sensação de falhanço. Mas foi assim? Não creio pois outra forma de olhar para o tal prisma é ver que estivemos em actividade física 4 horas e meia, no meio dos quais corremos 18.600 e existirem razões para decidirmos, por comum acordo, pararmos o ritmo de corrida nesse ponto.

Passando a relatar, a Isa no último treino, dois dias antes, foi novamente visitada pelas não convidadas dores nas canelas. Por isso, decidimos andar primeiro um bom bocado para as suas canelas irem aquecendo sem esforço, pois normalmente a dor passa após uns quantos minutos. Andámos cerca de 40 minutos. 

Começámos então a correr num percurso que nos levou da chegada da Corrida do Oriente até ao Cais do Sodré e regresso, percurso que não mereceu o nosso agrado pelo estado do piso e da completa falta de atractivos.

Ambos levávamos uma garrafa de água, manifestamente insuficiente para a distância e para o facto de estarmos a começar ao meio-dia pois temos que nos ambientar à hora em que a corrida vai decorrer na sua segunda metade e ao calor. Mas eu tinha tudo programado. Aos 9 parávamos na casa-de-banho de Santa Apolónia para encher as garrafas, aos 12 o mesmo no Cais do Sodré, aos 15 novamente em Santa Apolónia e aos 20 num dos bebedouros do Parque das Nações.

Mas... chegámos a Santa Apolónia e as casas-de-banho tinham uma cancela que só abria se colocássemos 50 cêntimos! Apesar das garrafas já estarem vazias, decidimos que as encheríamos no Cais do Sodré pois aí estou "marreco" de ir a essas instalações e não há cancela.
Pois... hoje já havia! O calor a apertar, os 3 últimos kms a seco e, entre dar 50 cêntimos para utilizar uma casa-de-banho pública (...) ou ir ao lado ao Pingo Doce pagar 31 cêntimos por uma nova, é claro que sabem o que escolhemos.

Assim, muito bem arranjados, frescos e bem cheirosos, entrámos no Pingo Doce, comprámos uma garrafa para cada um e o bem que soube!
De tal maneira que aos 15, com o sol a pique, já estavam vazias novamente. E já tínhamos passado a estação de Santa Apolónia para poder ir a um café comprar mais. Ora daí até ao Parque das Nações, há muita coisa. O quê? Do lado esquerdo um pavilhão abandonado, do direito uma fábrica abandonada e por aí fora com a água em miragem.

Depois de quase 4 kms mais a seco, decidimos por comum acordo que o treino em corrida estava feito pois continuarmos assim a forçar só poderia estragar os próximos treinos. 
Mas o carro estava bem longe. Toca de andar durante bem mais duma hora, não sem antes pararmos num café (finalmente apareceu um!!!) e cada um pedir uma garrafa e um bolo de arroz.

Já a meio caminho para o carro, ouço alguém que nos ia passar a correr. Olho e quem vejo? O Afonso da Açoreana, com um cinto com garrafas e uma mochila. Percebi logo, bastou perguntar-lhe "Estás a treinar para a UMA?", resposta afirmativa.

Chegámos ao carro e finalmente parámos, cerca de 4 horas e meia depois de termos iniciado a marcha.

O primeiro está feito, venha o próximo! 

35 comentários:

  1. Não foi fácil este primeiro treino. A "primeira" às vezes custa a engatar, mas os próximos treinos serão melhores.
    E bem vistas as coisas 4 horas e meia em movimento e em plena hora de maior calor foi realmente um valente treino.

    Não será fácil a batalha que temos (mais eu que tu) pela frente contra o calor, mas o último a rir...

    Beijinhos padrinho e obrigada pela força.

    Venha o próximo! De preferência melhor que este.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessa é irmos construindo o pico de forma para o dia 6/10. Eu acho que foi bem positivo.

      Venha o próximo! :)

      Excluir
  2. E o Verão começa daqui a nada :)

    Têm de se organizar melhor para correrem desidratados.

    E 18,600 Km para 1º treino especial Maratona, é mais que bom!

    Boa continuação.

    ResponderExcluir
  3. ...para NÃO correrem desidratados... - era o que queria dizer, como é óbvio :)

    ResponderExcluir
  4. Andaram pela "minha" zona. Vivi quase 23 anos bem em frente à fábrica da Nacional. Os meus pais ainda lá vivem.
    Como curiosidade, hoje fiz 15 Km num ritmo engraçado sem qualquer abastecimento. Há quem defenda que o organismo habitua-se à falta de água e ganha defesas. Dizem...

    Vamos embora trabalhar, Outubro está já aí. ;)

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. O que interessa é que começaram, e logo com essa distância muito substancial! Quando forem treinar 30km avisem que vou com vocês. Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela vossa coragem e determinação. Também iniciei hoje os treinos para a Maratona de Lisboa e se não morasse tão longe, fazia-vos companhia. Fiz 9 km com o intuito de ir aumentando a distância gradualmente e evitar assim lesões.

    Desejo-vos a continuação de um excelente treino. :-)

    ResponderExcluir
  7. Antes de mais parabéns pela vossa determinação, pois provavelmente muitas pessoas parariam assim que vissem um dos primeiros obstáculos!! Mas assim se vê quem tem ou não força de vontade e vocês teem-na!!! :D
    E foi um treino bom :) Cada treino que se faz é uma lição para s próximos :)
    Força nesses próximos treinos :D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marta, e força para os teus treinos rumo ao objectivo Tejo :)

      Excluir
  8. E está dado o pontapé de saída! :)

    Gostei da descrição do treino e a ponderação com que o abordaram. Pensem talvez em comprar duas mochilas de hidratação na Decathlon. Dá-vos autonomia e descanso no que à hidratação diz respeito :)

    Abraço e bons treinos!

    ResponderExcluir
  9. Foi preciso coragem para fazem um treino longo naquele percurso. Para além de não ter muitos atractivos, água é coisa quase inexistente.
    Prefiro ir para o Parque Urbano do Jamor. Dou por lá uma ou duas voltas de 6 kms e depois desço até à marginal. Na marginal existem imensos bebedouros e sabendo onde estão é facil de gerir o treino e a hidratação.
    Continuação de bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, conheço perfeitamente esse local pois treino muitas vezes aí. A intenção ontem foi replicar os últimos kms em direcção ao Parque das Nações.

      Um abraço

      Excluir
  10. Oba!!!
    Sim senhora D. Isa! Lá nos encontraremos pois tb me irei estrear dia 6/10.
    Os treinos irão começar para a semana que vem intervalados com algumas provas superiores a 15km.
    Agora, com o calorzinho, é treinar cedo tipo 7h da matina. E sim e Outubro se apanharmos um tempo quente o corpo tem de estar preparado para isso.
    Bom kick-off João e Isa.
    Vai correr bem e a Isa ter como Padrinho é excelente!
    Um beijo grande aos dois e bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lígia e força para a tua estreia :)

      Beijinhos

      Excluir
  11. Ora viva! Grande vantagem a minha de só ir fazer a meia-maratona! E porquê? Lanço já aqui o repto: treinem muito e bem que eu vou estar na meta à vossa espera! Quero ver-vos chegar com os mesmos sorrisos da foto acima!

    (Não sei porquê, mas até acho que vão chegar com uns sorrisos mais rasgados...)

    Continuação de bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... não sei se serão mais rasgados e explico porquê. Na minha estreia a emoção foi tão grande, tão grande, tão grande que... nem conseguir reagir! Foi uma emoção forte demais para o momento :)

      Beijinhos

      Excluir
  12. Há que ver as coisas pelo lado positivo: estes treinos, passado uns (bons) tempos, são os mais engraçados de recordar. Porque a seguir a este virá outro muito melhor, como já me disseram, e comprovei! ;)

    Beijinhos e continuação de bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este foi muito importante mesmo.

      E "Always look to the bright side of life" :)

      Beijinhos

      Excluir
  13. Se me tem dito que iam abastecer em Santa Apolónia eu dizia logo que era asneira irem ao WC!
    O mais “giro” é que junto da linha 7 julgo ainda haver um bebedouro!...
    Mas ainda havia outras alternativas na zona para arranjar água!
    Mas vocês não têm a obrigação de conhecer a zona como eu pois andei por essas bandas 12 anos da minha vida!
    Mas quando se planifica um treino longo há que estudar o terreno e isso inclui verificar os possíveis pontos de abastecimento em caso de necessidade!
    Enfim eu sou de uma velha escola de ultra maratonista que verificavam tudo até porque ainda não se andava com a água as costas!
    Cheguei a andar a esconder garrafas de água no percurso de um treino longo de véspera!
    Quanto ao treino em si lá no blogue da Isa já dei a minha opinião.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confirma-se o bebedouro junto da linha sete... um pouco escondido e discrete verdade, mas ele existe :D

      Excluir
    2. Quem sabe, sabe :)
      Só que nunca imaginámos que agora as casas-de-banho públicas são a pagar!!!

      Um abraço Jorge, beijinhos Marta

      Excluir
    3. Pois isso das casa de banho públicas a pagar é um bocado "chato" mas antes os WC de Santa Apolónia eram um bocado (para não dizer muito) para o "mete nojo"! Não me parece que fosse o local mais apropriado para um abastecimento!

      Excluir
  14. É aproveitar as coisas positivas e corrigir as menos boas. Com a vossa determinação, sei que é isso que vai acontecer. Vai ser sempre a melhorar até ao grande dia.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo treino!
    Em Santa Apolónia, dentro da estação, perto das linhas de comboio, há dois bebedouros gratuitos, é só procurá-los bem.
    No Cais do Sodré há também um no meio do jardim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação. Passou-nos tudo ao lado! :)

      Excluir