domingo, 10 de março de 2013

O prazer de correr nas Lezírias


Vila Franca de Xira tem uma forte tradição nas corridas de estrada. Desde a Meia-Maratona de Vila Franca de Xira, entre 1985 e 1994, passando pelos 15 Km de Vila Franca de Xira, disputados entre 1988 e 1997 e que nos dois últimos anos coabitaram com a Corrida das Lezírias, criada em 1996 e que atingiu hoje a sua 18ª edição.

São as suas condições particulares e dos seus arredores que fazem a diferença e aliciam os corredores a deslocarem-se ano após ano, tirando partido das Lezírias que são sempre um prazer atravessar.


Este ano temia-se um mar de lama mas tal, surpreendentemente, não aconteceu, embora se tenha alterado o percurso de modo a não ir junto ao rio e fazer ida e volta pelo mesmo trajecto.

O sol ajudou ao mostrar as suas cores, afastando a chuva mas mantendo uma temperatura ideal para correr, e o vento apenas se fez sentir ligeiramente na Ponte, o que levou a que todos pudessem tirar o melhor partido deste evento que é sempre um prazer participar.

A resposta dos atletas foi com a 2ª melhor participação, 1.624 classificados, registo apenas batido pelos 1.737 do ano passado e bem superior aos restantes anos.
O sector feminino esteve representado por 191 atletas (11,8%)



Dois corredores estrearam-se a ganhar esta prova. Vasco Pessoa do Águias Alpiarça (50:13) e a brasileira Pamella Oliveira da Desmor (57:07) 


A prova correu-me bem, marquei 1.29.16 de tempo real e fui com a Isa até aos 8.300 metros. Ainda há pouco tempo, provas houve que eu puxava por ela, seguiu-se um equilibro e sabia que era uma questão de dias até deixar de conseguir aguentar o seu cada vez melhor ritmo. Em Cascais deu um esticão aos 9 kms o qual consegui aguentar e acompanhá-la o resto da prova pois a fase inicial tinha sido mais suave. Hoje aconteceu o mesmo mas como já ia nos meus limites desde o início para a conseguir acompanhar, vi-a fugir de forma imparável o que me deu imenso prazer apreciar a maneira como evoluía pelo pelotão, mais parecendo que não tinha corrido a distância anterior e estava bem folgada. Apenas vem confirmar o que sempre disse, que a Isa tem um potencial enorme e irá muito longe.

Continuei então a fazer a minha corrida, bem diferente da "desgraça" que foi o ano passado, e acabei bem e abaixo da hora e meia para os cerca de 15.200 metros.

Para a semana mais uma prova entre lezírias, com os 12 Kms de Salvaterra de Magos (a que não faltará no final almoçar as famosas enguias fritas!)




16 comentários:

  1. Grande João!!!
    Parabéns por mais uma. ;)

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pedro. Já vi o teu tempo. Parabéns, mais uma grande prova!
      Um abraço

      Excluir
  2. Mais uma bela prova.
    Obrigada pela companhia e obrigada por acreditares em mim :)
    Beijinhos e vemo-nos na Meia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, tu é que só dás razões para acreditarmos e muito em ti! :)

      Beijinhos

      Excluir
  3. Adoro essa prova mas penso que agora o percurso deve estar pior! Eu gostava muito daquela parte em que se corria em cima de um dique junto ao Tejo!
    Mas também não tenho problemas pois tenho desse tipo de percursos por aqui!
    Este ano não te devo poder ir ver ver no retorno dos 12 km de Salvaterra de Magos mas se estiveres "chateado" continua em frente que eu ofereço-te o almoço! heheheheheh

    ResponderExcluir
  4. Boas!
    Eu apanhei o João ao quilómetro 9 ou 10 e meti-me consigo a dar-lhe os parabéns pelo blog. Foi uma boa prova hoje. Eu acabei apenas uns segundos à sua frente... :)
    Já agora, deixo aqui também o endereço do blog que tenho com mais uns amigos, caso queira dar uma olhadela: http://jrr-desporto.blogspot.pt/
    Continuação de boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo

      Sim, lembro-me perfeitamente de termos falado.
      Já incluí o blog na lista

      Um abraço e boas corridas

      Excluir
  5. Olá João.
    Fizeste um bom tempo.
    Esta corrida é muito boa. Desde que entro em provas, só falhei uma vez devido a lesão.
    E o S.Pedro ajudou.

    Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exactamente como eu. Apenas falhei a de 2009 por estar com o pé partido.

      Um abraço e excelentes treinos

      Excluir
  6. Boa prova João parabéns. Boa semana e boa corrida em Salvaterra. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Caro Joõa, o mundo dos corredores (apesar de enorme) torna-se sempre pequeno e vamo-nos encontrando por aqui e por ali, sempre vestidos a rigor e com um sorriso amigável.
    Parabéns pela tua prova e um abraço

    bons treinos

    Jorge

    ResponderExcluir
  8. Parabéns por mais uma prova concluída....tu não paras, sempre a andar. Grande Topatleta.
    Aquele abraço

    ResponderExcluir