sexta-feira, 1 de março de 2013

Desafio cumprido!

O desafiado e o desafiador

Tento variar o melhor possível os treinos. Seja em horário, tanto treinando às 6.30 da manhã como da tarde, seja em intensidade e percursos. No campo de intensidade, tanto faço treinos longos como curtos ou médios, de velocidade mais veloz ou menos rápida (para dizer a verdade, mais lentos ou não tão lentos...), séries, rectas, rampas, etc.

Tento fazer séries uma vez por semana apenas tendo parado as mesmas nos meses que antecederam a Maratona por não fazerem sentido para o tipo de ritmo que iria imprimir.

Nas séries, habitualmente faço um aquecimento duns 20 minutos, correspondentes a 3,5 kms, passando então a um quilómetro ou quilómetro e meio onde vou alternado 100 metros rápidos com outros 100 normais. No final, remato com uma distância "canhão". Quando digo canhão é dar o máximo dos máximos, correndo como se não houvesse amanhã. Essa distância tanto podem ser 1.000 metros como 400 (a típica volta a uma pista).

Foi assim que em Novembro de 2010 corri o meu quilómetro mais rápido de sempre, a única vez abaixo dos 4 minutos, 3.58,02 (nas séries também contabilizo os centésimos), o que para quem raramente baixa dos 5, é uma façanha de assinalar. 
A nível dos 400 metros, a minha volta à pista mais rápida era de 1.32,11 estabelecida em Setembro de 2008. 

A meio do ano passado decidi que era hora de tentar baixar desse tempo dos 400 metros, que já durava ia para 4 anos, e numa das vezes, em Junho, logrei 1.31,12
Fiquei feliz da vida e comuniquei-o a amigos via e-mail e onde dizia que iria tentar baixar do minuto e meio (1.29,99 chegava). O Nuno deu-me os parabéns mas acrescentou que estava convencido que eu conseguiria chegar era ao 1.25

Para quem demorou 4 anos a bater o anterior record e tinha acabado de o fazer por um segundo, dando o seu máximo dos máximos, estando a 6 segundos e pouco dessa marca, poderia parecer uma loucura, mas nem pestanejei. Apenas perguntei-lhe se isso era um desafio, ao que me respondeu "Claro que é!". Disse-lhe então "Desafio aceite!" e apelidei de Desafio NES (das iniciais do seu nome).

O que é certo é que 4 semanas depois baixava para 1.30,47 a que se seguiu logo na semana seguinte, primeira de Julho, 1.28,27 na que foi a primeira abaixo do minuto e meio, e duas semanas volvidas 1.27,74, ficando assim a 1,75 do segundo 25 (de 1.25,99). Tinha baixado significativamente e aproximava-me de cumprir o desafio mas estava na hora da preparação para o cume da minha ambição, a Maratona, e as séries ficaram de parte uns meses.

Cumprido o grande sonho em Dezembro, a meio de Janeiro chegou a hora de regressar às séries. Não treinava velocidade há 6 meses e na primeira achava que se conseguisse 1.36 já seria muito positivo. Surpreendi-me com 1.34,77 e na semana seguinte marquei logo 1.32,19 a apenas 8 centésimos do tempo que foi o melhor durante anos. 
Tal como me afirmaram, depois da preparação para uma Maratona fica-se forte.

3ª tentativa, 1.29,09, retirando 3,10 ao tempo da semana anterior, ficando exactamente a outros 3,10 do objectivo, e num dia em que nem me sentia muito bem.

Depois duma semana sem séries, faço novo treino, senti que ia muito bem e mal parei olhei para o relógio e vi 1.27, faltando apenas os centésimos que não aparecem no menu principal do relógio mas sim no seguinte. Estava com expectativa que tivesse batido o record pois as probabilidades jogavam a meu favor. Se os centésimos fossem entre 0 a 73, tinha baixado do melhor de sempre. Afinal foram 82 a escassos 8 centésimos mas o objectivo estava cada vez mais perto.

Em cada vez que baixava da marca, sentia que tinha dado o máximo dos máximos e que não seria possível retirar o que quer que fosse ao tempo realizado. Mas na vez seguinte ainda baixava mais.

Nas duas últimas semanas registei 1.28.24 e 1.29.19, no que poderia indicar uma ligeira quebra mas não, foi recuar para ganhar balanço para hoje, dia que meti na cabeça que tinha que ser o dia, não podia passar de hoje.

Todo o aquecimento foi efectuado a pensar neste objectivo e quando chegou a hora, foi largar o "torpedo" que há em mim. Aos 300 metros parecia que ia quebrar ligeiramente mas logo pensei "tem que ser hoje!". O curioso é que quando terminei, olhei para o relógio sabendo que ia ver 1.25
E foi, 1.25.77, o que, e isto é uma mera estatística porque a velocidade que se correm 400 metros é bem diferente da que se correr maior distância, mas a média foi de 3.34 por quilómetro, o que daria 35.40 aos 10 kms... 

Claro que esta velocidade de 1.25 em 400 metros para muitos é trivial mas para alguém "atartarugado" como eu, é uma enorme superação!

E se o Nuno colocou este desafio de 1.25, agora sou eu que lanço a mim próprio outro, o baixar do 1.25 (1.24.99 chega!) 


A prova


24 comentários:

  1. Pensava eu que era o único maluquinho das series LOL

    Força... hás de conseguir! Com preserverança tudo se consegue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh eh! É a possibilidade de durante uns momentos pensarmos que corremos rápido! :)

      Obrigado e um abraço

      Excluir
  2. Atendendo que foram 403 metros... já foi superado. Eheh. Parabens pelos progressos. Abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Foram 400 metros mas há sempre uns metros que se fazem a mais, seja para desviar de outros atletas, seja por não se ir sempre a direito e na linha ideal.

      Um abraço

      Excluir
  3. Grande guerra com o deus chronos! Não gosto de series mas já me apercebi que e o caminho para evoluir... Estou a pensar em fazê las...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um conselho que dou. Para evoluir são fundamentais (e levantam o ego!)

      Excluir
  4. VIVA O TORPEDO AMARELO!
    PARABÉNS!
    (Um dia tenho de procurar os meus tempos quando eu ainda sabia o que é isso de uma pista de 400 metros mas... em cinza!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem fazia tempos como os que realizaste na Maratona, imagino os teus tempos aos 400!!!

      Obrigado

      Excluir
  5. As séries são das coisas que mais odeio e amo ao mesmo tempo em correr! Força João, rumo ao próximo record! :)

    ResponderExcluir
  6. É por isso que o treino intervalado é fascinante!

    ResponderExcluir
  7. Ai ai ai... os 50 minutos que se cuidem. Estou a ver 49 minutos à espreita.
    Grande João!!!

    ResponderExcluir
  8. João, mais uma vez PARABÉNS!
    Como te disse ontem, tu nem tens noção daquilo que és capaz. Pensamos sempre que atingimos o nosso limite, mas por vezes temos surpresas :)
    Vai dando notícias do novo objectivo dos 1.24.99 :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão! E está descansada que vou dando notícias! :)

      Beijinhos

      Excluir
  9. Parabéns João! Nunca fiz esse tipo de séries, por isso não sei o que é considerado "normal", mas isso para mim são velocidades loucas!!! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para alguém como eu, também é velocidade louca. Mas loucura é pensar que essa velocidade louca em 400 metros, quem a faz de média na Maratona ainda fica a cerca de 27 minutos do record mundial!!!

      Beijinhos

      Excluir
  10. Boa João, parabéns. Com um plano de treino adaptado aos 10km, concentrando-te apenas nesse objectivo durante umas 4 a 6 semanas, não tenho dúvidas que consegues baixar os 50 min aos 10kms. Sim, isto é um desafio!!!Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um desafio que o tenho há 6 anos e alturas houve que esteve quase. Desde provas que não chegaram a 10 kms, a entorse, a pé partido, tudo aconteceu nessas alturas e impediu o que parecia certo.

      Mas nunca desisto!

      Um abraço

      Excluir
  11. bom dia

    curiosamente a minha melhor série também foi a 3.33
    feita 5 dias antes de baixar da hora na corrida do Tejo
    o tempo de intervalo após a série anterior deve ter ajudado :))

    1 1:42.3 0.26 6:30
    2 1:51.5 0.03 0
    3 1:40.0 0.41 4:03 serie1
    4 2:30.3 0.04 0
    5 1:39.7 0.41 4:02 serie2
    6 2:15.9 0.04 0
    7 1:35.5 0.41 3:54 serie3
    8 1:58.6 0.06 32:07
    9 1:36.0 0.41 3:52 serie4
    10 2:51.3 0.03 0
    11 1:28.5 0.42 3:33 serie5

    um abraço e boas corridas

    hugo manuel

    ResponderExcluir
  12. Quando eu te desafiei para o 1.25, não foi de animo leve!
    Sabendo como tu és (já te conheço um bocadinho) estava mesmo a ver que irias fazer das "tripas coração" para alcançares essa marca :)
    Eu sabia que, mais dia menos dia, chegarias aí e por certo, irás mais além ;)
    João !
    Tu tens capacidades que nem tu próprio suspeitas !
    A tua compleição física encaixa-se perfeitamente na corrida... a tua amplitude de pernas é fantástica !
    Quando decides encetar um daqueles teus sprintes, deixas muito boa gente a ver-se e desejar-se para te acompanhar :)
    Tu tens tudo para ultrapassar aquelas "barreiras intransponíveis" (no teu ver).
    Para isso basta uma coisa: ACREDITAR !
    Se tu acreditares em ti, tu consegues tudo, meu amigo ;)
    Um grande abraço,
    NES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas tuas palavras e pelo desafio que me colocaste.

      Acho que tens mesmo muita razão no que dizes! :)

      Um grande abraço

      Excluir