terça-feira, 2 de outubro de 2012

A corrida ignorada


A Meia-Maratona de Portugal, disputada no domingo, não se esgota apenas na Meia-Maratona em corrida e na Mini mas também na prova de Deficientes Motores em Cadeira de Rodas que fica ofuscada pelo mediatismo das restantes.

É uma situação lamentável pois trata-se de atletas de muito valor que superam, com todo o seu empenho, o infortúnio.

Por mais que se procure, é difícil de encontrar informações sobre o seu desenrolar e apenas o obtive através dum correio electrónico da Associação Nacional de Atletismo em Cadeira de Rodas e que tenho o prazer de divulgar. De salientar o bonito gesto desportivo entre o 3º e 4º classificado:

"Ontem dia 30 de Setembro a lendária Meia-Maratona de Portugal renasceu como Vodafone Meia Maratona RTP Rock ‘n’ Roll Portugal. A prova bateu o recorde de participantes, mais de 20 mil pessoas a correr ou a andar, percorreram a ponte Vasco da Gama.

Na prova de cadeira de rodas, o mais rápido foi o espanhol Roger Puigbo, do Escalão T54\T53, com 47.02 que ganhou ao sprint ao seu compatriota Jordi Madera, finalizando ambos com o mesmo tempo.

O terceiro lugar acabaria por pertencer a Alberto Batista (55.27), ele que foi o azarado do dia, durante a prova, um choque entre ele e Alexandrino Silva, (ANACR) levou-o a cair batendo com a cara e o braço no chão fazendo uma rutura de um tendão da mão, será operado ainda hoje caso seja possível. A queda aconteceu após Alberto indicar a Alexandrino, que seguia à sua frente, “é para a direita”, ao que Alexandrino vira imediatamente e Alberto embateu contra ele nesse momento. Alexandrino parou e deu apoio e pediu às pessoas que ali estavam perto para ajudar, Alexandrino perguntou a Alberto se continuaria ele disse que sim e Alexandrino esperou que ele se recompusesse para continuarem os dois até ao final da meta, Alexandrino ficou em 4º lugar com mais 1 segundo.

No Escalão T52\T51, o vencedor foi mais um espanhol, Santiago Sanz, com 57.50, em segundo ficou Robert Smith, com 1h06.35, e a compeltar o pódio ficou o Atleta da ANACR Helder Mestre, com o tempo de 1h47.58"

A classificação completa pode ser vista clicando aqui e ir à última página. 


7 comentários:

  1. Mais uma vez João, ganhas em originalidade e em grande competência no que toca a dados, categorias e sensibilidade, és o meu herói...
    Cada vez que preciso saber algo venho aqui tirar as minhas duvidas, muito obrigada.
    É verdade que nas reportagens desta prova fica muita, imensa coisa por dizer... Falta o plutão,falta os deficientes, falta muitas mais coisas... mas, está cá o João Lima.
    beijinho

    ResponderExcluir
  2. Obrigada João por nos trazeres estas informações.
    E a história real de entre-ajuda entre atletas em competição é uma grande lição para todos nós.
    Estava em causa um lugar no pódio, mas naquela altura isso não importou.
    A natureza humana no seu melhor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns João, mais uma vez.
    Aqui também tenho de reconhecer a falta, principalmente sendo o Alberto Batista um atleta cá da zona (A Moinho de Vermoim).

    ResponderExcluir
  4. Ainda consegui ver e aplaudir alguns durante a prova. Merecem TODO o destaque.

    Essa história é um bom exemplo de camaradagem e fair-play. Obrigada pela divulgação!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado João Lima pela divulgação desta causa que é também minha!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde João, antes de mais obrigado por nos ajudar a divulgar o atletismo em cadeira de rodas, como disse e bem verdade é muito difícil encontrar algo sobre esta modalidade, nós ANACR tentamos ao poucos que esta triste realidade venha a desaparecer mas não é uma luta fácil.
    obrigado também aos leitores pelas palavras de apoio.
    o Alberto ainda esta a aguardar a cirurgia, assim que tenha noticias informarei.
    Mário Trindade
    Presidente da ANACR

    ResponderExcluir
  7. Grande João, como já é habito.
    É curioso que tantos dedos se apontam por esta blogosfera fora quando se fala e/ou destacam outras modalidades, principalmente o futebol, em detrimento do atletismo e das modalidades ligadas ao atletismo, mas quando há eventos destes acabam por ser os próprios atletas a esquecerem-se destes grandes homens e mulheres que, tal como nós, são... atletas numa prova de atletismo.
    Eu fiz o que estava ao meu alcance, aplaudi e incentivei uma grande parte deles quando passavam por mim.
    Parabéns João por levantares o tema. És dos poucos com visão para tocar nestas questões.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir