domingo, 24 de junho de 2012

Corrida Volkswagen - Uma prova em grande!


Não poderia ter corrido melhor a edição inaugural da Corrida Volkswagen em Palmela!
Desde uma organização que pensou tudo ao pormenor, não descurando o que quer que fosse, à resposta dos atletas que esgotaram as inscrições 20 dias antes.

Este foi um evento onde a corrida foi o mote principal servindo para promover uma série de actividades num programa pensado para todas as idade no intuito de dar a conhecer melhor o que é a Auto Europa, uma fábrica de sucesso onde o seu segredo está em saber proporcionar as condições devidas ao seu bem mais precioso, os seus funcionários que provam que, devidamente liderados, os portugueses são dos melhores a produzir.
Pena que o exemplo não frutifique em quem julga que o espremer até não verter mais gota, deitando de imediato a casca fora, é o caminho a seguir.

Um Lego a que não faltava um comboio eléctrico e um carocha feito ao pormenor 

Muito bem indicada sinaleticamente, foi fácil a qualquer um chegar e estacionar nos vastos parques de estacionamento. Depois, a segurança encarregava-se de indicar para onde nos devíamos dirigir, utilizando a melhor táctica. Presentes e eficazes mas quase sem se dar pela sua presença.

Exposições elucidativas, actividades para os mais jovens, exercícios de aquecimento em jeito de aula ou aquecimento normal a correr, e chegou a hora para a partida dada às 9.30 o que se revelou muito acertado pois o calor apertou hoje e meia hora antes foi uma preciosa ajuda. Partida que se diga de passagem, foi como deveriam ser todas, devidamente separadas a corrida e caminhada.


E lá partimos, com uns animadores especiais devidamente mascarados a dar o ambiente e a demonstrar que esta não era uma corrida igual às outras.


Inicialmente uma volta pela estrada que circunda as instalações. Para se ver o seu tamanho, basta referir que essa volta teve 7 quilómetros, e depois, já com o pelotão devidamente esticado como convinha, os 3 últimos a serem percorridos no interior dos armazéns onde pusemos passar pelas diversas fases de montagem das viaturas. 
Este foi o momento pelo qual todos esperavam e que transformou esta prova em algo inédito no nosso país, oferecendo-nos a benesse adicional de escapar à fúria dos raios solares que já apertavam em força, pois além da sombra, o ar fresco do seu interior acalmava a pele escaldante.
Impressionante a limpeza e arrumação no interior da zona de fabrico!

Chegada suficientemente larga para permitir um escoar devido e uma oferta muito especial, uma medalha onde a cortiça dá o ambiente próprio, desmistificando o conceito de "medalha de cortiça" para algo bonito e revelador duma das grandes riquezas de Portugal.


Dos 2.000 inscritos que eram a soma da corrida e caminhada, 1.223 classificaram-se nestes 10 quilómetros que irão perdurar na nossa memória. Contabilizaram-se 156 senhoras, correspondente a  12,8%


E também houve competição, e nessa vertente Bruno Fraga do Gabinete de Fisioterapia no Desporto venceu a distância em 31.52, com Telmo Silva do Atibá a 45 segundos e Carlos Saias do Baixa da Banheira a fechar o pódio em 33.19


Ana Machado do Garmin Olímpico de Oeiras triunfou em femininos, registando 39.58, seguida por Chantal Xhervelle a 1 minuto exacto e Lúcia Oliveira da Açoreana Banif com 43.09


Quanto a mim, inevitavelmente acusei o facto de ontem ter ultrapassado o meu limite, sentindo-me cansado muscularmente, a que o calor não ajudou, mas sem na realidade prejudicar significativamente a prestação nesta minha nova fase de preparação para a Maratona, onde apenas pretendo correr e somar quilómetros sem me preocupar com tempos. Apenas para registo, fica a marca de 57.33



3 comentários:

  1. Infelizmente não fui a tempo de me inscrever...
    Fica para uma próxima, se houver.
    Bons treinos para a maratona.

    ResponderExcluir
  2. Realmente um prova diferente e muito bem organizada.
    Pode ser que caso se volte a repetir, assim espero, eu vá lá experimentar.
    Gosto de fazer provas diferentes mas cada fez estou mais um animal dos treinos, solitários, aqui no “mato”!
    Quanto à tua prestação estás a ficar com espirito de maratonista! E isso é excelente.

    ResponderExcluir
  3. Grande prova, grande dia da festa da corrida, adorei correr dentro das instalações.
    Espero que seja para continuar.
    Abraço.

    ResponderExcluir