domingo, 3 de junho de 2012

Corrida do Oriente - Um prazer sempre renovado


11ª edição da Corrida do Oriente, prova que já se tornou numa clássica por direito próprio, fruto do ambiente e qualidade da organização.

Sendo habitual ser disputada com calor, este ano não fugiu à regra, mas sempre refrescada pela alegria de se correr num local aprazível.

Foram 1.745 os chegados à meta, a 2ª melhor participação de sempre, perto do record de 1.769 do ano passado. Classificaram-se 330 senhoras, o que proporciona a boa média de 18,9%


Muita animação, como os habituais tambores (fotografia em baixo) e no final a já tradicional caneca, que foi a minha 5ª (foto de cima)


Se em termos quantitativos foi óptimo, em qualitativos igualmente. Um bom naipe de atletas abrilhantaram, como é costume, esta prova.

O mais rápido de todos foi Hermano Ferreira da Conforlimpa, que repetiu o triunfo de 2010, juntando-se a Luis Feiteira e Leão Carvalho como os atletas que já venceram mais do que uma vez (todos com duas vitórias).


Hermano Ferreira gastou 30.24 (apenas mais 2 segundos que a sua anterior vitória), distanciando por 7 segundos Carlos Silva do Sporting e por 15 o regressado Sérgio Silva do Maratona. 
Seguiram-se José Maduro da Maduro Atletics (31.05), Bruno Fraga do Reboleira (31.41) e Alexi Scutaru do Arrudense (31.43)

A nível feminino, Marisa Barros do Benfica estreou-se a ganhar nesta prova cuja maior dominadora é Mónica Rosa com 3 vitórias.
Mas o grande feito de Marisa Barros foi ter batido, e por margem significativa, o record de percurso que pertencia a Helena Sampaio desde 2003, com 33.04. Hoje, Marisa marcou 32.38, menos 26 segundos.
Em 2º lugar ficou a sua colega de equipa Rafaela Almeida (35.49), fechando o pódio Madalena Carriço do Marítimo (36.35)
Seguiram-se-lhes Susana Francisco do Lourinhã (37.11), Eunice Tavares do Braga (37.52) e Margarida Dionísio, que se estreou pela Garmin Olímpico de Oeiras, com 38.07

A alegria de testemunhar o regresso muito feliz da Margarida Dionísio

Uma palavra muito especial para a Margarida, com quem tive o prazer de falar no final, pois esta prova marcou o seu regresso às competições, tendo-o feito em grande estilo e a mostrar que muito mais promete.
Era bem evidente a sua euforia final, ficando este momento gravado na sua melhor memória, algo que me aconteceu em 2009 quando após uma paragem de 6 meses pela fractura do pé esquerdo, tornei a sentir o calor da competição aqui e, se já gostava desta prova, muito mais no meu coração ficou desde então.

E quanto a mim, correu bem. Realizei 55.41 (tempo real), o que acaba por ser a 2ª melhor marca de 2012, apenas atrás dos 54.55 da Corrida Nauticampo, curiosamente também disputada neste local,  
Claro que não posso comparar com 2011, onde quase todas as marcas foram bem abaixo destes valores, mas tenho que viver com as contingências deste ano e, dentro disso, foi bom e acabei bem. 

Comecei com cuidado mas a aproximar-me dos 4 kms, e aproveitando a subida do túnel, decidi arriscar no ritmo, mesmo desconhecendo se iria pagar a factura mais à frente.
Felizmente tal não aconteceu e deu para manter o ritmo.

Com Paulo Sousa que me acompanhou no final

Tudo foi bom menos o final. Por impossibilidade da Mafalda vir a esta prova, pedi à Fernanda para fotografar, o que fez com todo o empenho. Encheu uma memória da máquina antiga e ainda tirou mais noutro cartão. No final devolveu-me a máquina e a memória usada, que estava numa bolsinha com outra memória não utilizada, e guardei tudo na bolsa da máquina.
Ao chegar a casa, nada dessas 2 memórias na bolsa! O que se terá passado é que, como tinha o saco da prova na mão, não devo ter colocada as memórias na bolsa, que terão caído ali na relva, sem notar.
Ainda regressei ao local mas nada. Consegui chegar à fala com um elemento ligado à organização, para saber se alguém tinha encontrado e dado-lhes, mas também nada.

Se alguém, eventualmente, tiver encontrado as tais memórias, muito agradeço o seu contacto

3 comentários:

  1. Amigo João
    Parabéns pela excelente performance desportiva e pelo muito bom tempo realizado na prova(nenhuma prova é igual a outra).
    Faço votos para que os cartões de memória apareçam, pois se não estavam no sítio...
    Um abraço
    Amável Luz

    ResponderExcluir
  2. Mais um boa prova no caminho da maratona!
    Temo que essas memorias já se foram!
    Sem a fotografa ofecial dos 4 ao quilometro nunca é a mesma coisa!

    ResponderExcluir
  3. João,

    obrigado pela companhia nos kms finais...deu para esquecer a coluna e terminar bastante bem... pior foi a seguir que tive de levar uma injecção para limitar as dores... adiante... espero que consiga recuperar as memórias e que os treinos continuem a correr da melhor forma!

    Grande abraço e obrigado pela foto!

    Paulo Sousa

    ResponderExcluir