quarta-feira, 20 de junho de 2012

A minha pré-preparação para a Maratona

Tal como escrito neste artigo, começou agora a meio de Junho a minha pré-preparação para a Maratona de  Lisboa a realizar a 9 de Dezembro.

Durará até início de Setembro, altura que passará à preparação completa para tentar ganhar aquilo que considero ser a minha medalha de ouro olímpica, o cume da minha carreira. Cortar a meta numa Maratona.

A que se refere esta fase actual? Ir, gradualmente, metendo quilómetros e aumentando o número de treinos, além de exercícios de reforço muscular. Tudo sem me preocupar minimamente com o relógio. 
Continuarei, sempre, a participar em corridas pois o seu ambiente e convívio são o bálsamo que me permite lidar com outras situações, mas a partir de agora apenas em ritmo de treino. 
Se tentar forçar o andamento, irei provocar um desgaste mais elevado que me obrigará a um maior período de repouso, o que quero evitar pois interessa-me é correr muito e muitas vezes. 
A única excepção é neste sábado o Da Estrada à Pista, onde tentarei um tempozinho melhor, devido às especificidades da prova. A partir daí, tempos só em 2013.

Para alguém que não tem reais capacidades para fazer uma Maratona, o que não me impedirá de tentar e, quem sabe, conseguir, o tempo final é algo que nem consta na lista de preocupações. Daí os treinos não contemplarem o capítulo velocidade mas apenas resistência, física e mental (a mais importante!).

Quem treina para uma Maratona, tem uma vez por semana uma sessão mais prolongada. Normalmente aproveita o fim-de-semana, o que não acontecerá no meu caso em virtude de ir rolar para as provas. Essa minha sessão fica entre terças a quintas, o que me obrigará a um esforço maior para encaixar esse treino. Mas a vontade é enorme.
Chegará? 
Daqui a 172 dias saberemos.

Até lá, repito o meu sempre presente agradecimento a todos os bons amigos que me têm apoiado nesta loucura e que, acreditando ou não, fazem-me crer que é possível este meu sonho "impossível".

9 comentários:

  1. Não há sonhos impossíveis quando o Homem quer
    Força :):)

    cumps
    J.Lopes

    ResponderExcluir
  2. João, há coisas na vida que não controlamos, que escapam à nossa vontade e acção; há ambições desadequadas, irrealistas, e só sonhar não é suficiente. Mas outras coisas dependem 99,999% de nós. E Correr uma Maratona é uma delas!

    E meu amigo João, para ti a Maratona em Dezembro é perfeitamente alcançável. É uma meta sonhada e que vais alcançar. Com atitude (mesmo com momentos altos e baixos), trabalho e fundamentalmente muita vontade, tu vais trabalhar para estares perfeitamente em condições de correr os 42.195 metros em Dezembro. Tempos? Estás no modo certo: isso não interessa nada agora, agora vais é preparar-te física e mentalmente para a prova.
    E vais chegar lá e certificar-te (tu no fundo já sabes, assim como eu, e a tua Mafalda e todos os que te apoiam) que este teu sonho POSSÍVEL é mesmo POSSÍVEL!

    Força João, e cortar a meta da Maratona é ... como é moda agora à conta de um anúncio qualquer, há uma linha que separa o que tu és antes da Maratona e o que tu vais ser depois da Maratona! E só saberás... depois de passares essa linha. O que vai acontecer em Dezembro, porque tu assim quisestes!

    ResponderExcluir
  3. João, vejo-me também nas tuas palavras, penso da mesma forma, tenho as mesmas dúvidas mas, principalmente, espero o mesmo que tu. E desde que não hajam imprevistos de maior vais conseguir com certeza.
    Estamos cá todos para apoiar, ajudar, empurrar, e outras coisas acabadas em "ar". ;)
    Vamos estando por cá para irmos trocando experiências.

    Forte abraço. ;)

    ResponderExcluir
  4. Não concordo que a maratona seja o cume da tua carreira! Ela vai ser um ponto de passagem para outros “voos”!
    Igualmente não acredito que não tenhas reais capacidades para fazer uma maratona. Já vi muita gente fazer a maratona com menos capacidades e treino.

    Fazer as provas apenas a rolar é sempre complicado que um sujeito entusiasma-se e acaba por andar mais rápido do que devia mas pode ser que tu consigas ter controle para fazer isso.
    Mas como gostas tanto de participar em provas porque não incluir algumas em trinos longos? Por exemplo tens uma prova de 10 km para fazer e um treino longo de 20 km para essa semana então corres 10 km antes da prova e completas o treino na prova.
    Não digo que faças isso em todas provas mas nalgumas é capaz de ser uma boa ideia.
    Assim facilita-te a vida na planificação do treino, ajuda-te no treino longo pois podes fazer a segunda metade na prova que é mais fácil e evitas andar rápido demais na prova pois quando entras nela já levas metade do treino nas pernas!
    Mas vais ter sempre que fazer treinos longos em solitário pois eles são, na minha modesta opinião, um treino fundamental para o futuro maratonista.
    Só nos longos treinos solitários aprendemos a conhecer a nossa “maquina” e a dominar a nossa mente!
    Pensa nisso!
    E já sabes qualquer ajuda que eu te possa dar conta comigo!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. João,

    Não é um sonho impossível, mas sim uma vontade bem possível :)

    Amigo, vou-te contar uma história que à uns anos atrás partilhámos e comentámos....

    Numa célebre maratona de Lisboa, em que a mesma partia do Cais do Sodré, ficámos a ver os atletas da maratona passar e tu já sonhavas com a maratona... até que passou um atleta que nos fez arrepiar a alma... ele não tinha braços e o seu equilíbrio era muito mais difícil do que o de qualquer outra pessoa, mas ele foi, seguiu o sonho... ás tantas os joelhos estavam cheios de sangue de tanto roçarem um no outro... mas ele seguiu atrás do sonho....

    Amigo... quando a nossa mente quer muito, nada é impossível... e eu sei, todos nós sabemos que irás alcançar esse sonho que como diz o Jorge Branco, não sendo o cume da tua carreira, vai ser de certeza a viragem : )

    Estamos todos contigo...

    Beijinhos.

    Sandra

    ResponderExcluir
  6. Caro João;

    Em Abril de 2010, fui assitir e tirar fotos a colegas que participavam na Maratona de Roterdão. Disse assim para a Amélia (minha mulher, "no próximo ano estou aqui eu a correr a maratona", a resposta dela foi de "estás maluco!". Em Abril de 2011, fiz a minha 1a maratona, essa mesmo de Roterdão, entusiasmado logo no dia seguinte inscrevi-me para participar na maratona de Amsterdão, o que fiz em 2011 duas maratonas. Essas vão ser as mesmas que vou correr em 2012, mas para 2013, estou a programar fazer 4 maratonas.
    Tal como diz o Jorge Branco, foi mesmo uma viragem, neste mundo das corridas, que faço à 6 anos.

    Os conselhos dados pelo Jorge Branco, são mesmo isso, de ter em consideração a combinação de "provas" com treinos, tenho feito algumas vezes assim, e coloco umas provas longas pelo meio (30km), para fazer uns testes.

    Um conselho, é arranjar um (uns) colega(s) que também esteja(m) a treinar para a maratona, para fazer os treinos longos ao fim de semana. Durante a semana, para quem trabalha é sempre complicado fazer esse tipo de treino. Os dias são curtos e treinar longos em Portugal à noite è complicado. Aqui na Holanda temos as pistas de bicicleta, que nos protege.

    Isto são alguns conselhos de um principante nas maratonas, eu também vou iniciar o meu esquema de treino no inicio de julho ( 16 semanas) para a Maratona de Amsterdão, em outubro. E vou iniciar durante as minhas férias em Portugal.

    Um abraço amigo, e sucesso ao sonho do futuro maratonista, que depois de provar, já não vai deixar de continuar.

    Xavier
    http://josexavier1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amigo,
    O que custa mais é a primeira! (mas também a alegria ao cortar a meta é das maiores que o corredor de estrada pode sentir. Pelo menos foi assim comigo). Agora, votos de muita calma e determinação para cumprir o plano de treinos (há quem diga que ele custa mais que fazer a maratona. E aqui também estou quase de acordo). Grande abraço e, provavelmente, lá estaremos a ver-te chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estaremos sim senhor! Pelo menos eu estarei, dê lá por onde der!

      Excluir
  8. Caro João,
    Vou ter o prazer de fazer a minha primeira maratona na tua companhia.
    Seria fantástico,ter a companhia dos nossos Amigos Sandra e Carlos.
    Eu mentalmente penso que já estou preparado,agora é só treinar.
    Grande Abraço do teu companheiro de provas,
    João Lima

    ResponderExcluir