sexta-feira, 22 de junho de 2012

Divulgação - 6º Cross de São Brás - Granja

Chegou-me às mãos um mail de divulgação do 6º Cross de São Brás - Granja, cujo teor merece ser aqui publicado e para o qual agradeço a atenção.
Aproveito para acrescentar que o regulamento pode ser lido clicando aqui

"O Grupo Desportivo e Recreativo da Granja é uma associação sediada nessa mesma aldeia, a qual pertence à freguesia de Mões, concelho de Castro Daire, distrito de Viseu.

Granja é uma aldeia rural, com aproximadamente 170 habitantes, os quais dividem o seu modo de vida entre a agricultura de subsistência e profissões ligadas à construção civil, comércio e pequenas empresas e algumas aos serviços.

Apesar de se qualificar como um inigualável refúgio para quem procura a natureza, o sossego e o contacto com uma paisagem natural ímpar nas margens das águas límpidas do Rio Mau e do Rio Paiva, a aldeia da Granja não tem capacidades económicas para oferecer às gerações que lá nascem as melhores condições de vida, razão que justifica o elevado nível de migração das suas gentes. Por este motivo, a população desta aldeia é na sua maioria idosa e caracteriza-se por um baixo nível de alfabetização e instrução e pelo abandono escolar. 

No entanto, ainda resistem alguns jovens e menos jovens, ávidos de espírito, cheios de amor à terra, e com vontade de converter esta situação, que reconhecem o potencial social e tradicional desta aldeia, a qual querem preservar e dinamizar. 

Daí surgiu o primeiro grande evento deste lugar, no dia 11 de Fevereiro de 2007, o qual veio retirar esta terra do anonimato e projectá-la a nível regional e nacional: o 1º GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO DA GRANJA – CROSS DE SÃO BRÁS. Com o esforço e trabalho das pessoas desta terra, (que se uniram para organizar as provas, preparar os percursos, acompanhar os atletas e confeccionar o almoço) e alguma ajuda da Câmara Municipal de Castro Daire, Junta de Freguesia de Mões, INATEL e pessoas e empresas de boa vontade que colaboraram com patrocínios, a Granja recebeu nos últimos 5 anos centenas de pessoas, atletas de prestígio, de vários pontos do país.

Este é atualmente um evento de sucesso, de significativa importância para o concelho, para a freguesia e para a aldeia em si, a qual ganhou novo ânimo e novas perspectivas, o que enche de orgulho todos quantos vivem, conhecem e gostam desta terra. Por este motivo, o Grupo Desportivo e Recreativo da Granja quer dar continuidade a este acontecimento desportivo, projectando-o nesta sua 6ª edição para um patamar de nível Nacional, dado estar enquadrado no CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA 2012, o qual decorrerá na manhã do dia 22 de Julho de 2012.

O Grupo Desportivo e Recreativo da Granja aproveita para convidar V. Exca. a visitar a nossa aldeia confraternizando connosco na festa promovida durante o fim de semana pelo GDR Granja. Desafiamo-lo ainda para participar na caminhada a realizar no novíssimo percurso pedestre, PR7 – TRILHO DAS LEVADAS, que será inaugurado neste dia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário