quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cross das Amendoeiras em Flor chega à edição 35

O Cross das Amendoeiras em Flor é uma prova mítica no calendário nacional, chegando no domingo à edição 35 num evento especial pois vai ser Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo e Nacional de Juniores e Juvenis.

Iniciado em 1977 em Vilamoura, rumou à Aldeia das Açoteias em 1981, tendo visto desfilar grandes nomes do Atletismo e emotivas competições.
Entre os vencedores masculinos, o destaque vai para o queniano Tom Nyariki que triunfou por 4 vezes, seguido das 3 vitórias de Fernando Mamede, Kiprono Menjo e Osoro Ondoro.
Na sua relação de vencedores não faltam nomes como Carlos Lopes, António Leitão, Paulo Guerra e Sergiy Lebid.

No sector feminino, cuja primeira edição ocorreu em 1978, é Aurora Cunha quem comanda uma lista de triunfadoras, graças às suas 3 vitórias. No quadro de honra constam nomes como Rosa Mota, Albertina Dias, Fernanda Ribeiro, Dulce Félix, Tegla Lorupe, Gabriela Szabo, Gete Wami e muitas outras, cuja relação completa pode ser vista aqui.

A internacionalização desta prova sempre foi uma evidência, comprovada pelo facto de a última vez que um atleta masculino português venceu ter sido em 1995 com Paulo Guerra. Já na vertente feminina, o triunfo mais recente data de 2010 com Dulce Félix.

"Eu ainda sou do tempo" que os órgãos de comunicação social não estavam monopolizados por 22 a correrem atrás duma bola e, com a importância que esta prova sempre teve, recebia honras de transmissão televisiva directa.
Hoje em dia, e também muito por culpa da excessiva e doentia atenção que se dá ao futebol esquecendo todas as restantes modalidades, a organização tem passado por dificuldades que, inclusive, levaram que a edição de 2004 não se tivesse realizado. O orçamento actual é 80% mais reduzido que há 5 anos atrás e a moldura humana é composta apenas pelos que não perdem uma e respiram Atletismo. O grande público não vai, até porque desconhece. Não há qualquer referência fora do mundo do Atletismo porque, como já disse, é muito mais importante inundar de futebol tudo que é noticiário. Dizem que é o que dá dinheiro aos clubes. O que é um contra-senso atendendo ao seu estado de falência. Mas... o futebol dá muito jeito...

2 comentários:

  1. É mesmo aqui ao lado :)
    Nessa foto, a 3ª classificada é Ana Dias, com quem eu me costumo cruzar nos treinos na pista da Faro. Ainda no Sábado passado, de manhã, lá anadava ela a fazer séries de 1000m. Dá gosto ver. O problema é que esse esforço não é devidamente recompensado por quem devia apoiar. Essa prova das amendoeiras, como é dito, nos últimos 5 anos já perdeu 80% do investimento. Talvez um efeito da crise crescente e das dívidas das autarquias. Autarquias que estão falidas, mas que se lançam em campanhas publicitárias de grande investimento e retorno duvidoso, tal como se pode ler aqui: "Faro como marca". Investe-se nisso e deixa-se de apoiar atletas: «5. O Município deixou de apoiar atletas farenses de alta competição (Ana Dias, Ana Cachola, …) que levavam o nome da Cidade de Faro, por todo o país e até mesmo pelo estrangeiro, e depois gastam-se 70.000.00€ de serviços a uma empresa de publicidade».
    Dá gosto ver a Ana Dias a treinar. Só que ela não futebol ... faz atletismo

    ResponderExcluir
  2. João Lima;

    Bom texto, sobre esta famosa prova de atletismo. Tal como diz é mesmo de ser tomado em consideração em relação ao futebol. Mas isso acontece porque em Portugal não existe uma política desportiva, e depois tudo fica da dependência das (falidas) autarquias.
    São as provas que desaparecem, são as infraestruras desportivas ( para outros desportos que não o futebol) que também não são implementadas, etc, etc.
    veja-se o caso dos clubes de futebol, e dos estádios, tudo falido!!, e para o atletismo não se vê nada.

    Um abraço
    Xavier

    ResponderExcluir