quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Constância cancelada

É com muita pena que tomei conhecimento do cancelamento do Grande Prémio da Páscoa de Constância, agendado para 7 de Abril, exactamente naquela que seria a edição bodas de prata.

Neste assunto, não é possível manter a frieza da notícia quando se está ligado emocionalmente a esta prova. Quem já correu naquele bonito cenário, entende o que refiro.

Local emblemático da junção do Zêzere com o Tejo, uma viagem para esta corrida sempre foi sinónimo dum dia muito bem passado, com uma riqueza paisagística que transmitia qualquer coisa ao percurso.
Porquê tantos atletas realizarem aí os seus melhores tempos? A distância era certificada, o ponto de partida era o mesmo de chegada, logo não seria por nenhum desses factores, apetecendo dizer que havia algo de magia naquela estrada serpenteante junto ao rio. Em especial após o retorno, sentia sempre uma espécie de magnetismo a puxar-me para a meta. Cruzando-a, o primeiro pensamento foi sempre "só daqui a um ano é que poderei correr outra vez neste traçado".

Espero poder reviver estas emoções no futuro e que a ausência de 2012 seja a excepção que confirma a regra.

6 comentários:

  1. Começamos a ver cair as provas míticas como um baralho de cartas!
    É o fruto destes tempos difíceis e de uma mar de políticas erradas que levam a tudo isto.
    Não nos podemos esquecer que o cancelamento de uma prova tem inúmeras consequências e trás uma grande perda de receitas para o comercio local.
    São situações que trazem recessão, atras de recessão.
    E com a pretensa restruturação das autarquias e o cada vez maior estrangulamento do poder local as coisas só tendem a piorar.
    Mas temos que levantar a cabeça e lutar contra este estado de coisas.

    ResponderExcluir
  2. Tantas coisas vão ficar por fazer, sentimentalmente fico muito triste, mas o meu coração ficará sempre ligado áquela terra por força de uma luz azul brilhante que nos ilumina a partir do infinito e nos saúda permanentemente. Voltarei.

    ResponderExcluir
  3. Mas o que é isto?
    Mais uma!? Quanto mais bonitas são as provas maior é o risco do seu cancelamento?
    Por este andar terão que ser mesmo os atletas a tratar da organização das provas. Essa é a maior garantia, pois a Corrida não pode estar dependente do facto de haver ou não haver dinheiro. E depois, tal como no Fim da Europa, os exageros cometidos levam à insustentabilidade. Em Constança também era tudo à borla. Sabia bem? Sabia, mas saberia melhor se, com uma taxa de inscrição, não se penalizasse tanto o orçamento municipal e deixasse de haver motivos para que se acabasse com uma prova como esta.
    Tem a palavra a Ana Paula Pinto, para tentar demover os decisores.

    ResponderExcluir
  4. João, enviei hoje o email que transcrevo.
    Exmº Sr. Presidente

    Foi uma consternação quando soube, hoje, que o Grande Prémio da Páscoa de Constância tinha sido cancelado. Telefonei de imediato e ouvi a sua confirmação.
    Uma opção inscrita nas contenções orçamentais.

    Uma das provas mais emblemáticas, sem dúvida, do nosso calendário desportivo, não só pela envolvente paisagística, mas também pela quadra e pela afetividade com que todos os praticantes de atletismo, desde os mais jovens aos "resistentes" com muitas rugas no rostos, eram acolhidos na Vila Poema.

    Contava mais de duas décadas...

    Permita-me que, além de manifestar a frustração pelo cancelamento enquanto amante da modalidade, expresso a minha tristeza pelo imenso significado afetivo que correr em Constância, em memória da minha filha significava para mim. Algo irrisório, é certo para os demais, mas não para o grupo que anualmente me acompanhava nesta homenagem.

    Apelo a que o Grande Prémio da Páscoa de Constância se realize. A não se realizar, deixará um vazio imenso no quadro do atletismo nacional. Uma tradição que importa manter. Um evento desportivo que pela sua importância, marca e originalidade integra o nosso património e a identidade de Constância.

    Em meu nome e no de muitos atletas com quem tenho falado, julgamos que a inscrição sob um determinado preço, poderia ajudar a colmatar as despesas inerentes e, por ventura, reverter a decisão tomada. É esse o meu apelo.

    Não deixe que o Grande Prémio de Constância morra. Há tradições indissociáveis das festividades do concelho e de Nossa Senhora da Boa Viagem. Esta é uma delas. Constância é poema, mas também é arte, beleza e desporto. A sua identidade é a constância de ser Constância.

    Com os melhores cumprimentos.

    Ana Paula Pinto

    ResponderExcluir
  5. Que pena, mais uma prova tão linda que não se faz...
    Lá vamos ter que organizar mais um treino???
    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este ano o Grande Premio volta a Constancia. No Sábado de Aleluia, como sempre.

      Excluir