quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Revista Atletismo de Dezembro comemora 30 anos

Já me chegou à caixa de correio a sempre esperada Revista Atletismo, desta feita com o número de Dezembro.

Com a nossa Dulce Félix na capa, em virtude da Maratona de Nova Iorque que é motivo de reportagem, a revista foca igualmente as provas de Corta-Mato que se realizaram em Novembro e, entre outros artigos de interesse, faz o balanço feminino do ano e publica uma entrevista com Vera Barbosa, no ano em que ela se firmou.

O suplemento Mundo da Corrida, dá naturais honra de capa aos Campeões Europeus que se desenrolaram em Almeirim, noticiando as restantes provas, em muito bom número, que preencheram o nosso mês.
Na rubrica clube do pelotão temos a Casa do Benfica de Abrantes e a atleta de pelotão a muito conhecida e acarinhada Lucília Soares.
O espaço técnico é preenchido com artigos que são bem actuais "Maratona: Recuperação nas primeiras 24 horas", "Cuidados a ter após uma Maratona", "Abordagem aos trails" e "Enfrentar o treino para longas distâncias".
De realçar um espaço estatístico para o balanço da época de estrada. Aí, podemos constatar que as 35 provas mais participadas somaram 73.935 atletas, mais 11.998 que no ano passado, números bem significativos e que muito ensinam neste momento de fobia de cortes irracionais.

Este é o número 361, primeiro a não ser vendido em banca, exactamente 30 anos volvidos sobre o número 1 de Dezembro de 1981, cuja capa pode ser vista no final deste artigo.
Custando 40 escudos (actuais 20 cêntimos), esse número 1 contabilizou 36 páginas (28 mais um suplemento de 8) e teve na capa dois nomes ímpares no nosso Atletismo, Fernando Mamede e Moniz Pereira. O técnico, divulgava na página 10 o treino do seu pupilo.
Esta foi a primeira edição duma revista incontornável e imprescindível do nosso desporto de eleição e a quem transmito os parabéns, com o desejo de muitos mais anos!


3 comentários:

  1. Uma revista que só vé o lado do dono " Xistarca". maioria dos artigos, retirados em sites brasileiros.... Sem duvida, a pior revista Modalidade em Portugal... provas deles, falam, bem, nem que tudo tenha corrido mal, prova dos outros, falam sempre mal, nem que tudo tenha corrido bem

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos

    Fica registada a opinião. Discordo totalmente mas as opiniões são assim, cada um tem a sua e as suas razões.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. João!

    Claro que sim... tanto que já vi fotografia tirada por mim, em Pombal,na revista, nem o autor da mesma tipo em referencia... A minha opinião sobre a revista " atletismo", é muito da parte deles serem " Narcisistas"

    ResponderExcluir