segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Maratona - A decisão definitiva está tomada!

Passado que está o Natal, para alívio daqueles que falam em solidariedade como ponto de agenda, para esquecerem-se desse termo até ao próximo, chega no domingo aquele dia em que se costumam tomar decisões ou promessas para mudar a sua vida. Afirmam "Ano novo, vida nova". Mas essa vontade esbate-se no dia 2 e fica esquecida no dia 3.
Quando uma decisão tem que ser tomada, decide-se e ponto final, independentemente da altura do ano, nem que seja quando um acaba, como foi agora o meu caso.

Já no artigo de 6 de Dezembro, A Maratona e o tigre, tinha afirmado que queria estrear-me nos 42,195 kms na Maratona de Lisboa em 2012. Porém, condicionava ao conseguir alcançar os tais 49 minutos aos 10 kms, luta que faz agora em Janeiro 5 anos e que não sei quando será vencida, se é que será um dia.

Desde então, tenho recebido muitos conselhos de quem já se tornou maratonista. Conselhos que se dividem em dois assuntos. Um é o não condicionar fazer a Maratona ao alcançar ou não esse objectivo, e o outro de estrear-me no estrangeiro.

Depois de analisados todos os prós e contras, decidi acatar o primeiro. Chegue ou não aos 49, 2012 será o ano da estreia na Maratona.
Quanto ao segundo, é que não vou seguir, apesar de reconhecer a razão que têm por correr ao lado de outros atletas e incentivado pelo público em massa, ao invés do deserto que os lisboetas proporcionam, adicionado às dificuldades da nossa Maratona.
Por diversas razões, escolhi mesmo a de Lisboa. A fazer uma segunda será então num desses ambientes, de preferência Paris.

Apesar do que me dizem, tenho plena consciência que não possuo capacidades para lograr efectuar uma Maratona. Digo-o porque conheço muito bem as minhas limitações. Porém, não é isso que me impedirá de realizar uma. Como? Ainda não sei, mas a 9 de Dezembro explicarei.

Este objectivo será, caso o consiga concretizar, a minha "medalha de ouro olímpica", o máximo que poderei almejar. E tendo conhecimento da dificuldade que será, só de falar nela sinto receio. Mas no medo, temos três opções: Fugir, ficar imobilizado ou lutar. E eu vou lutar!
Lutar por um sonho chamado Maratona. Dia 9 de Dezembro de 2012, em Lisboa.
(Início da preparação - Agosto)

17 comentários:

  1. Boa escolha. Acredito que vais conseguir. Também penso que “a preparação já começou”.
    Bom ano e boa preparação
    Luís Mota

    ResponderExcluir
  2. Lá estarei a gritar que “nem um perdido” por ti aos 35 quilómetros, faça chuva, ou faça sol!
    Finalmente uma boa notícia neste final de ano!
    Caramba olha que estou mesmo feliz!
    E olha que a maratona feita só com o objectivo de terminar não é assim nenhum bicho papão!
    Acredito que para a primeira maratona a opção de jogar em casa é uma excelente escolha!
    Claro que isso depende imenso de cada um mas para quem já está nervoso com a sua estreia talvez não seja boa ideia colocar mais ansiedade em cima com uma viagem ao estrangeiro.
    Pronto em Lisboa não há publico nem muitos atletas mas a maratona é uma viagem interior, de grande concentração e também se pode fazer, e bem, na solidão!
    Bem sei que quando fiz as minhas modestas quatro maratonas nos anos oitenta corria-se mesmo no “deserto” e por isso estou habituado!
    Depois há estratégias como colocar um amigo a cada cinco quilómetros por exemplo (embora o fundamental é ter apoio aos 35 km pois é um ponto nevrálgico na maratona).
    Forte abraço.
    P.S. O Egas também já foi mobilizado para o apoio ou seja o UK em peso!

    ResponderExcluir
  3. Força João ! Para conseguires (coisa q eu acredito que consigas ) são precisas 2 coisas : Inscreveres-te, e muita vontade em atingir esse objectivo.Vontade já tens, por isso só falta a inscrição, e o resto já sabes, é treinares, e assim tenho a certeza, q seja qual for o tempo final ,cortarás a linha mágica da meta dos 42195 metros , tal como o amigo Fábio Pio fez este ano.

    Grande abraço

    José Magro

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde João. Força! Garantidamente que isso será um objectivo que será alcançado em 2012. Mas, início da preparação em Agosto? Então e todo o passado nas pernas e os seis meses que ainda faltam até Agosto. Ou seja, poder-se-á não estar a fazer um plano de treinos específicamente desenhado para ir a uma Maratona, mas, todas as corridas e treinos de 10Km certamente que contarão para o objectivo final. Não será certamente o mesmo de alguém que pouco ou nada corre e que só em Agosto é que decide meter-se numa plano de 3 meses de preparação.
    Eu se puder, estarei a repetir a meia-maratona e a aplaudir essa chegada

    ResponderExcluir
  5. Caro João...admiro a coragem que tem de assumir para consigo mesmo esse compromisso! Uma Maratona não deve ser facil de fazer, mas para quem gosta de correr os quilometros não nos metem medo, mas sim vontade de os percorrer...Amigo João, aqui vai um abraço para que daqui a um ano venha a este mesmo blogue dizer em quanto tempo fez a Maratona!!
    Força!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns João pela decisão por optares por lutar e ir ao encontro de uma meta só ao alcance dos ousados e destemidos, (assim mesmo para ver se os indecisos se chegam à frente). Creio que vais ser bem sucedido, eu lá estarei para te apandrinhar, pelos menos à partida porque o meu combóio cada vez vai carborando menos (daqui a pouco estou como o Jorge, mas ainda não perdi a esperança de fazer uma Maratona ao lado dele) e é necessário sangue novo. Vens na altura certa.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Bravo João. A determinação é a principal arma.
    Marcado o objectivo é encará-lo com naturalidade. Sem ansiedades. A preparação psicológica assume uma importância enorme. A física, principalmente quando o objectivo é terminar, é menos importante. Treinar o tempo de corrida e não a intensidade. Não tenho dúvidas que vais conseguir e depois não queres outra coisa.
    Bom ano 2012, João, o ano 1 do João Maratonista.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou um daqueles indecisos que ano após ano, guardo a tentação de fazer a minha primeira maratona para o próximo ano. Quanto mais tarde, pior...

    ResponderExcluir
  9. João.... mais uma, euzinha aqui, a fazer força para que tenhas uma prova espectacular!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  10. Eu penso que a velocidade não tem nada a ver com a distância a percorrer, mas sim a resistência. Pode-se percorrer grandes distâncias a baixa velocidade, por isso, o não fazer um tempo nos 10 km abaixo dos 50 minutos, não é impeditivo. Força João, pois com toda essa vontade vais conseguir. BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir
  11. E lá estaremos para apaulir e gritar até ficar sem voz, seja a meio ou no final, porque não é só a meta que conta mas todo o percurso
    Beijinho daddy :)

    J

    ResponderExcluir
  12. Boa João, parabéns pela decisão e pelo 1º ponto positivo a caminho do objectivo: planeamento!

    Acho que traçado o objectivo de 'Fazer uma Maratona', o mais importante mesmo é planear com tempo a melhor forma de alcançar tal objectivo. Concordo com a decisão de te estreares em Lisboa, independentemente das questões de público a assistir e a incentivar os participantes, Lisboa é Lisboa. Tens cerca de 8 meses para planear + 4 meses para preparar. Cá estarei, para dar a ajuda que puder e souber. Abraço

    ResponderExcluir
  13. Caro Amigo, tudo se consegue com perseverança, depois da sensata e ponderada escolha, ânimo para o 2º passo que é a preparação, sendo que o 1º já está tomado e o 3º e último será o cortar a meta no fim dos 42.195 metros.
    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Caro João,

    Parabéns pela decisão da estreia. No meio do processo, cairão também os 49. Quase posso apostar. Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Parabens pela decisão "louca" de participares na Maratona.

    Eu ainda ando em período de reflexão sobre a Maratona de Lisboa 2012. Por um lado tenho uma enorme vontade de a fazer por outro lado tenho duvidas se terei a disciplina para seguir um plano de treinos durante tanto tempo, alem da capacidade para correr 42Km

    Boa Sorte. Espero que vás relatando aqui o teu caminho até ao dia 9 de Dezembro

    ResponderExcluir
  16. Amigo João,

    Os meus parabéns pela tua decisão. Agora que ela está tomada, há que cumpri-la. Como diz Charlie Brown Jr., "Faço da dificuldade a minha motivação".
    Fazes muito bem em não fazer depender a estreia na maratona dos menos de 50 minutos aos dez quilómetros. São coisas completamente distintas.
    Ao cortares a meta na pista de tartan do estádio 1º Maio, a satisfação que vais sentir, suplantará o cansaço físico. Será um momento mágico para sempre recordares. Se eu estiver a trabalhar na organização da prova nas imediações da meta, prometo não faltar-te com aquele abraço e serei eu a colocar-te a medalha.
    Já faltam quase 11 meses para concretizares o teu sonho maratonístico. Bons treinos e melhores provas.
    Abraço,

    Manuel Sequeira

    ResponderExcluir