terça-feira, 20 de dezembro de 2011

1.000 classificações ao alcance dum clique

Quando me iniciei nas corridas, Março de 2006, comecei a guardar as classificações das provas em que participava. 
Notei que as mesmas iam desaparecendo dos diversos sites onde eram publicadas, quer por ligações quebradas, quer por serem substituídas pelas mais recentes, perdendo-se assim a história das provas portuguesas.
Ao criar a página de Atletismo, Maio de 2009, tive a ambição de disponibilizar uma espécie de base de dados dessas mesmas provas, desde o seu início, com o intuito de todos os resultados ficarem salvaguardados no servidor, sem se perderem, ficando para todo o sempre disponíveis ao alcance dum clique.

Foi um desejo ambicioso e sem ter plena consciência do árduo (mas tão recompensador) trabalho que tinha pela frente, muito dificultado pelo escasso tempo livre que me resta, além dos anos anteriores à expansão da internet serem muito difíceis de arranjar.

Passado pouco mais de dois anos, é com orgulho que cheguei agora ao número redondo de 1.000 classificações gerais.
Neste momento, estão reportadas 219 provas que originaram 2.643 edições. Delas, estão encontrados os vencedores de 1.930 e as classificações completas de 1.000
Muitas outras corridas estão na calha e vão sendo publicadas nos próximos meses.

Como sempre, o ponto (muito) fraco prende-se com o aspecto gráfico. A minha promessa feita no ano passado de ir melhorar, esbarrou no tal escasso tempo que já falei. E a prioridade tem passado pelo tratamento de toda a informação que tenho recolhido, pelo que será improvável que se dê em 2012.

Neste momento de orgulho pelo milhar de classificações, não quero deixar de transmitir o agradecimento a bons amigos que me têm ajudado com o precioso envio de classificações, resultados ou a disponibilidade dos seus arquivos. São eles (por ordem alfabética): António Belo, António Manuel Fernandes, António Matias, João Branco, Jorge Branco, José Carita, Manuel Arons de Carvalho, Manuel Sequeira, Mário Lima, Mário Machado e Olímpio Coelho.

Até tremo de pensar que no meio de tanto nome deixei escapar algum... Se foi o caso, as minhas sinceras desculpas.

Como curiosidade, a classificação 1.000 a entrar no arquivo foi a 25ª Meia-Maratona de São João das Lampas 2001

Consultar a página aqui

8 comentários:

  1. Deixo aqui uma palavra de agradecimento pelo seu fantástico trabalho!

    GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. João Lima

    Muita pesquisa, muita paciência e gostar daquilo que se faz é um apanágio que se cola a ti como uma segunda pele.

    Sem isso não teríamos tanta informação e essa catalogação das provas é sem dúvida um marco importante para quem como eu correu tanto no passado e aí está registado os seus tempos, como para as gerações futuras pois nem todos terão a mesma paciência como tu a tens para fazer um trabalho destes.

    Embora tenha todas as minhas classificações durante estes anos de corrida dou por mim muitas vezes a consultar o teu arquivo e ver lá pessoas que passei a conhecer pessoalmente agora e que já faziam parte desse meu passado.

    Parabéns pelo teu magnífico trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho. Talvez o excelente seja pouco. Parabens. Um abraço enorme de Tomar. Paulo Saldanha

    ResponderExcluir
  4. João,
    penso que se não é único, pelo menos é dos únicos trabalhos que existem neste campo em Portugal.
    Já o disse e volto a referir: é meritório e de enorme utilidade.
    Agora, há que apostar na sua divulgação, de maneira a que muitos mais o conheçam. Da minha parte, está incluído no lote de sites de atletismo a consultar (no Crónicas...). Parabéns e não pares. O mais difícil está feito.

    ResponderExcluir
  5. João,

    É com um enorme orgulho que te felicito por todo este trabalho que acaba por ser recompensado de uma forma que é bem mais valiosa para ti, que eu sei - A admiração, o orgulho que todos , mas todos, sentimos por ti: )
    És um grande amigo do atletismo e sem dúvida nenhuma, neste momento, és uma das pessoas mais importantes na vida do mesmo pelo facto de estares a fazer algo de tão majestoso e merecedor de um grande reconhecimento...

    Obrigada João.

    ResponderExcluir
  6. és único... consegues ter mais informação que a própria FPA.. Bom Natal campeão... Nota.. vou partilhar

    ResponderExcluir
  7. Parabéns João!
    Sou uma novata e sinto-me a ler uma história.

    O teu trabalho para além de demonstrar muita paciência e gosto pela corrida faz com eu tenha muita pena de não ter descoberto este desporto mais cedo...

    Continuação de sucesso nas pesquisas e aproveito para te desejar um EXCELENTE 2012 e um Feliz Natal.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. Caro João,
    Parabéns pelo trabalho!
    Obrigado, vai fazer muito jeito.
    Boas corridas!

    ResponderExcluir