quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Troféu de Oeiras - Valejas

(Foto Manuel António - AMMA)

Iniciou-se no feriado de terça a 30ª edição do Troféu de Oeiras com o Grande Prémio de Valejas, competição que uma vez mais iniciou o campeonato, como tem sucedido nos últimos anos.

Devido a uma imposição da Federação, as três provas que se disputam em 2011 têm distância reduzida, regressando tudo à normalidade em 2012. Tal deve-se ao facto deste ano os juniores serem considerados como tal, se à data de 1 de Janeiro, e não da abertura do troféu, tiverem a idade correspondente, mas arriscando-se a ainda possuírem idade juvenil até lá. Ora, como a FPA não autoriza que os juvenis corram mais do que 4.000 metros (regra controversa) mas podendo correr já como juniores e os juniores disputam a prova maior com os seniores e veteranos, deu-se esta alteração que obrigou os responsáveis do Valejas Atlético Clube a repensar todo o percurso.
E fizeram-no muito bem, criando mais uma agradável manhã de convívio e competição, que colocou a correr atletas desde os muito jovens até aos não tão jovens.
Bateu-se inclusive o record de participação com 662 atletas divididos pelos 28 escalões. De assinalar que este ano há mais 4 escalões, pois regressou o escalão M35 e F35, além de ter sido criado (muito justamente) os Sub-23 M e F.
Foram mais 127 concorrentes que a edição transacta e estiveram representadas 43 colectividades, das quais o NucleOeiras continua a dominar de forma clara, triunfando com 609 pontos, seguido pelo Linda-a-Pastora com 346. Os Fixes surpreenderam ao bater os Leões de Porto Salvo pelo 3º lugar (322-316), enquanto a equipa da casa foi a 13º com 66.

(Foto Manuel António - AMMA)

A história da minha corrida pode e deve ser dividida em duas partes.
A primeira: Depois do pesadelo que foi o final de Almeirim (ler aqui), sentia-me fatigado demais para competir mas nunca coloquei em causa não o fazer pois as gentes de Valejas bem merecem a presença de todos.
Para piorar a situação, acordei com desarranjos intestinais, o que me debilitou mais.
Estava preocupado como iria aguentar esta escassa distância de 4.000 metros, mas não me importava de ir mesmo à frente da ambulância, pois queria era participar.
O aquecimento ainda provocou mais receios pois ao fim duns 200 metros parei para não me desgastar (!). Sentia-me muito preso.
Este novo trajecto é basicamente de dois quilómetros a descer e depois dois a subir.
Mal foi dada a partida fiquei em último a tentar perceber como me sentia.

E acaba aqui a primeira parte da história. Não saia do seu lugar, vem aí a segunda.

Segunda parte: (eu avisei que não demorava)
Continuo a correr e começo a sentir-me bem, a desfrutar do prazer de correr.
Até ao final da descida ainda ultrapasso três ou quatro companheiros. Chego assim ao início da subida e, sentindo-me bem, vem ao de cima toda a raiva e frustração acumulada de domingo e começo "a dar-lhe".
Vou ultrapassando companheiros e mais força vou tendo para as subidas, realizando 5.06 no último quilómetro (a subir) e chegando à geral à frente de 31 (na parte da subida puxei mesmo do pisca e aí fui eu).
Parei a 200 metros da meta pois a fila estendia-se até aí em virtude duma falha na pistola que lê os códigos de barras dos dorsais, perfazendo assim 20.15 em 3.800 metros mas, o que é importante, sentindo-me mais fresco do que antes da prova.
Vá lá alguém explicar isto destas últimas duas corridas...

Como curiosidade, esta foi a minha corrida nº 192 e a mais curta que já alguma vez efectuei. A anterior era a da prova aberta do Cross Internacional de Oeiras em 2007, com 4.370 metros.
E foi também a primeira vez que repeti a mesma prova no mesmo ano, já que a edição anterior de Valejas foi em Janeiro deste ano, após ter sido adiada do previsto 1 de Novembro.




3 comentários:

  1. Olá Caro João!
    Antes de mais um muito Obrigado pela participação no nosso Grande Premio!
    O Valejas Atletico Clube fez tudo o que podia para a "prova grande" correr com o minimo de prejuizo para os atletas.
    Mais uma vez Obrigado e esperamos todos que o GP do Valejas Atletico Clube tenha sido do agrado de todos!!

    ResponderExcluir
  2. Mais um ataque do temível, terrível e famigerado TORPEDO AMARELO!
    Será um avião, um foguetão, uma nave extraterrestre? NÃO! É O TORPEDO AMARELO A TODO O GÁS!
    (um anónimo hoje também um bocado amarelo mas não torpedo!)

    ResponderExcluir