domingo, 21 de novembro de 2010

Mendiga, mais do que uma corrida, um acontecimento, um exemplo!

Minha estreia na Mendiga
A feira de especialidades
O almoço convívio e a animação
A grande montra de troféus
O troféu dado a todos os atletas
Os 3 primeiros masculinos (foto Xistarca)
Pódio feminino

Foi a primeira vez que vim a Mendiga, e não sabia o que andava a perder.
"Mendiga sabe receber", foi uma frase dita nos discursos de agradecimento, mas isso é dizer pouco duma população que se une em bloco para proporcionar a todos um dia dificilmente esquecível.
Este Grande Prémio da Mendiga, que teve hoje a sua 23ª edição, mais do que uma corrida, é um acontecimento, um verdadeiro exemplo para tantos, numa altura que o individualismo impera na nossa sociedade. Todos unidos em prol do bem comum.
E se na maior das provas, faz-se em prazer e vamos embora, nesta a corrida é apenas um início. Segue-se um simpático e bom almoço, estendendo o convívio, a distribuição de prémios e o sorteio, que prende todos.
E no final, já se sente pena do dia acabar.

Competitivamente, Hermano Ferreira da Conforlimpa continua a mostrar a excelente forma em que se encontra, vencendo com 49.04, 32 segundos à frente do seu colega Alberto Chaiça que na parte final ultrapassou António Travassos do Benavente, que aos 10 kms ainda acompanhava Hermano, acabando por se quedar no 3º posto a 1.05 do vencedor.
Madalena Carriço do Marítimo tornou a vencer na Mendiga, fazendo-o com 1.00.40 e um avanço de 1.01 sobre a atleta do Patameiras, Beatriz Cunha, tendo a benfiquista Vera Nunes completado o pódio a 1.33
O Reboleira venceu colectivamente à frente do Barreira e Macedo Oculista. O Barreira venceu o prémio de ter maior número de atletas até 1.10.00, nada menos nada mais que 17 classificados!
Terminaram 454 atletas, o que reforça o aumento de atletas do ano passado, após uma certa quebra. Em 2008 tivemos 424, 431 em 2009 e hoje 454.
O interesse, dedicação e simpatia de toda a gente de Mendiga merece bem a deslocação. E quem se desloca é bem compensado com um grande dia.

Quanto a mim, após o "momento de glória" da Nazaré, tive um problema num músculo lombar na 3ª feira (em nada relacionado com a corrida) o que me obrigou a andar ligado. A isso juntou-se uma forte constipação, mas nada disso me impediu de fazer mais um bom resultado. Em 16.300 metros, parei o relógio aos 1.28.05, passando aos 10 em 55.01 e aos 15 em 1.22.09, tempos que ainda recentemente tinha grande dificuldade em alcançar e agora fi-lo numa prova onde me fui a poupar, não dando o meu máximo, por precaução. Aliás, este tempo aos 15 foi o melhor desde 2007. Numa prova de 16.300 e sem estar a dar o máximo... Uma prova mais do que o novo esquema de treinos me tem mudado.
O único momento mais difícil foi a chuva aos 5 kms, e que durou uns 10 minutos, pois vinha bem gelada. Para quem já estava mal da garganta, não foi nada bom, mas isso supera-se com a alegria e prazer de correr.
E mais uma vez, só não perdi esta corrida, como muitas no passado, porque tenho uma osteopata de nome Paula Almeida que tem umas mãos milagrosas.
Obrigado Paula por mais esta!

2 comentários:

  1. Boa Noite João...

    Sem duvida uma prova da terra para o povo. Até a chuva este no momento certo... Tive muito gosto em o conhecer... boa semana

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Carlos e boas corridas!

    Um abraço

    ResponderExcluir