domingo, 7 de novembro de 2010

Maratona de Nova Iorque marcada pelo anúncio da retirada de Gebrselassie


Cerca de 45.000 atletas tomaram parte na Maratona de Nova Iorque, entre os quais a nossa Dulce Félix em estreia nesta distância.
Não estando prevista para já a participação numa Maratona mas tendo recebido uma proposta irrecusável, Dulce preparou-se o melhor que lhe foi possível, com o seu querer e garra habituais.
Aguentou-se bem até aos 25 quilómetros, acompanhando as da frente, mas numa aceleração destas, quebrou o ritmo, indo até aos 33 mas não aguentando mais o mal estar e desistiu. Segundo palavras do seu empresário, Hugo Sousa, Dulce ficou triste mas de cabeça erguida. Acrescento eu que todos temos que ficar orgulhosos pelo reconhecimento que lhe foi dado pelo convite, e no esforço que a atleta efectuou, estando convencido que muito mais virá no futuro para a Dulce nesta mítica distância.

Os vencedores foram Gebre Gebremarian e Edna Kiplagat, ambos etíopes, com respectivamente 2.08,14 e 2.28,20
Todos os resultados podem ser consultados aqui

No entanto a notícia choque deste dia foi o inesperado anúncio da retirada de Haile Gebrselassie, pluri-recordista mundial.
Esperava juntar esta vitória ao seu currículo e avisou que se não o conseguisse voltaria no próximo ano.
No entanto, também deixou esta frase numa conferência de imprensa na véspera da prova: "Tenho que me apressar a ganhar coisas pois estou quase a chegar à idade de perder velocidade".
Após a desistência a pouco mais de meio da prova, anunciou surpreendentemente "É hora de sair e dar lugar aos jovens. Nunca pensei no dia de abandonar mas hoje é esse dia".
O etíope de 37 anos não será só recordado pelos seus inacreditáveis feitos, mas também pela sua enorme simpatia, disponibilidade e sentido solidário, aproveitando o facto de ser uma estrela para tentar ajudar o seu povo com escolas e hospitais. Um grande campeão dentro e fora das pistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário