segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Campeón!


Acabadinho de regressar, fica aqui um pequeno video de quando cortei a meta, como simbólica forma de agradecimento por todo o apoio que me deram e por tudo que me fizeram acreditar, o que me ajudou sobremaneira a realizar a corrida mais inteligente, divertida e emocional que já alguma vez efectuei.

Estando neste momento cansado pela viagem vou já, e finalmente, descansar em condições. Amanhã lerei os mails, comentários, facebook e escreverei o relato da prova, no que será um artigo muito difícil de transcrever toda a felicidade que senti e as emoções que me dominaram.

53 comentários:

  1. Ta' feito !!!
    ...E bem feito.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Campeón!! Imagino a alegria, são momentos inesquecíveis, sobretudo depois de tanta luta.
    Beijinhos grandes e bom e merecido descanso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rute! Torna-se difícil descrever tudo o que se sente :)

      Beijinhos :)

      Excluir
  3. Uma vitória bem merecida por tudo aquilo que aconteceu em Lisboa e pelo precalço durante a preparação.

    MUITOS PARABÉNS !!!

    Abraço.

    Fernando Varela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernando

      Teve um sabor que nem consigo explicar :)

      Um abraço

      Excluir
  4. Confesso que quando vi os teus tempos de passagens aos 5 e 10 km me assustei! Depois para piorar as coisas só voltei a conseguir "ver-te" aos 35 km e fiquei mesmo muito aliviado!
    Ainda fiz contas e tentei ver a tua chegada na transmissão da prova em directo via net mas houve um "apagão" na mesma que apanhou a tua chega! Bolas!.
    Pelos tempos que vi dos 5 e dos 10 km tenho a ideia que fizeste uma prova a correr da frente para trás num sistema tipo "kamikaze" (!) que embora tenha resultado acho demasiadamente perigoso e não é a minha escola de correr uma maratona! Mas resultou e tudo está bem quando se tem um final feliz!
    Pelos tempos de passagens que vi posso dar-te o exemplo da Sandra como uma maratona muito perfeita e certinha como um relógio suíço (e o Nuno deve ter ajudado muito nisso).
    Para mim a maratona continua, sempre, a ser corrida de trás para a frente com a segunda parte ligeiramente mais rápida que a primeira e quando não se consegue o tal equilíbrio então que se reduz mais na primeira metade para acabar bem!
    Parece que há para ai quem agora tente ganhar tempo até aos 30, 35 km e depois seja o que Deus quiser e aguentar até à meta! Enfim!
    Desculpa toda esta teoria da treta mas darem-te os parabéns todos te vão dar e alguém tem de ser o "chato" de serviço com estas coisas!
    Pelo menos agora já sei qual é o teu método de correr a maratona e não apanho mais sustos! he eh he he
    E claro que quem corre uma maratona nas condições físicas em que tu a correste e nesse sistema nada ortodoxo não tem os seus limites nos 42,195 km mas sim muito mais além. Mas quando as barreiras psicológicas são muito superiores as físicas e nos limitam os sonhos e os horizontes dificilmente alguma coisa se pode fazer (pensavas que te safavas desta parte do discurso? Querias!...).
    E agora toca a treinar para o Porto "carago"! Quero-te abaixo das 5 horas mas cuidado com os métodos "kamikaze" que um dia podem falhar!
    PARABÉNS TORPEDO AMARELO!
    ( e aqui só para nós não foi mesmo fácil escrever este comentário aqui no meio dos cacos...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas minhas passagens pelos controlos de tempo sabia que ias ficar com os cabelos em pé. Foi a táctica que idealizei e tenho plena consciência que foi a melhor para fazer um tempo que não pensava ser possível e para me divertir tanto como diverti. E ser feliz, imensamente feliz.

      Cada um é diferente de todos e o que funciona com alguém pode ser o pior para outros. Esta não é a minha maneira de correr mas sem estar preparado e fragilizado, foi a única maneira de ser bem sucedido. Quando eu falava em ser inteligente e corrida de sobrevivência, era isto que idealizava ao contrário do que as palavras sugeriam. Não quis contar a ninguém, absolutamente a ninguém pois sabia que iam cair em cima de mim e eu necessitava de não ser pressionado para fazer a minha táctica perfeita.

      E essa "loucura" foi a mais inteligente que já fiz e que tornou na prova mais divertida e feliz que realizei.

      Quanto à tua "eterna" luta perdida das ultras, não é barreira psicológica. Tudo tem que ser por paixão e a minha paixão é esta, é esta a minha atracção e as coisas que não nos atraem não podem ser forçadas. Quantas vezes vemos algo extremamente belo mas que não nos toca "daquela maneira"?

      Um grande abraço e bom trabalho de reconstrução! :)

      ps - Em cada passagem de controlo, havia câmaras. Fazia questão de passar em cada com o polegar para cima para na eventualidade de estares a ver aquele momento sossegar-te vendo que eu estava bem e tudo controlado.

      Excluir
  5. Desafio superado, João. Parabéns. Fica por saber se foste tu que conquistaste Sevilha ou se foi Sevilha que te conquistou. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Espectacular!! Muitos parabéns Campeon!!!!

    ResponderExcluir
  7. GRAAAANDE JOÃO!!!! Muitos, muitos parabéns por este grande feito. Eu não tinha dúvidas, que ias conseguir!! O teu discurso depois do problema pulmonar que tiveste, mudou para muito melhor...aquele João, muitas vezes "pessimista" passou a um João super confiante e motivado....fiquei mesmo muito feliz por teres concluído a tua segunda Maratona. E na 3ª tb lá vou estar contigo!!!
    Grande abraço Campéon....agora é gozar o "estrelato" e recuperar bem.

    P.S. Até me vieram as lágrimas aos olho a ver a tua chegada...a sério....sou um sentimental :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos... ainda não me digas frases como a do teu ps pois isto ainda anda demasiado emotivo :)))

      Um grande abraço e obrigado por teres acreditado tanto em mim!!!

      Excluir
  8. Olá João! Passei por si ao quilómetro vinte e tal e disse-lhe "Força João! Não desista"! Respondeu-me que estava tudo controlado.
    Sabia das dificuldades que teve em preparar esta prova porque costumo vir cá espiolhar o seu blog. Fiquei contente por me ter cruzado consigo e ainda mais por saber que concluiu a prova com sucesso. Parabéns!!
    Para mim, foi uma óptima estreia na Maratona. Vim de Faro no Algarve. Adorei o ambiente, o percurso, o público fantástico, a dureza (e a beleza da cidade) nos últimos quilómetros... Cortar a meta de uma Maratona é algo mágico, sem dúvida! Fi-lo, pela primeira vez, com 4h37m. Não quero esperar muito para voltar repetir a experiência.
    Um abraço e votos de uma boa recuperação!
    Daniel Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos parabéns pela estreia com um grande tempo.
      Pois é... cortar a meta numa Maratona é algo que só sentido, dificilmente explicado :)

      Um abraço e venham mais :)

      Excluir
  9. Também vi na net os tempos de passagem aos 10km e 15km, depois, não apareceram os da meia-maratona, e só voltou a aparecer indicação aos 35km... Só que, depois, não houve mais informação. pelo que fiquei algo 'apreensivo'... até conseguir ver a classificação final, ontem!

    Um forte abraço de Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Olá João,
    Antes de tudo parabéns. Domingo estive atento ao que se passou em Sevilha, fiquei um pouco assustado quando vi que a partir do km 15 não havia mais registos, depois percebi que deve ter havido alguma falha no registo dos tempos e ainda bem.

    Agora é desfrutar desse momento.
    Abraço

    Manuel Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelos vistos, andei (involuntariamente) a assustar as pessoas!

      Muito obrigado pelas palavras, um grande abraço :)

      Excluir
  11. Muitos parabéns Campeão! Nunca duvidámos que seria possivel! Grande abraço e que venha lá esse relato (e a táctica resultou às mil maravilhas :))

    ResponderExcluir
  12. O título não podia ser outro! Foi com grande alegria que recebi a noticia do teu término... aliás, nunca eu duvidei de tal feito. Sabia que irias cortar aquela meta. Estou muito feliz por ti! Tu mereceste! Beijinhos e boa recuperação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabias como eu sei que vais ser muito feliz dia 16! :)

      Beijinhos e obrigado por tudo :)

      Excluir
  13. Muitos parabéns campeão. Que venha a proxima
    Abraço Marco Lopes

    ResponderExcluir
  14. No domingo, depois da Serra da Estrela, assim que cheguei a casa, liguei o computador e entrei no site da prova. Procurei quatro nomes. Um deles João Lima. Estava lá! Onde tinha de estar: na lista de finishers!
    UM ORGULHO!

    ...Para já fico-me por aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ficas-te muito bem :)

      Muito obrigado pelas palavras, Anabela

      Beijinhos

      Excluir
  15. Muitos parabéns João! Uma marca soberba. Quando anteontem fui ver à noite os parciais e ainda não via o teu tempo final fiquei logo coma sensação que tinhas feito um tempo canhão. Um Ritmo de 06min km logo ao abrir só se consegue com coragem. Embora seja adepto da estratégia que o Jorge Branco partilhou, admiro esta opção kamikaze. :D


    Abraço e boa recuperação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bluesboy!

      Não costumo utilizar esta táctica mas teve que ser, era a minha hipótese após analisar todos os cenários.Tinha era que cumprir tudo à risca como irás ler no relato.

      Um abraço :)

      Excluir
  16. Muitos parabéns Campeón, muito bom tempo, Sevilha é mágica...
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderExcluir
  17. Fico bastante contente João. Muitos Parabens Campeão.

    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Divertiste-te e foste Feliz! Que sorte alguém poder dizer isso após ter completado uma Maratona!
    Quanto à táctica, sou claramente um adepto da corrida por impulsos. Claro que para uma Maratona o impulso é pequenino ... ou melhor, é um "Kamikaze" anão ...
    Somos humanos e no nosso nível é difícil respeitar tácticas muito rígidas. É mais o coração que comanda.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui, teve mesmo que ser assim.
      Muito obrigado, Alexandre

      Um abraço

      Excluir
  19. Então esse relato sai ou não sai???? Tou aqui à horas à espera....é que tenho aqui montes de trabalho para fazer, e não tenho o dia todo...anda mas é daí!!! :D

    ResponderExcluir
  20. Não há palavras suficientes para descrever a alegria que foi esta maratona para todos. E a alegria e orgulho que senti quando soube que tinhas completado de maneira tão feliz a tua segunda maratona.
    Não há mesmo palavras para descrever tamanha felicidade.
    Eu bem disse que íamos ser felizes em Sevilha. E fomos! Tão felizes!
    Mais uma vez PARABÉNS!!!!! És um orgulho!
    Beijinhos e venha a próxima! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o orgulho que tu és? :)

      Foi demais, Isa, foi mais que o sonhado! :)))

      Beijinhos e venha a próxima!!!!

      Excluir
    2. Cá está o que só se sente quem passa por elas....o atletismo é um desporto individual, mas que é muito, mas muito melhor se feito com amigos. Ficar tão ou mais feliz pelos amigos de aventura, é esse o espirito e sinto isso nas vossas palavras!!! O que vocês 4 ao km experienciaram nesta ida a Sevilha é o que eu tenho vivido com os meus amigos de aventuras do CAL por essas estradas e trilhos fora.
      Muitos parabéns tb por isso para todos os 4 ao Km e continuem assim!!!
      Abreijos

      Excluir
  21. Olá João,

    Sabes que não sou uma mulher que expresse muito as emoções, faz parte do meu mau feitio...

    Mas foi muito difícil esconder a alegria que senti, quando te vi chegar...

    Muito mais do que eu, muito mais do que qualquer outra coisa... foi um prazer e um orgulho enorme ver-te correr com convicção e alegria, ver-te chegar com emoção...
    Estes momentos vão ficar gravados no meu coração para todo o sempre!
    PARABÉNS! Merecias muito esta vitória :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tu mostraste que fibras és e que capacidades tens. Excedes todo o muito que esperava de ti :)))

      Muitos beijinhos, grande MARATONISTA :)))

      Excluir
  22. Mais uma vez muitos paragens.Tal como eu previa tudo superou a dor da ultima desistência em Lisboa.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado caro amigo por todo o apoio!

      Um grande abraço

      Excluir
  23. A sorte sorri aos audazes:).
    Parabéns.
    PS: ainda não consegui ver o video, mas tambem estou no Metro e home de barba rija não...transpira dos olhos;).
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      (essa do Metro está muito boa!)

      Um grande abraço :)

      Excluir
  24. Parabéns João! Não tinha qualquer dúvida neste sucesso. :)

    ResponderExcluir
  25. Parabéns!
    Eu bem te disse que ias conseguir!

    Venha a próxima!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns! São atrasados porque estive fora do país sem acesso à internet. Eu acreditava na conclusão dessa prova! Uma abraço

    ResponderExcluir