terça-feira, 23 de abril de 2013

Já é conhecido o percurso da Rock'n'Roll Maratona de Lisboa


Como se sabe, a Maratona de Lisboa foi vendida à Rock'n'Roll Marathon Series, gerida pela Competitor, e que decidiu englobar no mesmo dia (6 de Outubro) a nova Maratona, com início em Cascais e a Meia-Maratona da Ponte Vasco da Gama, ambas terminando no Parque das Nações.

Sabendo-se que entre Cascais e o Parque das Nações distam 35 kms, havia a curiosidade de se saber onde seriam colocados os 7 quilómetros em falta pata totalizar os míticos 42.195 metros.

O percurso foi finalmente desvendado no site do evento e cujo mapa pode ser visto na fotografia em cima (clicar na foto para aumentar)

Passo a transcrever o texto da descrição do trajecto
"Muito provavelmente o percurso mais deslumbrante do mundo: A maratona começa na bela cidade de Cascais, na famosa Baía de Cascais, segue no sentido este pela estrada Marginal, sempre paralela ao Oceano Atlântico até chegar à cidade de Oeiras, percorrendo o seu jardim, passando pelo Palácio do Marquês de Pombal, voltando à estrada Marginal, e agora às margens do Rio Tejo. Ao chegar a Lisboa, entra pela Praça do Comércio, seguindo pela Baixa até ao Rossio, passando em frente ao Teatro Nacional D. Maria, regressando à zona ribeirinha, passando a Estação de Santa Apolónia, para se juntar ao percurso da Meia Maratona que segue em frente até chegar à meta situada no Parque das Nações"

Aproveito desde já para desejar uma óptima preparação a todos os atletas que irão participar nesta que promete ser uma bela Maratona.

17 comentários:

  1. Conto fazer a Meia da Ponte Vasco da Gama! :)

    ResponderExcluir
  2. Depois de fazer parte do percurso nos 20Km de Cascais este domingo admito que pelo menos a parte da Marginal é bastante bonita e agradável de se fazer, mas de Algés para a frente vai ser aborrecido.

    A juntar a isso acho que pode haver um problema chato com o tempo: Pode estar um dia assim pro quente em Outubro, e se os atletas tiverem o azar de apanhar vento de frente, não há grandes mudanças no sentido da prova ou seja será a prova toda.

    A outra coisa que verifiquei este fim de semana é que apesar do percurso ser realmente bonito, o público é nulo.

    De qualquer forma é a Maratona da minha cidade e gostava de a experimentar, mas só a partir do próximo ano.

    Abraço
    João Cravo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João

      O tempo é sempre algo de imprevisível. Recordo-me que nesse mesmo fim-de-semana no ano passado fui à Meia de Ovar e estava uma brasa mas duas semanas antes fiz a do Destak e estava para o fresco. O vento também. Até pode estar nulo ou inclusive a ajudar.
      O público irá ser pouco mas talvez uns quantos estrangeiros, mas haverá animação musical de x em x kms. A parte de Algés ao Parque das Nações (com excepção da passagem por Lisboa) é que será mesmo chata.
      Mas tudo resumido, deve valer bem a pena aos (esperemos) milhares que se aventurem.

      Que em 2014 te estreies com sucesso. Força!!!

      Um abraço

      Excluir
  3. O percurso realmente é qualquer coisa de fantástico. Deve haver poucas meias / maratonas no mundo com um percurso assim. Oxalá esteja em condições de ir fazer a meia maratona nesse dia, ainda por cima no dia dos meus anos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será uma rica prenda de anos! :)

      Um abraço

      Excluir
    2. Eu j´´a fiz a meia maratona e acho uma seca...dos piores percursos que ja fiz! os primeiros 5 kms (ponte Vasco da Gama ate ao Centro comercial muito giro) mas depois desde os 6 aos 17 so se ve a linha ferrea ou edificios abandonados e s´´o voltas a ter aplausos aos 11 kms quando das a volta em Santa Apolonia! depois dos 17 ate ao final volta a ser giro... A Maratona parece ser muito boa mesmo se calhar dos melhores percursos do Mundo!!! acho acho que a parte mais aborrecida mesmo vai ser desde Santa apolonia ate ao centro comercial..

      Excluir
  4. Concordo com o João Cravo, vão ser 20 kms muito bonitos e 20 kms bastante monotonos e desmotivantes. Vai ser um bom teste à capacidade não só fisica, mas também psicologica.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Vou à Meia quase de certeza. Apenas fiz a Mini Maratona a atravessar a Ponte Vasco da Gama. Só espero não estar muito calor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sílvio

      Se estiver calor, nada como aplicar os truques que escreveste no blogue da Isa :)
      Apenas uma dúvida. Porque referes os riscos brancos da estrada?

      Um abraço

      Excluir
    2. Essa dica aprendi com o Dean Karnazes, e serve para os pés não aquecerem tanto, visto que o branco reflecte mais o calor do que uma cor escura que absorve mais o calor. :)

      Excluir
    3. Curioso!

      Obrigado pelo esclarecimento

      Um abraço

      Excluir
    4. Disseram-me que nâo fazem o alto da boa viagem.
      Antes da subida viram para o passeio marítimo e na Cruz Quebrada voltam à chamada marginal.
      Bons treinos.

      Excluir
    5. No mapa não é visível se há ou não esse desvio. Vamos aguardar

      Excluir
  6. O percurso pode ser lindo (e é lindo) mas continuo a bater-me pela minha dama: uma verdadeira maratona em Lisboa que explora o que a cidade tem de melhor e mais típico: os seus bairros, os seus miradoiros as suas colinas!
    Sei que um dia essa prova vai existir pois já sonhei outras provas que demoraram longos anos para acontecerem mas aconteceram!

    ResponderExcluir