domingo, 28 de abril de 2013

Grande estreia da Meia de Almada com percurso fantástico!


A primeira edição desta Meia-Maratona de Almada superou toda e qualquer expectativa, desde a organização impecável ao fantástico percurso que projectaram.

E muito ouvi sobre este percurso nos dias anteriores. Que era muito duro, que tinha partes não interessantes, etc.
E o que constatei? Interessante de início ao fim, passando pelos locais mais emblemáticas, selectivo e com o tipo de ondulação que gosto numa prova. É destes que aprecio imenso e não é por acaso que alcancei o melhor resultado em Meia desde Novembro de 2011 (17 meses), mas isso já lá vamos.


O que se poderá melhorar em futuras edições? Todos os quilómetros terem placas e a partida ser dada meia-hora mais cedo pois se estivesse calor fazia a diferença. Ou seja, meras questões de pormenor. De resto, é usufruir daqueles fantásticos 21 kms à nossa disposição.

A resposta dos atletas foi a melhor pois as inscrições esgotaram uns quantos dias antes. No final, 824 atletas classificados na Meia-Maratona, 837 na Mini-Maratona de 9.500 metros, a que se juntam um número não contabilizado de caminhantes.
Dos 824 classificados na Meia, tivemos 97 atletas femininas (11,8%) e na Mini, entre 837 registaram-se 358, o que proporciona a excelente média de 42,8 %!

Os dois primeiros à geral na Meia

O primeiro vencedor desta Meia foi o atleta olímpico por Cabo Verde, Nélson Cruz do Praia Salema que marcou 1.09.35 e um avanço de 2.22 sobre o seu colega de equipa e treinador, Pedro Pessoa. Completou o pódio Filipe Januário do CCD das Autarquias de Almada a 5 segundos de Pedro Pessoa.

No sector feminino, Amélia Costa do Alto do Moinho venceu em 1.28.17, seguida pela vencedora sénior, Alexandra Alves da Açoreana Banif (1.32.31)

Na Mini de 9.500 metros, triunfaram António Silva do CCD das Autarquias de Almada (38.21) e Inês Marques, a correr como individual, com 41.09


A minha corrida foi até perto dos 9 em formação cerrada 4 ao Km, com a Isa, Lúcia e Eberhard, acompanhados pela Lígia, Lígia que se adiantou um pouco e de seguida fiquei eu e a Isa. Íamos a ritmo confortável mas a seguir aos 11 kms deu-se o tal fenómeno de segundo fôlego à Isa em que de repente solta a passada e dispara. Por duas vezes que fiz um sprintzinho para me colar mas em ambas fiquei quase de imediato para trás e percebi que não estava com velocidade para a acompanhar, e isto apesar de ter melhorado bem a média. Fiquei então isolado e fui assim até à meta, chegando em 2.07.38 de tempo real, melhor Meia dos últimos 17 meses e o meu 9º melhor tempo em 27 Meias concluídas (ver tabela) o que me levou a cortar a meta muito satisfeito. A primeira metade realizei-a em 1.04.54 e a 2ª em 1.02.44 
Já a Isa tinha cortado a meta há mais de 5 minutos (fez uma 2ª metade em 57.22!), tirando 4 minutos ao seu record, tal como a Lúcia chegaria 3 minutos depois de mim, tirando 6 minutos ao seu anterior melhor. E ainda, o Eberhard marcou 2.14, uma das suas melhores Meias dos últimos tempos, o que fez que toda a equipa estivesse muito satisfeita.

Senti-me sempre bem e em prazer. Venha agora, daqui a 3 dias, a clássica Corrida do 1ª de Maio (15 kms)




26 comentários:

  1. Excelente prova! O tempo fresco e o percurso variado também me agradaram muito.

    Para o ano, estou lá de certeza :)

    Abraço e boa recuperação para o 1º de Maio.

    ResponderExcluir
  2. Ui que as 2h estão aí... ;)
    Parabéns João, extensível ao resto da equipa.
    Vêmo-nos 4ª feira.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma prova espectacular! Tal como dizes, com um percurso super variado e com um sobe e desce muito agradável e desafiante. Eu adorei!
    Parabéns pela tua prova!
    E parabéns a toda a equipa "4 ao km". Estamos todos de parabéns :)
    Beijinhos e vêmo-nos quarta-feira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma corrida muito boa para todos :)

      Beijinhos, grande atleta :)

      Excluir
  4. Grande equipe, grande prova, grande João Lima.
    (A única coisa negativa é que cada vez me sinto mais reformado mas isso é outra historia que não tem nada a ver com isto!)

    ResponderExcluir
  5. João, parabéns pela boa prova.
    Foi realmente uma prova muito boa, percurso muito variado em paisagem e grau de dificuldade. Gostei muito.
    Mais uma prova para o calendário.

    Abraço e até 4ª feira.

    ResponderExcluir
  6. Muitos parabéns João (extensível aos restantes elementos dos 4 ao km). Excelente tempo. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Pelos comentários que tenho lido, todos gostaram bastante do percurso, é bom variar das rectas à beira-rio. E os ares de Almada fizeram bem! :) Parabéns a todos!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá João.

    Foi um prazer enorme fazer uma bela Meia Maratona na minha terra :)
    Literalmente na minha terra, pois nasci a escassos 2 kms da nossa linha de partida :)

    Afinal a nossa margem sul não é nenhum deserto e prova disso foi a belíssima prova de ontem :)

    Adorei todos os locais por onde passámos, desde o Alfeite ao Parque da Paz (que tanto adoro) , ao Almada Forum e à nossa Universidade :)

    Confesso que sonhei quando vi o balão das 2H. e fui atrás do sonho... mas depois desesperei ao 9º Km, quando vi aquelas subidas enormes... e foram essas subidas que me fizeram ficar a uns escassos segundos das 2H.

    Mas de uma forma geral.... Que venha a próxima :))

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por deserto... havia alguém que devia ir a correr à frente de todos para tirar essas ideias de deserto da cabeça :)

      Para uma almadense como tu, deve ter sido um enorme orgulho uma prova assim

      Beijinhos

      Excluir
  9. O que mais aprecio neste tipo de relato é a energia e satisfação que são transmitidas ao longo da prova. Já para não falar nos sorrisos depois da meta, esses são para mim o verdadeiro testemunho de uma excelente prova!

    Muitos parabéns a todos e até 4ª feira. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando há tantos sorrisos no final, só pode ter sido uma prova fantástica :)

      Beijinhos e até 4ª

      Excluir
  10. Grande pedalada: Cascais, Liberdade, Almada... 4ª feira na 1º de Maio.
    Haja pernas!

    ResponderExcluir
  11. Excelente João, parabéns para ti e para o resto da equipa. Nada como uma bela manhã de atletismo, numa bela prova, com uma bela equipa e ainda por cima com resulados positivos.
    Bem, vocês aí por baixo não param - amanhã já é a próxima - boa sorte!!! É como eu que digo, não tarda nada vem aí a prova 500 :D
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, parabéns pela duríssima prova de ontem. Estou a aguardar o relato

      Obrigado pelas palavras. Já que corro pouco (em velocidade), corro muito (em corridas) :)

      Um abraço

      Excluir