domingo, 7 de abril de 2013

Corrida dos Sinos - Uma prova referência



Falar da Corrida dos Sinos é falar não só sobre o seu longo historial de 31 edições mas de todo o carinho que os atletas de pelotão nutrem por esta prova que não deixa ninguém indiferente.

Num cenário típico da região, com uma organização de atletas para atletas, um percurso que dá luta e um ambiente extraordinário, esta corrida é daquelas que no meu calendário está sempre com o carimbo de obrigatória.


Estão de parabéns os Amigos Atletismo Mafra por continuarem a proporcionar-nos excelentes manhãs como a de hoje, onde o tempo também quis colaborar.

Cortarem a meta 1.336 atletas, mais 47 que no ano passado tornando esta na melhor participação das últimas 13 edições. Atletas femininas foram 152 (11,4%)


Grande luta pela vitória masculina com os dois primeiros a cortarem a meta separados por 6 décimos de segundo e com o tempo de 46.50, com Hermano Ferreira da Conforlimpa a bater Ricardo Mateus do Sporting. Também do Sporting o 3º classificado, Carlos Silva, que terminou a 15 segundos, só tendo perdido o contacto com os dois primeiros na parte final da prova.


No sector feminino, Elisabete Lopes do Núcleo Atletismo das Taipas venceu em 55.16 com Margarida Dionísio da Garmin/Olímpico Oeiras na 2ª posição (57.47) e Vanessa Pereira da Charity Multisport a completar o pódio em 59.29

Colectivamente, em masculinos o pódio foi preenchido pelo Reboleira, Amigos Atletismo Mafra e Bocal, sendo no feminino por Núcleo Atletismo Taipas, Amigos Atletismo Mafra e Açoreana Banif.


Quanto a este vosso escriba, esta prova é daquelas a que me adapto bem, apesar de não ser fácil. Aliás, os meus 2º e 3º melhores tempos de sempre em 15 quilómetros foram alcançados neste percurso. O record vem de 2007 da Corrida pela Saúde do Hospital Amadora-Sintra com 1.20.20, aqui em Mafra realizei 1.20.22 em 2011 (2 segundinhos...) e 1.20.51 em 2007.

Claro que esses tempos já não são mais alcançáveis, agora que comecei a sentir o avançar da idade, mas fiquei muito feliz com o inesperado tempo de hoje. O melhor no ano era de 1.29.16 na Corrida das Lezírias, marca que poderia bater hoje e estava a apontar para 1.27, resultado que me deixaria feliz. Pois marquei 1.24.57 fruto duma prova feita com muita cabeça e coração. 


Logo à partida perdi a Sandra, Nuno e Catita mas na passagem pelo quartel (segundo quilómetro) avistei-os e alcancei-os. Cerca dos 5 kms, na descida, adiantaram-se um pouco e tive noção que o procurar acompanhá-los iria pôr em risco o final, daí ter mantido a velocidade adequada, poupando-me para o bom esforço da subida de 3 kms. 

Desde essa altura que o tempo apontava para 1.25 mas a entrar no estádio acreditei que ainda poderia baixar do 1.25, ou pelo menos lutar por isso, sprintei bem e cortei a meta com os citados 1.24.57

Foi o culminar de mais uma excelente manhã atlética e mais uma vez com a excelente companhia na viagem do casal Sequeira e desta vez também da Margarida Dionísio, grande atleta em talento e em simpatia e que se classificou em 2º na geral, vencendo o escalão sénior.

Na próxima semana não participo em nenhuma prova para depois se seguirem 4 em 10 dias, totalizando 52 kms. Dia 21 o 3º percurso da Estafeta Cascais-Lisboa (5.000), 4 dias depois a Corrida da Liberdade (11.000), 3 dias após a Meia-Maratona de Almada (21.097) e mais 3 dias depois a Corrida do 1º de Maio (15.000).





E já tenho 6 Sinos!

25 comentários:

  1. Mais uma bela manhã, com o São Pedro a dizer presente.
    Obrigado pelo relato e pela conquista do 6º :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Campeão!!!
    E agora venham as próximas. ;)

    ResponderExcluir
  3. Boa marca atingida! Epa o troféu é bonito! Para o ano vou tentar ir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta prova vale mesmo a pena e não é apenas pelo sino

      Um abraço

      Excluir
  4. Mais uma, João. Parabéns. E deixa-te de pensar que "...e tal, começo a sentir o peso da idade". Que conversa é essa, pá?!? Está bem que se corra sòmente pelo prazer, mas consegues bem, se assim o quiseres, fazer 1,20 (ou menos). Mais uns anos bons, tenho eu e divirto-me a fazer abaixo de 1,15.E sabes que corro na desportiva. Vai uma apostinha?!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita Fernando, já não consigo chegar em velocidade ao que chegava. Sinto-me naquela fase de carreira em que os atletas começam a perder alguma velocidade e ganham em resistência

      Um abraço, Fernando

      Excluir
  5. Já vais a caminho de fazer um carrilhão mas falta-te um cinzeiro (quem não sabe deve pensar que estou louco. Na verdade nunca fui normal).
    No próximo fim de semana o Torpedo Amarelo não participa em nenhuma prova??!!
    Isso dá um notícia de primeira pagina!
    Quantos fins de semana estiveste sem fazer uma prova o ano passado?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Fica uma colecção bonita de sinos!
    Em relação à prova, tiveste em ti a garra de um sprint final para ficares abaixo da 1h25! Por isso nunca se sabe o que as tuas pernas ainda terão reservado.. ;) Mas o importante é o coração estar sempre feliz nas provas.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é que é importante, Rute, a felicidade que as corridas nos oferecem

      Beijinhos e uma boa semana para ti

      Excluir
  7. Parabéns João. Excelente resultado. E que bela coleção de sinos que já tens. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Muitos parabéns!!!
    Um excelente tempo! Nunca digas nunca, pois nunca se sabe. Quando menos se espera... Vê só as expectativas que tinhas para esta prova e como as superaste!

    Para o ano quero ver se não falto a esta prova.

    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faltes que esta prova bem merece a nossa presença.
      E vais começar a tua colecção de Sinos :)

      Beijinhos

      Excluir
  9. João, parabéns pela boa prova.
    Também foi o meu sexto sino, espero não ficar por aqui.
    Esta é das obrigatórias.

    Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vamos ter o nosso carrilhão! :)

      Um abraço Vítor

      Excluir
  10. Foi a primeira vez que fiz esta prova, e adorei a experiência! Excelente percurso, ambiente, e organização.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Viva João,
    pela 1ª vez participei nesta prova e gostei.
    Aquele empeno depois do retorno tinha 3 km a subir?

    mais importante que os tempos que fazemos é o quanto nos divertimos e o prazer que obtemos nas nossas participações.
    (Não encontro fotos da prova. podes dar-me uma ajuda?)

    abraço e até dia 21.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, 3 kms (entre 8,5 e 11,5)

      Não te vi!

      Fotografias da prova tens as da Mafalda, clicando no link que está no artigo

      Um abraço e até dia 21 (fazes estafeta ou 20 kms? se for estafeta, qual o percurso? O meu é o 3º)

      Excluir
    2. Também não te vi amigo.
      Mas dou-te os parabéns pelo tempo que fizeste, sendo que aquela prova não é nada fácil e aquelas descidas enganam muito ;)

      Na subida então, estava a ver que tinha de apanhar boleia do Zé cabra (aquele que cantava e tocava na carrinha de caixa aberta)

      dia 21 vou fazer os 20 km.

      Excluir